Qual foi o único país que não foi colonizado?

Perguntado por: amarinho . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Conhecido como Sião até 1939, a Tailândia é o único país do Sudeste Asiático que nunca foi colonizado por uma nação europeia. Na língua local "Prathet Thai", o nome da nação significa "Terra da Liberdade".

Mas só em 1824 foi oficialmente fundada sob o nome Libéria, com o significado “país da liberdade”, que na verdade só se tornou livre em 1847, devido à proximidade com o país americano, o que acabou por deixar de fora os colonizadores europeus.

Já a versão em italiano obrigava a Etiópia a usar esses serviços – o que, a fundo, tornava o país um vassalo, pouco diferente de uma colônia. Foi o suficiente. Menelik anunciou que o tratado não tinha valor, e a Itália concluiu que o único modo de dominar a Etiópia seria através da guerra.

Você sabia que a Inglaterra é a nação que mais invadiu países em toda a história do mundo? Uma pesquisa de 2012, publicada no site da Revista Mundo Estranho, mostra que os britânicos entraram em 171 dos 200 países reconhecidos pelas Nações Unidas.

Inglaterra

A Inglaterra se tornou o país líder na nova onda de colonização. O interesse da vez era de conquistar áreas de influência no mundo, nas quais os produtos ingleses pudessem ser consumidos e dominar regiões que pudessem fornecer matérias-primas necessárias para sustentar as indústrias. Todos na América.

o Japão

O país mais antigo do mundo de acordo com os registros históricos é o Japão, que se tornou independente no ano 660 A.C. Não à toa é uma das nações mais tradicionais até os dias atuais.

Desde 1911 que a China exige a revogação dos tratados desiguais que se viu forçada a assinar; contudo, não obteve sucesso¹. Entretanto, o Império britânico impunha a sua lei nos territórios chineses que, em 1842, 1860 e 1898 se haviam tornado numa colônia.

O fato é que o país asiático, se comparado com a Inglaterra ou mesmo com Portugal, deixou poucas marcas de seu poderio militar e cultural fora das próprias fronteiras. Porque os chineses, ao contrário dos europeus, não precisavam colonizar o mundo.

Em quais lugares nunca houve escravidão? Baniram a escravidão assim como o Zanzibar, Gana , Turquia e Cuba . No caso brasileiro o mesmo aconteceu em 1888 através da Princesa Isabel de Bragança pela Lei Áurea.

A África não foi totalmente dominada: dois países, Etiópia e Libéria, escaparam da colonização. Os dois têm histórias muito curiosas: um deles conseguiu expulsar os colonos, e o outro ...

Por não estarem unidos como uma única nação e por não terem uma área aberta ao oceano atlântico. Note que Cristóvão Colombo era Genovês e a República de Veneza controlava muitas áreas marítimas que iam da atual Croácia até a Grécia.

Foi fundada e colonizada por escravos americanos libertos com a ajuda de uma organização privada chamada American Colonization Society, entre 1821 e 1822, na premissa de que os ex-escravos americanos teriam maior liberdade e igualdade nesta nova nação.

O governo italiano aboliu escravidão como, além da intenção de libertar o povo etíope da escravidão, justificativa moral e valida para sua população e a comunidade internacional para a inclusão da Etiópia a seu império colonial.

O continente teria uma grande mistura de países ricos e pobres, dependentes dos muitos recursos locais e da inteligência, e caprichos, dos governantes. Mas, na maioria dos casos, a riqueza nacional será verdadeiramente “nacional”. Seria uma forma de comunalismo.

A Nova Zelândia foi o último lugar do mundo a ser descoberto pelos seres humanos. Quando eles chegaram lá, não havia mamíferos: macacos, onças, nem ratos. Praticamente não havia predadores. Por outro lado, eram inúmeras as espécies de pássaros: era o paraíso das aves.

Timor-Leste

O último país a adquirir sua independência foi Timor-Leste no ano de 2002.

Quais foram os principais colonizadores? Os primeiros foram os portugueses, mas depois novos povos imigrantes vieram para colonizar o Brasil: alemães, japoneses, italianos, holandeses.

Os espanhóis chegaram ao continente americano em 1492, e, no território dos atuais EUA, foram os primeiros europeus a estabelecerem-se. Os primeiros espanhóis chegaram à Flórida no começo do século XVI, mas a colonização dos EUA foi realizada pelos ingleses.