Qual foi o último imperador da França?

Perguntado por: osales2 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Napoleão III de França

Napoleão III
PredecessorCargo estabelecido
SucessorEle mesmo, como Imperador dos franceses
Nascimento20 de abril de 1808
Paris, França

Napoleão Bonaparte (1769-1821) foi um militar, líder político e imperador dos franceses. Instituiu o Império Napoleônico e conquistou um vasto território para a França.

Assim, em 1808, Napoleão decide invadir Portugal – que historicamente sempre teve fortes laços econômicos com os ingleses – obrigando que a corte portuguesa viesse para o Brasil e transferisse toda a estrutura para o Rio de Janeiro, o que acabou por acelerar o nosso processo de independência.

Resposta: A Inglaterra era maior inimigo, pois ela estava no período da revolução industrial e possuia a maior e melhor frota de navios comerciais.

Carlos IX (Saint-Germain-en-Laye, 27 de junho de 1550 – Vincennes, 30 de maio de 1574) foi o Rei da França de dezembro de 1560 até sua morte. Ele ascendeu ao trono depois da morte de seu irmão mais velho Francisco II.

Luís IX

Luís IX (Poissy, 25 de abril de 1214 – Tunes, 25 de agosto de 1270), mais conhecido como São Luís, foi o Rei da França de 1226 até sua morte e um santo da Igreja Católica.

Quem teme ser vencido tem a certeza da derrota. Todo o homem luta com mais bravura pelos seus interesses do que pelos seus direitos. Cada hora de tempo perdida na mocidade é uma possibilidade a menos nos sucessos do futuro.

A falta de suprimentos, os ataques surpresas das tropas russas, as doenças e o frio russo dizimaram o exército francês.

Rússia, devido à ocorrida invasão na França em 1812.

A expansão do império napoleônico, contudo, encontrou forte resistência dos russos e Napoleão foi derrotado às portas de Moscou, em 1812. O Imperador dos Franceses não conseguiu conter as rebeliões que apareciam em diferentes partes do seu domínio. Assim, em 6 de abril de 1814, Bonaparte abdica do trono.

Rei Luís XIV

Rei francês nascido em St. Germain-en-Laye, Yvelines, conhecido como o Rei Sol, o maior dos reis absolutistas da França (1643-1715). Filho de Luís XIII e de Ana d'Áustria, infanta da Espanha, ainda não completara cinco anos quando subiu ao trono, após a morte do pai (1643).

Para evitar de ser capturado pelas tropas de Napoleão, d. João (futuro d. João VI) ordenou a mudança da corte para o Brasil. Esse acontecimento transformou o Rio de Janeiro na capital do Reino de Portugal e trouxe transformações profundas para o Brasil, tanto no aspecto econômico, quanto no social e no político.

Em novembro de 1807, a Família Real embarcou rumo ao Brasil, pois Portugal estava prestes a ser invadido pelas tropas de Napoleão Bonaparte. A vinda da Família Real para o Brasil teve como finalidade assegurar a independência de Portugal e contou com o apoio dos ingleses.

Porque Portugal napoleão não obedeceu ao Bloqueio Continental, criado por Napoleão para isolar a Inglaterra economicamente. Pelos portugueses terem continuado a comercializar com a Inglaterra, pois Napoleão tinha avisado que não era pra comprar produtos ingleses, senão ele invadiria o país, e foi o que aconteceu.

Napoleão Bonaparte ameaçava invadir os países que não aderissem ao Bloqueio Continental e assim ele fez. Países como Espanha e Portugal foram invadidos por tropas francesas em 1807. Em 1812, foi a vez dos russos tornaram-se o alvo de Napoleão. Isso aconteceu justamente porque os russos furaram o bloqueio.

O inverno russo é bastante rigoroso com temperaturas que podem chegar até -67ºC, além do uso da técnica da terra arrasada pelos russos que dificultou ainda mais a invasão francesa. Napoleão poderia ter vencido se tivesse invadido o território russo em outra estação.

Como não pode vencê-la por mar, Napoleão decide "matar os ingleses de fome" impondo o Bloqueio Continental, que decreta o fechamento dos portos da Europa continental ao comércio inglês. A ideia é isolar a Grã-Bretanha (a ilha onde se localiza a Inglaterra, a Escócia e o País de Gales) e as outras ilhas britânicas.

Esse foi outro recorde batido da rainha Victoria, que governou por 63 anos e 216 dias. Elizabeth II foi a segunda monarca com o maior reinado do mundo, ficando atrás apenas do rei Louis XIV, da França, que reinou por 72 anos e 110 dias.