Qual fonte da placa Mercosul?

Perguntado por: ecaldeira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Fonte: FE Engschrift.

Todos os caracteres alfanuméricos são pintados na mesma cor, que muda de acordo com a categoria de registro do veículo. Na numeração, a quarta letra substitui um número, especialmente no caso de placas antigas atualizadas para o novo padrão.

A nova placa Mercosul é branca, com uma faixa azul em cima. Além disso, ela conta com um QR Code que pode ser escaneado por qualquer cidadão com cadastro no Denatran. O código serve para consultar informações sobre o veículo e o condutor.

Consultar Placa Mercosul pelo QR-code

  1. Acesse o site do portal de serviços do DENATRAN;
  2. Clique na opção “Consultar Placa Veicular”;
  3. Digite o número de série gerado ao fazer a leitura do QR-code com a câmera do celular e também a placa do veículo.

Saiba como identificar a origem de um veículo com placa padronizada

  1. Baixe o aplicativo Sinesp;
  2. Faça o login com o cadastro gov.br;
  3. Faça a busca usando as informações da placa do veículo.

As placas de identificação de veículos no Brasil podem voltar a carregar o nome da cidade de origem do automóvel. Ao menos esse é o objetivo do Projeto de Lei 2406/23, que começou a tramitar na Câmara dos Deputados.

  1. Realizar login. Você deve realizar o login no Portal de Serviços SENATRAN com Certificado Digital ou Login com CPF/SENHA. ...
  2. Realizar consulta. Após o login, você deve localizar no canto superior esquerdo da página o bloco "Veículos" e ali clicar em "Consultar Placa Veicular".

Como colocar Placa Mercosul?

  1. Acesse o portal do Detran do seu estado; O primeiro passo para colocar a Placa Mercosul em seu carro é acessar o site do Detran do estado onde você mora.
  2. Solicite a emissão de um novo CRV; ...
  3. Realize a vistoria do veículo; ...
  4. Encontre uma estampadora credenciada pelo Detran;

Elas estão em todos os carros, mundo afora. Podem ter combinações variadas de letras e números, cores e formatos diferentes. Só não podem ser iguais em dois ou mais carros.

Na placa Mercosul, o lacre não é necessário. As chapas também não têm tarjetas. No entanto, é como se ele existisse, porque é proibido mudá-las de lugar, o que pode resultar em multa.

Se você chegou até aqui é porque já deve saber que as letras iniciais das placas dos carros indicam o estado em que o carro foi originalmente emplacado ou licenciado, porém o que muitos acabam se confundindo é achar que somente a primeira letra da placa já resolve o mistério de qual estado o carro foi emplacado, e não ...

Assim, um veículo que estiver com a placa cinza em bom estado poderá usá-la até o fim da vida útil do automóvel.

As novas placas do padrão Mercosul para automóveis, obrigatórias no país desde o último dia 31, permitem mais de 450 milhões de combinações diferentes, 160% mais que o modelo anterior.

Exemplo: AAA 1111 passará a ser AAA 1B11. Outro exemplo: XYZ 1234 passará a ser XYZ 1C34. Isso porque a cada segundo número da placa antiga corresponderá uma letra, a saber: 0 = A.

Qual o valor da placa? O valor da placa pode variar conforme o estado que o carro está registrado, com uma média de preço entre R$120 e R250.

As três letras iniciais da combinação alfanumérica também revelam qual estado ele foi emplacado. Por exemplo, AAA a BEZ é no Paraná; BFA a GKI refere-se à São Paulo; LWR a MMM/ OKD a OKH/ QHA a QJZ à Santa Catarina, e assim por diante nos demais estados.

A nova placa preta Mercosul deixou de ter fundo preto, e passou a se diferenciar apenas pela mudança na cor das letras e algarismos, adotando um tom de cinza.

A escolha pode ser feita de três formas: apenas letras, apenas números ou a placa completa. Porém, destacamos que a personalização da placa poderá ser feita apenas dentro das opções alfanuméricas disponíveis para o Estado de São Paulo, e desde que já não tenha sido utilizada em outro veículo.

Pois bem: qualquer moldura extra na placa do carro é proibida, pois desrespeita o artigo 221 do Código Brasileiro de trânsito: “portar no veículo placas de identificação em desacordo com as especificações e modelos estabelecidos pelo CONTRAN”.

Dar acesso aos dados do proprietário de um veículo a terceiros, sem que tenha sido apresentado um pedido judicial, é considerado quebra de sigilo, que é um crime! Sendo assim, não é possível identificar proprietário de veículo pela placa. Então, desconfie de empresas que querem te vender esse tipo de informação!