Qual formiga e perigosa?

Perguntado por: aantunes . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

A formiga bulldog é considerada a mais perigosa do mundo. Apesar do seu tamanho (40 milímetros), o ataque de um grupo delas pode causar muitos problemas para os seres humanos. Vivem nas regiões costeiras da Austrália e na Tasmânia, tem uma cor avermelhada e o seu ferrão está cheio de veneno.

As formigas picam e mordem
Também conhecidas como formigas bulldog, algumas dessas espécies são conhecidas por matar humanos alérgicos com suas picadas extremamente poderosas. As 90 espécies incluídas nesse grupo são endêmicas da Austrália (uma da Nova Caledônia).

Cada espécie tem uma variedade principal de proteínas. Desse modo, a picada de algumas formigas podem causar reações locais, com dor, vermelhidão, queimação e inchaço local. Já outras podem causar reações sistêmicas. Ou seja, coceira, placas no corpo, náuseas, vômitos e queda da pressão arterial.

De imediato veríamos o acúmulo de animais mortos no chão, perdendo-se parte da biodiversidade do planeta. Alem disso, as formigas são responsáveis pela dispersão de sementes, processo chamado de mirmecocoria, que leva as plantas a se estenderem pela natureza, o que é essencial para algumas espécies.

A formiga bulldog é considerada a mais perigosa do mundo. Apesar do seu tamanho (40 milímetros), o ataque de um grupo delas pode causar muitos problemas para os seres humanos. Vivem nas regiões costeiras da Austrália e na Tasmânia, tem uma cor avermelhada e o seu ferrão está cheio de veneno.

Uma formiguinha pode causar doenças, como gripe, tuberculose, verminoses e até lepra, além de intoxicações alimentares, vômito e diarréia.

Seu veneno possui alcaloides e proteínas que podem causar hiperemia na pele, edema, pústulas, urticária, broncoespasmo, choque anafilático e até morte.

FORMIGA CABEÇUDA
As formigas cabeçudas possuem coloração de marrom claro ao escuro e fazem grandes trilhas de seu ninho até a fonte de alimentos. Suas colônias podem estar localizadas em frestas no solo, calçadas, paredes, azulejos e equipamentos eletrônicos. Elas não mordem, mas podem ser portadores de vermes.

Descrição. As Formigas-fantasma são trabalhadoras e extremamente pequenas, de 1,3 a 1,5 mm de comprimento, e monomórficas (um único tamanho). Elas têm antenas com 12 segmentos com os segmentos espessando gradualmente para a ponta. Os escapos antenais ultrapassam a fronteira occipital.

Lave completamente a área ao redor da mordida e aplique gelo para acalmar a pele (repita este processo tantas vezes quanto for necessário). Se você notar qualquer outro sintoma, não hesite em procurar ajuda especializada.

É raro, mas alguns pacientes são alérgicos à picada da formiga. Nessas situações, deve-se buscar atendimento médico urgente para frear a evolução do problema. Os primeiros sinais de reação alérgica sempre são na pele: vermelhidão, coceira, inchaço e sensação de queimação que se espalham para além da região da picada.

náuseas ou vômito; suor excessivo; agitação; tremores; salivação; aumento dos batimentos cardíacos e da pressão arterial. Nestes casos, procurar atendimento hospitalar o mais rápido possível, mantendo o paciente em repouso, para avaliação da necessidade de aplicação de soro anti-escorpiônico.

formiga-cabo-verde

A formiga-cabo-verde é muito conhecida por seu tamanho gigante e sua picada severa. A dor causada por essa espécie é descrita por Schmidt como "pura e intensa, como andar sobre carvão em brasas com um prego enferrujado de dez centímetros em seu calcanhar".

O sal espalhado nas janelas ou portas também impede que a formigas entrem na sua casa. Formigas não gostam de sal. Isso serve como um repelente e inibe uma invasão. Você também pode ferver água com um pouco de sal e borrifar essa mistura diretamente em áreas e frestas que possam haver o surgimento de formigas.