Qual freio da moto usar primeiro?

Perguntado por: edamasio . Última atualização: 20 de maio de 2023
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Na hora de parar a moto ou reduzir sua velocidade, o freio traseiro deve ser acionado primeiro — travar as rodas dianteiras pode causar acidentes. Mas, ao contrário do que muitas pessoas fazem, ambos os freios são importantes para uma frenagem correta.

Não use o freio dianteiro quando a moto estiver inclinada
O pneu de qualquer motocicleta tem uma aderência limitada. Exceder esse limite fará com que ele derrape. Se isso acontecer com a roda dianteira em uma curva, você vai perder a frente da moto com muita facilidade.

Como funciona o freio da moto
Os dois sistemas de frenagem são o da manete direita, que aciona o freio dianteiro, e o do pedal do lado direito, que aciona o traseiro. A exceção a esse caso são as scooters que têm os dois freios acionados por manetes localizados nos guidões.

Mantenha a motocicleta totalmente na vertical e apontada em linha reta para “superar a crise” e libere o freio traseiro gradualmente para recuperar a tração. Por outro lado, se a roda dianteira travar, solte o freio imediatamente e acione-o novamente. Uma roda dianteira travada pode provocar uma queda rapidamente.

Mantenha a motocicleta totalmente na vertical e apontada em linha reta para “superar a crise” e libere o freio traseiro gradualmente para recuperar a tração. Por outro lado, se a roda dianteira travar, solte o freio imediatamente e acione-o novamente. Uma roda dianteira travada pode provocar uma queda rapidamente.

Ao pisar na embreagem, o motor funciona completamente desengrenado, mesmo se uma marcha estiver engatada, o que pode dificultar o controle do veículo e colocá-lo em uma situação de risco. O correto é primeiro pisar no freio e depois na embreagem, quando a velocidade já estiver menor.

Para parar o veículo sem interromper o funcionamento do motor, o certo é pisar primeiro no freio e depois na embreagem. Quando você pisa no freio, o carro ainda anda alguns metros. O motor vai desacelerando e aí você pisa na embreagem para engatar a primeira marcha.

Frenagem de emergência: o que fazer na hora? Como vimos, sem o sistema ABS é totalmente contraindicado “pisar com tudo” no freio. Isso porque os freios comuns demoram mais para agir e geram os efeitos indesejáveis do travamento das rodas. E da consequente perda de controle da direção do carro.

5ª dica: em descidas fortes e/ou prolongadas, alterne o uso do freio traseiro ao freio-motor. O objetivo é evitar o superaquecimento do freio, o que ocasiona perda de eficiência. Outro recurso de pilotagem que no fora de estrada ganha ainda mais importância é usar o freio traseiro como auxiliar para “fechar as curvas”.

Você pode usar também o 'freio motor' para reduzir a velocidade da moto sem usar os freios. Acione a embreagem e reduza as marchas. Ao solar a embreagem, o motor vai girar e a moto vai perder velocidade. Mas tenha cuidado: não reduza mais de uma marcha por vez.

Esse problema pode ser causado tanto por um volume baixo quanto excessivo de óleo no motor. No caso da operação do motor com volume de óleo abaixo do recomendado, é possível que as partes móveis não estejam sendo lubrificadas de forma eficiente. Isso dificulta sua movimentação e torna o desempenho do motor mais baixo.

O atrito entre as lonas de freio e o tambor, ou entre as pastilhas e o disco, é responsável por parar a moto, transformando a energia cinética do movimento em energia térmica. Isso faz com que a temperatura das peças em contato aumente em curto espaço de tempo, de forma a aquecer as outras partes do sistema.

O freio dianteiro é responsável por parar a mountain bike e o freio traseiro por reduzir a velocidade, mas também corrigir linhas. Na verdade, o freio dianteiro é muito usado e você deve aprender a usá-lo com muito tato para evitar saídas na frente e igualmente quedas.

Diante de curvas
O ato de frear também demanda tração do pneu, assim como mudar a direção da moto. Por isso, não é recomendado frear nas curvas, pois a moto pode perder o equilíbrio. Assim, se possível, endireite a motocicleta antes de frear numa curva, evitando cair da moto e também bater nos carros ao redor.

Conforme estabelece o artigo 48 do Código de Trânsito Brasileiro, o estacionamento dos veículos motorizados de duas rodas pode ser feito em posição perpendicular à guia da calçada (meio-fio) e junto a ela, salvo quando houver sinalização que determine outra condição.

Comece reduzindo a aceleração e puxando a embreagem até o final. Ao mesmo tempo, mova o seletor para a primeira marcha empurrando-o para baixo. Em seguida, torça o acelerador devagar enquanto libera a embreagem aos poucos, até que a moto comece a andar lentamente.

Se a sua moto estiver passando por uma derrapagem leve, então a maneira certa de como frear a moto na chuva é não acionar os freios e nem soltar o acelerador: basta aliviar o acelerador até que recupere o controle. Já se a derrapagem for intensa, então solte o acelerador, mas, novamente, não aperte o freio.

Como frear o carro: 5 dicas para praticar uma direção segura

  1. Mantenha as manutenções preventivas em dia. ...
  2. Sempre mantenha uma distância razoável do veículo à frente. ...
  3. Preste atenção às curvas. ...
  4. Sempre esteja atento aos limites de velocidade. ...
  5. Veja se o seu veículo tem sistema ABS ou não.

Da esquerda para a direita, a ordem dos pedais é: embreagem, freio e acelerador.

Para muitos motoristas, dirigir com o pé na embreagem é mais confortável e facilita na hora de reagir, mas os especialistas garantem que essa prática prejudica muito o carro. Manter o pedal da embreagem pressionado gera um desgaste prematuro no platô, disco e rolamento.