Qual foi os cinco pecados de Davi?

Perguntado por: efrutuoso3 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 4 votos

Davi foi cobiçoso, adúltero, homicida e mentiroso, falso. Cobiçoso, por cobiçar a mulher alheia, embora já possuísse as suas. Adúltero, por relacionar-se com uma mulher que pertencia a outro homem. Homicida, por matar o esposo de tal mulher, sendo ele o seu próprio soldado que o defendia nos campos de batalhas.

Ele cometeu adultério, assassinato, abusou de seu poder e agiu de forma corrupta. Davi confessou o seu pecado e se arrependeu profundamente. Então em Sua infinita graça e misericórdia, Deus o perdoou. No entanto, o arrependimento de Davi e o perdão de Deus não significaram a imunidade das consequências do pecado.

Davi quebrou quase metade dos 10 mandamentos quando escolheu pecar com Bate-Seba e matar Urias. Todos podemos concordar que o que ele fez foi ruim, brutalmente ruim.

Ao ouvir o que sofreria por não ter obedecido à palavra do Senhor, mas ter andado conforme o seu próprio coração, Davi ficaria desesperado e um forte sentimento de dependência de Deus brotaria em sua alma. Isso o aproximaria novamente do Senhor e abriria as portas para a sua restauração.

Sabe o que aconteceu? Davi teve que escolher : “Foi, pois, Gade a Davi, e fez-lho saber; e disse-lhe: Queres que sete anos de fome te venham à tua terra; ou que por três meses fujas de teus inimigos, e eles te persigam; ou que por três dias haja peste na tua terra?

Desobedeceu também quando o Senhor mandou destruir tudo durante um ataque aos amalequitas, inimigos dos israelitas, e ele não o fez. Por isso, perdeu a unção e o poder conforme 1 Samuel 15.23.

Davi outro que amava Deus mais do que todas as forças caiu em pecado por força da fraqueza que era as mulheres, tinha todas que ele quisesse, mas se encantou com uma que estava no terraço tomando banho, não só a desejou como a possuiu e ainda matou seu marido para não ser descoberto.

O perdão foi declarado logo depois de Davi reconhecer sua culpa: “…disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR. Disse Natã a Davi: Também o SENHOR te perdoou o teu pecado; não morrerás” (2Sm 12.13). Já foi demonstrado que Davi colheu consequências por causa de suas culpas.

Davi carrega Abigail ainda viva, enquanto o sangue dela escorre por seu corpo. No entanto, a israelita não resiste aos ferimentos e morre nos braços do marido.

Saul

Um dia, enquanto Davi tocava harpa para acalmar o temperamento do rei, Saul arremessou sua lança contra Davi na tentativa de matá-lo.

Davi teve sete mulheres e dez concubinas. Teve muitos filhos (1Crônicas 3:1 a 9). Um dos filhos, Amnon, forçou a própria irmã Tamar a praticar incesto com ele (2 Samuel 13:12). Absalão, outro filho de Davi, para vingar o que tinha acontecido com a irmã, mandou matar Amnon (2 Samuel 13:28).

I Samuel 17:31-40 fala que o filho de Jessé não queria vestir a armadura do rei, e foi buscar 5 pedras do rio para matar um gigante.

Ele não tinha medo de lutar contra Golias, porque Golias desafiou os exércitos do Deus vivo. A fim de se preparar para a batalha que se seguiria, Davi escolheu cinco pedras lisas de um ribeiro e as colocou em seu alforje de pastor.

O registro declara que o Senhor ficou descontente com ele por fazer isso. Aparentemente Davi estava contando o povo para ver seu sucesso como rei. O Senhor, porém, fora quem dera forças a Davi para conquistar os inimigos de Israel. O pecado de Davi foi tomar para si o crédito do sucesso de Israel.