Qual foi o último ser vivo descoberto?

Perguntado por: icrespo5 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 3 votos

O jornal científico “Zookeys”, publicado nesta quinta-feira (15), traz um artigo que demonstra a descoberta de uma nova espécie animal: o olinguito. Apesar de novos insetos e anfíbios serem descobertos com certa frequência, este é o primeiro mamífero carnívoro descoberto em 35 anos no Hemisfério Ocidental.

Se considerarmos que a menor estimativa do número de espécies como verdadeira (isto é, que existem mais ou menos 2 milhões de espécies diferentes em nosso planeta**), isso significa que todo ano ocorrem entre 200 e 2.000 extinções.

O peixe “unicórnio” foi descrito em uma publicação do dia 17 de janeiro de 2023 da revista ZooKeys. Ele pertence ao gênero Sinocyclocheilus e foi descoberto enquanto os cientistas pesquisavam esse grupo de animais em cavernas chinesas.

As trilobites de Canelas apareceram no período Ordovícico, viveram durante mais de 300 milhões de anos e desapareceram muito antes da primeira pegada de dinossauro.

1. Tartaruga gigante de Galápagos (Chelonoidis niger) O último exemplar da tartaruga gigante de Galápagos morreu no ano de 2012, onde vivia em cativeiro. Na natureza, a espécie já era considerada extinta há mais de 150 anos.

Com base nas medidas de sua concha, os especialistas calculam que Jonathan nasceu por volta de 1832. Nascida logo após a morte de Napoleão, a tartaruga Jonathan é agora oficialmente o animal terrestre vivo mais antigo do planeta.

Em 2020, a cerca de 600 metros de profundidade em um desfiladeiro subaquático na costa da Austrália Ocidental, os cientistas encontraram uma longa criatura gelatinosa suspensa em uma espiral gigante. “Era como uma corda no horizonte.

O rinoceronte negro do oeste africano é o animal mais recentemente extinto desta lista. Em 2011, esta subespécie desapareceu de seu habitat.

Retrospectiva: as maiores descobertas científicas e avanços tecnológicos de 2022

  • Astronomia: Buraco negro mais próximo.
  • Arqueologia: a primeira cirurgia da história.
  • Biologia: Maior bactéria.
  • Engenharia de Computação: Supercomputador mais rápido.
  • Medicina: embriões sintéticos.

Saiba mais sobre estes animais extintos e os motivos que fizeram com que desaparecessem.

  • Tigre-da-tasmânia. O tigre-da-tasmânia (Thylacinus cynocephalus) foi considerado o maior marsupial carnívoro conhecido. ...
  • Dodô ...
  • Peixe-mão manchado. ...
  • Tartaruga-das-galápagos-de-pinta. ...
  • Melomys rubicola.

Estima-se que de 40 anos para cá, mais de 784 animais já foram extintos pelo homem no mundo.

Então, vamos lá: quem recebe esse título dos estudiosos é a tartaruga Rafetus swinhoei, ou tartaruga-de-casco-mole, como é mais conhecida. Se você se interessa pelo mundo animal, vai adorar saber mais um pouco sobre essa espécie de réptil da família Tryonichidae.

O animal que não vale mais nada. O javali.

No estudo, ela explica que os registros dos fósseis analisados mostram que as espécies de grande porte (parentes pré-históricos de elefantes, ursos, antílopes e outras criaturas) foram os primeiros a desaparecerem da Terra.

Primeiras espécies perdidas
Por exemplo, o Gliptodonte, que tinha caudas pontiagudas, aparência assustadora e desapareceu das Américas no final da última Era Glacial, há cerca de 12.000 anos — provavelmente, por causa da chegada dos humanos.

Resposta: O piolho!

Existiam seres humanos na época dos dinossauros? Não. Qualquer filme que envolva homens e dinossauros é pura ficção. Enquanto faz 65 milhões de anos que os dinossauros foram extintos, o Homo sapiens começou a evoluir há 200 mil anos.

O que acontece é que a vida no planeta surgiu há cerca de três bilhões e meio de anos atrás, e os dinos vieram muito antes de Adão, Eva ou seus filhos e netos pensarem em nascer. “Os dinossauros viveram e se extinguiram bem antes de a espécie humana surgir”, diz o professor.

O animal fossilizado foi identificado como um Arthropleura. Estima-se que viveu a 326 milhões de anos atrás, 100 milhões de anos antes da ascensão dos dinossauros. Conforme os pesquisadores, a criatura tinha aproximadamente 55 centímetros de largura e até 2,63 metros de comprimento, pesando 50 kg.