Qual frase é o marco da independência?

Perguntado por: erebelo . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

Foi na tarde de 7 de setembro de 1822, às margens do riacho do Ipiranga, voltando de Santos que Dom Pedro exclamou a famosa frase: “Independência ou Morte! “.

Em janeiro de 1822, um documento com mais de 8 mil assinaturas foi entregue a D. Pedro exigindo sua permanência no Brasil. Nesse contexto, o príncipe regente disse as palavras que entraram para a história do país: “Como é para bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto; diga ao povo que fico.”

Pedro I montado num cavalo, segurando uma espada e gritando "Independência ou morte!" às margens do Ipiranga, em meio a uma enorme comitiva, é conhecida pela maioria dos brasileiros que estudam a história do país.

“Brasileiros! A nossa divisa de hoje em diante será Independência ou Morte! E as nossas cores, verde e amarelo, em substituição às das cortes”. Seja como for, foi forte o suficiente para romper os vínculos da colônia com a antiga metrópole e significou um novo capítulo na história da terra imensa, chamada Brasil.

Assim, no dia 7 de setembro de 1822, há exatamente 201 anos, Dom Pedro I gritou às margens do rio Ipiranga “independência ou morte”. E foi a partir da famosa frase que a independência do país foi declarada, transformando-se em uma monarquia com a coroação de D. Pedro I.

Pedro Américo

A Independência do Brasil foi proclamada por Dom Pedro no dia 7 de setembro de 1822, pondo fim ao domínio português e inaugurando a autonomia política do país.

9 de janeiro de 1822 - Dia do Fico
A expressão se deve a uma célebre frase de dom Pedro, então príncipe-regente do Brasil, que era na época um Reino Unido a Portugal e Algarves: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico".

No dia 7 de setembro de 1822, D. Pedro 1º proclamou o grito de independência às margens do rio Ipiranga e o Brasil se consolidou como uma nação independente. Desde 1946, por lei federal, a data é feriado nacional.

“Como é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto. Diga ao povo que fico”. — Frase atribuída pelos jornais da época à Dom Pedro I sobre o Dia do Fico em 1822. Com essa decisão, o Brasil estava um passo mais perto de ficar emancipado de Portugal.

A independência do Brasil aconteceu na medida em que a elite brasileira percebeu que o desejo dos portugueses era restabelecer os laços coloniais. Quando a relação ficou insustentável, o separatismo surgiu como opção política, e o príncipe regente acabou sendo convencido a seguir esse caminho.

Entre os fatores que causaram a Independência do Brasil podemos destacar a crise do sistema colonial, as ideias iluministas e as independências ocorridas na América Inglesa e na América Espanhola. Além disso, a própria elite agrária brasileira se beneficiaria de uma separação entre Portugal e Brasil.

O Dia do Fico aconteceu em 9 de janeiro de 1822 e significou a permanência de Dom Pedro I no Brasil, descumprindo as ordens da Coroa portuguesa para que voltasse para a Europa imediatamente. As elites apoiaram a decisão do príncipe regente.

A imagem deste momento está retratada no quadro de Pedro Américo, finalizado em 1888 a pedido de D. Pedro 2º, filho de D. Pedro 1º. Na pintura, que está em exposição no Museu do Ipiranga, aparece o primeiro imperador brasileiro sobre um cavalo, de espada erguida, ao lado de dezenas de homens.

A Independência do Brasil foi declarada em 7 de setembro de 1822, às margens do Rio Ipiranga, na atual cidade de São Paulo, quando aconteceu o Grito do Ipiranga. O Brasil transformou-se em uma monarquia governada por d. Pedro I.

O 7 de setembro é uma das datas comemorativas mais importantes do Brasil, justamente por abrigar um dos principais acontecimentos da nossa história: a nossa independência. Foi nesse dia, em 1822, que d. Pedro deu início a nossa trajetória como nação independente.

O Dia da Independência é importante para os brasileiros porque representa a conquista da liberdade e autonomia do país em relação a Portugal. É uma data que simboliza a formação da identidade nacional e o orgulho de ser brasileiro.

Estados Unidos

Os Estados Unidos foram o primeiro país a reconhecer a Independência do Brasil, em 1824. A Doutrina Monroe, criada pelo presidente James Monroe em 1823, muito contribuiu para isso.

“Penso, logo existo” (René Descartes)
Uma das bases do pensamento ocidental e da ciência moderna, a mais famosa pontuação do matemático e filósofo francês René Descartes foi pela primeira vez afirmada em seu livro Discurso sobre o Método, de 1637.