Qual foi os três homens que foram humilhados pelos seus irmãos?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.5 / 5 8 votos

Caim se sentiu humilhado e, embora advertido por Deus, deixou-se dominar pela inveja e matou o seu irmão Abel, depois de convidá-lo para ir ao campo. Há também a história de Esaú e Jacó, que brigavam constantemente e Esaú prometeu matar o irmão depois que este roubou-lhe o direito de primogenitura.

A Bíblia aponta que o motivo de os irmãos não gostarem de José era o ciúme. "Seus irmãos perceberam que o pai o preferia aos outros filhos. Por isso, ficaram com raiva, e não falavam amigavelmente com ele".

No último mês, Matheus Pires Barbosa estava fazendo uma entrega para o iFood quando sofreu agressões verbais e racismo. O motoboy estava trabalhando através do aplicativo de entregas de comidas, quando foi humilhado por um morador de um condomínio de casas em Valinhos - SP.

A palavra humilhação até dói dentro de nós, ninguém quer ser humilhado e qualquer humilhação que sofremos machuca muito, e deixa marcas indeléveis que parecem ser eternas dentro do nosso coração, mas, por vezes, não percebemos que as nossas atitudes humilham os outros.

“Israel amava mais a José do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores. Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiavam-no, e não lhe podiam falar pacificamente.” (Vv. 3-4) Para complicar mais a mãe do rapaz era a amada do pai.

Contenda na Bíblia
No Livro dos Provérbios, Provérbio 6:16-19, existe uma lista das sete coisas que o Senhor condena, e uma delas é "aquele que semeia a contenda entre irmãos". O termo aparece em algumas traduções, mas também pode ser "aquele que promove a discórdia".

Nessa quinta-feira (21) o personal trainer Eduardo Alves publicou uma foto ao lado da esposa, comemorando a saída da mulher de uma clínica. A moça estava internada no centro de saúde desde o episódio de traição com um sem-teto.

Os irmãos viam que o pai amava mais a José do que a eles e por isso tinham ódio dele e eram grosseiros quando falavam com ele.

Por ser filho da mulher que amava e por quem trabalhara por 14 anos, Jacó amava muito a José e esse amor fortaleceu o seu caráter. Os irmãos de José o odiavam e, movidos pela inveja e pelo ódio, jogaram-no em uma cisterna e depois o venderam como escravo para o Egito.

José na casa de Potifar
Porém, por optar ser fiel a Deus e também a quem ele servia naquela casa, José recusou deitar-se com a mulher de Potifar, que vinha assediando o rapaz. Por isso, após as mentiras e as tramas da mulher, ele foi acusado injustamente e mandado à prisão.

Jesus Cristo foi o mais sublime exemplo de obediência ao Pai Celestial. Ele disse: “Eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou” (João 6:38). Sua vida inteira foi devotada à obediência ao Pai, embora isso nem sempre tenha sido fácil.

Abraão foi chamado pai da fé, porque dava glória a Deus. Quando nossa fé está firmada na promessa de Deus, mesmo no meio de dificuldades e impossibilidades aos olhos humanos, somos impelidos a persistir ainda mais na força e no poder de Deus.

Abraão

Abraão foi um homem conhecido pela escritura sagrada como amigo de Deus.

Conforme Jesus ensinou: "quem se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado". Precisamos aprender com o exemplo de Cristo que a si mesmo se humilhou, se fez servo e obediente até a morte mais humilhante na cruz.

“Pois todo o que se exaltar será humilhado, e o que se humilhar será exaltado. “ (Lc 14,11)

Se hoje alguém te humilhar, Não se preocupe com isso, Pois amanhã Deus te honrará, E pode ter certeza, a humilhação de hoje, é certeza de que amanhã, a Vitória é sua!

Quando uma pessoa tenta humilhar outra de propósito, significa que: 1 – Ela tem um complexo de inferioridade em relação a quem ela tenta humilhar. 2 – Ela mesma é totalmente insegura sobre si mesma e em relação as realizações de quem ela tenta humilhar.

O ato de se humilhar consiste em um ato de submissão, e por isso está relacionado com alguém que deseja viver de acordo com a vontade de Deus.

Entre as formas de humilhações existem as “domesticadas”, as “ritualizadas” e as “violentadoras” (LA TAILLE, 2000; 2002). A humilhação “domesticada” caracteriza-se por sua brevidade e por ser compatível com as relações de amizade, pois mantém-se no nível de tolerância da pessoa-alvo e da própria sociedade.

Sua postura ética se baseou no temor a Deus e seu caráter puro e íntegro em qualquer situação ou condição foi responsável pela sua prosperidade. Por seu caráter exemplar perante Deus e perante os homens, José é considerado um tipo de Cristo, pois mostrou em sua vida o mesmo caráter exigido de um filho de Deus.