Qual foi o último dinossauro a ser encontrado?

Perguntado por: ebarros . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.2 / 5 5 votos

Um fóssil de Meraxes gigas, como foi chamado o novo dinossauro, foi encontrado no que hoje é a região norte da Patagônia Argentina, revelando que a criatura tinha 11 metros de comprimento e pesava mais de quatro toneladas, segundo um estudo publicado na revista Current Biology na quinta-feira.

Os enormes animais pré-históricos sumiram do planeta há cerca de 66 milhões de anos. Cientistas apontam mais de um fator para a extinção em massa.

Os dinossauros foram extintos dezenas de milhões de anos antes do surgimento da nossa espécie. E recriá-los, ao menos com o conhecimento e a tecnologia que temos hoje, é impossível. O maior motivo é que o DNA é uma molécula que não envelhece bem.

Embora o giganotossauro supere o tiranossauro rex, tanto em tamanho quanto em altura, quem vence os dois é o temível espinossauro. Enquanto o espinossauro tem tamanho equivalente aos dois terópodes anteriores, menor peso e uma mordida mortal, poderá ser, por fim, o maior carnívoro que já existiu!

Alossauro

Haviam muitos dinossauros perigosos, mas esse era o que levava mais perigo. Acredita-se que o Alossauro foi o carnívoro mais perigoso dos dinossauros. Ele é considerado o maior predador do período Jurássico, medindo até 5 metros de altura e 12 de comprimento.

Apesar de no mundo real ser possível estudar DNA encontrado em fósseis, reviver dinossauros como na história não é provável. “Estudos recentes mostraram que, a cada 521 anos, o DNA perde metade da sua informação. Isto é, metade da sua sequência de nucleotídeos é degradada.

tiranossauros

Os tiranossauros possuíam cerca de 12 metros de comprimento, 3,65 metros de altura e podiam pesar oito toneladas. Sua cabeça do tiranossauro media mais de 1,5 metro. Possuía mandíbulas poderosas, sendo considerada a mordida mais forte entre todos os animais que já existiram no planeta.

O asteroide, com cerca de 14 quilômetros de largura, deixou uma cratera de impacto de cerca de 100 quilômetros perto da península mexicana de Yucatán.

A queda de um meteoro na Terra, com a velocidade de 72.000 km/h, teria sido a principal causa da extinção dos grandes répteis (dinossauros).

rex não sobreviveu ao evento de extinção em massa que dizimou três quartos da vida na Terra há 66 milhões de anos.

O que acontece é que a vida no planeta surgiu há cerca de três bilhões e meio de anos atrás, e os dinos vieram muito antes de Adão, Eva ou seus filhos e netos pensarem em nascer. “Os dinossauros viveram e se extinguiram bem antes de a espécie humana surgir”, diz o professor.

Uberabatitan, o colosso. Eis o maior dinossauro já encontrado em território brasileiro. "O Uberabatitan ribeiroi era enorme, chegava a 26 metros de comprimento", estima Anelli. "Isso dá quase o tamanho de dois ônibus grandes enfileirados."

Existiam seres humanos na época dos dinossauros? Não. Qualquer filme que envolva homens e dinossauros é pura ficção. Enquanto faz 65 milhões de anos que os dinossauros foram extintos, o Homo sapiens começou a evoluir há 200 mil anos.

Triceratops

rex e o Triceratops, e apesar de ter sido derrotado, o Triceratops ficou marcado para sempre como principal inimigo do T. rex.

Troodon formosus

Troodon formosus, é considerado o dinossauro mais inteligente descoberto, seus fósseis provêm da América do Norte.

era um dinossauro terópode o que medir aproximadamente. 4 metros de altura 13. metros de comprimento e de umas 10 toneladas seus maxilares eram projetados para destruir a presa com a mordida que exercia uma pressão de 6 toneladas era uma das mordidas mais poderosas dentre os dinossauros.

rex

rex, com sua grande cabeça e pernas possantes, poderia derrubar presas de grande porte sem muito problema. Seja como for, T. rex continua sendo o rei dos dinossauros para os 'dinoaficionados'.

Os espinossauros

Os espinossauros são considerados o mais antigo predador de dinossauros conhecido.