Qual fórmula usar no Excel para controle de estoque?

Perguntado por: rrezende . Última atualização: 5 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

A função média é utilizada para o cálculo dos indicadores Estoque de Segurança, Ponto de ressuprimento e Estoque Máximo. Para o cálculo da média utilizamos a função MÉDIA, que tem como parâmetro apenas a lista de valores de saída. Esta lista de valores foi criada utilizando a função DESLOC e a função CONT.

Podemos iniciar com a fórmula para o estoque final que é bem simples, é o estoque inicial + a quantidade de produto que entrou – a quantidade de produto que saiu. Feito isso, basta arrastar a fórmula para as demais células.

Como controlar entrada e saída do estoque?

  1. Classifique todos os produtos do seu estoque. ...
  2. Faça inventários periodicamente. ...
  3. Fique atento em como as entradas são feitas no sistema. ...
  4. Automatize o controle de estoque. ...
  5. Treine sua equipe. ...
  6. Considere integração com fornecedores.

CMV = EI + C – EF. (Lembrando que EI = Estoque Inicial, C = Compras realizadas dentro do período analisado e EF = Estoque Final) CMV = 10 + 10 – 5. CMV = 15.

Estoque mínimo = consumo médio diário x tempo de reposição.
Vamos a um exemplo: seu produto teve um consumo de 120 unidades em um mês, logo, o consumo médio diário é de 4 unidades (120 unidades/30 dias). Se o tempo para reposição é de 15 dias, seu estoque de segurança é de 60 unidades (15 dias x 4 unidades).

O método de gestão de estoque PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai) é um dos mais praticados e refere-se à saída das mercadorias de acordo com a ordem cronológica. Essa opção ajuda na redução de desperdícios principalmente em segmentos que lidam com produtos perecíveis.

Para calcular o CMV (Custo de Mercadoria Vendida), é necessário aplicar a fórmula CMV = EI + C – EF. Nela, EI é o valor do estoque inicial, C são as compras extras feitas pelo seu negócio e EF é a quantia do estoque final após o período determinado para o cálculo.

Passos da contagem de estoque geral

  1. Definir uma data (com horário) para a contagem.
  2. Conversar com a equipe de compras para comprar apenas o necessário até a contagem.
  3. Adie entregas de fornecedores para depois do dia da contagem.

Use CONT.SE, uma das funções estatísticas, para contar o número de células que atendem a um critério; por exemplo, para contar o número de vezes que uma cidade específica aparece em uma lista de clientes. Na forma mais simples, a função CONT.SE informa: =CONT.SE(Onde você quer procurar?; O que você quer procurar?)

Em uma forma mais simples, a função PROCV descreve: =PROCV(O que você deseja pesquisar, onde você deseja pesquisar, o número da coluna no intervalo que contém o valor a ser retornado, retorna uma correspondência Aproximada ou Exata – indicada como 1/TRUE ou 0/FALSE).

Como fazer Planilha no Excel?

  1. 1 - Vá até o menu iniciar.
  2. 2 - Procure pelo ícone do Microsoft Excel.
  3. 3 - Crie uma nova planilha. Na página inicial, clique em criar pasta de trabalho em branco:
  4. 4 - Criando mais de uma aba no Excel. Para criar planilhas no Excel, basta inserir uma nova aba.

A planilha de controle de estoque é uma ferramenta de gestão usada para registrar e acompanhar todas as entradas e saídas de uma empresa.

Conheça 3 métodos de controle de estoque e como aplicá-los

  • Curva ABC ou Ótimo de Pareto.
  • Custo Médio.
  • Média Ponderada Móvel (MPM) ou Preço Médio Ponderado.

O Quadro Kanban de Estoque serve para supervisionar o estoque, oferecendo também informações claras do produto que está guardado e qual a sua quantidade. Sendo uma ferramenta de gestão visual, seu sistema pode ajudar a melhorar a produtividade em até 50% e reduzir custos em até 60% ao mesmo tempo.

PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai)
Esse é um dos métodos de controle de estoque mais conhecidos. A ideia é simples: no momento de retirar um produto do estoque, prioriza-se o mais antigo. Isso significa que os primeiros itens comprados pela sua empresa são os primeiros itens a serem vendidos para os clientes.

=SOMASES(E:E;D:D;”Saída“)
O Excel somará todos os valores da coluna E (E:E) cuja célula correspondente na coluna D (D:D) contenha o texto “Entrada”. Para as saídas, a operação é a mesma, alterando-se apenas o critério. Já o saldo nada mais é que a soma das entradas menos a soma das saídas (=J2-L2).

Para se calcular Ebitda, basta somar ao resultado líquido da empresa os juros pagos, impostos, depreciações e amortizações do período. Nesse sentido, o Ebitda é encontrado quando se retira do lucro líquido do efeito desses componentes.

Estoque inicial = compras + custo das mercadorias vendidas.

O cmv ideal vai depender do tipo do seu negócio. De qualquer forma, o ideal um giro em torno de 30% a 40%. Abaixo disso já está bom, mas acima se torna um perigo para o negócio.

Melhores ferramentas para gestão de estoque
Gerenciamento Just-in-time – sistema de “estoque zero”; Dropshipping – o fabricante ou atacadista envia o produto diretamente para o cliente final; PEPS – o primeiro produto a entrar será o primeiro produto a sair; UEPS – o último produto a entrar será o primeiro a sair.

Os 4 pilares do Controle de Estoque eficaz

  1. A quantidade certa. Estocar a quantidade certa de mercadoria é muito importante. ...
  2. O preço certo. Obviamente, você sempre quer comprar mercadorias ao preço mais baixo possível, mas isso nem sempre é o melhor a ser feito para seu controle de estoque. ...
  3. No tempo certo.