Qual foi o último rei da Alemanha?

Perguntado por: aguimaraes . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

Guilherme II foi o último Imperador alemão e Rei da Prússia de 1888 até sua abdicação em 1918 no final da Primeira Guerra Mundial. Era o filho mais velho do imperador Frederico III e sua esposa Vitória, Princesa Real do Reino Unido.

Guilherme era um líder pouco eficiente, levando a perder o apoio do exército e à sua abdicação em novembro de 1918. Passou os seus restantes anos de sua vida em exílio, nos Países Baixos.

A imigração e a colonização alemã no Brasil tiveram um importante papel no processo de diversificação da agricultura e no processo de urbanização e de industrialização, tendo influenciado, em grande parte, a arquitetura das cidades e, em suma, a paisagem físico-social brasileira.

Os ex-membros da realeza partiram, então, para o exílio na Holanda. Após a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida em Ocidental e Oriental, com a União Soviética comunista e a República Democrática Alemã assumindo o controle desta última e confiscando as propriedades de cidadãos comuns e ex-membros da realeza.

Germania, Germany
Embora os povos do norte e do centro da Europa não se vissem como uma nação, na Antiguidade, os autores romanos os definiam genericamente como germanos, e a região que ocupavam ao leste do Reno era chamada de "Germania magna".

23 de maio de 1949

Poucos dias após a derrota na Batalha de Berlim, a Alemanha rendeu-se aos Aliados. No dia 7 de maio, o chefe do Estado-Maior da Wehrmacht, Alfred Jodl, assinou um documento de rendição e, no dia seguinte, 8 de maio, um segundo e definitivo documento de rendição foi assinado.

Kaiser é o termo alemão para imperador. Proveniente do segundo nome do destacado imperador romano Julio César, Kaiser é uma adaptação da língua germânica para César.

Foi resultado de inúmeros fatores, como a rivalidade econômica, ressentimentos por acontecimentos passados e questões nacionalistas. Teve como estopim o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando e sua esposa, Sofia, em Sarajevo, na Bósnia, em junho de 1914.

Ela já foi descrita como a líder de facto da União Europeia, a mulher mais poderosa do mundo e a "líder do Mundo Livre". Merkel nasceu em Hamburgo, na Alemanha Ocidental, e mudou-se para a Alemanha Oriental ainda criança, quando seu pai, um clérigo luterano, recebeu um pastorado em Perleberg.

1918: Fim da era imperial da Alemanha - Num mesmo dia - 9 de novembro de 1918 - a República Alemã foi proclamada pelo social-democrata Philipp Scheidemann e logo depois, pelo comunista Karl Liebknecht, após o anúncio da renúncia do imperador Guilherme 2º.

A participação de 26,6 por cento da indústria no valor acrescentado bruto da Alemanha é a maior entre todos os países do G7. Os setores mais fortes são a construção de automóveis, a indústria eletrônica, a engenharia mecânica e a química.

Almoço na Alemanha
É na hora do almoço, que as pessoas na Alemanha fazem o que elas chamam de “refeição quente”, por exemplo, carne ou peixe com legumes. Além das já citadas batatas, as massas também são pratos populares, geralmente macarrão à bolonhesa ou com molho branco.

Os imigrantes italianos foram os responsáveis por trazer a pizza e a sopa, os alemães trouxeram a cerveja, as carnes salgadas e defumadas, a batatinha, as linguiças e salsichas, os portugueses vieram com o pão, os japoneses nos influenciaram a comer verduras, legumes e peixes (também herança cultural indígena).

Hoje a Prússia Oriental está dividida entre a Rússia e a Polônia. A Prússia Oriental foi originalmente uma parte da área conquistada pela Ordem dos Cavaleiros Teutônicos no século XIII.

Pesquisa realizada no Rio Grande do Sul apontou os sobrenomes germânicos mais comuns nesse estado: Schmidt, Becker, Wagner, Müller, Schneider, Weber, Klein, Scherer, Hoffmann, Rech, Schmitz, Kuhn, Mallmann, Diehl, Ritter, Bohn, Ruschel, Stein, Braun, Ludwig, Hoff, Jung, Finkler e Sperb.

Em novembro de 1807, a Família Real embarcou rumo ao Brasil, pois Portugal estava prestes a ser invadido pelas tropas de Napoleão Bonaparte. A vinda da Família Real para o Brasil teve como finalidade assegurar a independência de Portugal e contou com o apoio dos ingleses.

Na origem do povo alemão estão as tribos germânicas. Referências literárias a elas aparecem já antes da era cristã. Mas se passaram séculos até que elas formassem uma nação, já que no início não tinham unidade política.

O termo Alemanha nos chegou diretamente do latim Alamannia, “terra dos alemães”, a mesma matriz do espanhol Alemania e do francês Allemagne – e também do inglês Almaine, que caiu em desuso perto do fim da Idade Média.

Alemão

Alemão é uma língua germânica ocidental que é falada principalmente na Europa Central. É língua oficial e a mais falada na Alemanha, Áustria, Suíça, Tirol do Sul, Comunidade Germanófona da Bélgica e Liechtenstein; é também um idioma governamental, mas não majoritária de Luxemburgo.

A história do Estado-nação conhecido como "Reich" Alemão é geralmente dividida em três períodos:

  • Sacro Império Romano-Germânico (800/962-1806)
  • Império Alemão (1871-1918)
  • Alemanha nazista (1933-1945)