Qual foi o último avião que caiu no Brasil?

Perguntado por: omelo . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

Esta lista cita os acidentes e incidentes aéreos ocorridos no Brasil no qual o primeiro ocorreu no dia 3 de dezembro de 1928 e o último relatado ocorrido no dia 11 de maio de 2022. O mais letal acabou ceifando 199 pessoas e foi o incidente do voo TAM 3054.

Para responder à pergunta inicial sobre quantos aviões da Azul já caíram, a resposta é simples: nenhum.

O jato prefixo PT-RNK fazia o vôo 402, do Aeroporto de Congonhas com destino ao Rio de Janeiro. Havia 96 pessoas a bordo (90 passageiros e seis tripulantes). Entre os ocupantes, estavam dezenas de empresários e executivos. Todos morreram (veja relação e perfis das vítimas).

Maior índice de acidentes antigamente
O levantamento da Boeing revela que um dos aviões com mais acidentes, proporcionalmente, é o 737 Max, da própria empresa.

Companhias brasileiras
A Latam, Gol e Azul estão bem no ranking e receberam seis estrelas da AirlineRatings.

Muitos – mas ainda longe da média antes da pandemia.
No dia 12 de maio de 2022, às 11h17, eram 8.055, segundo a FlightAware, plataforma de rastreamento de voo.

Eles são extremamente raros. O risco de envolvimento de um avião num acidente, onde podem ocorrer diversas fatalidades e já calculando-as, é de um em três milhões.

Em um dia normal, mais de 200 mil voos decolam e pousam em todo o mundo.

Um site voltado ao medo de voar, o AirSafe, decidiu criar um índice de acidentes por milhão de voos, ou seja, quantos infortúnios ocorrem a cada milhão de decolagens. O modelo de avião mais seguro, com nenhum acidente fatal é o Airbus A340.

O salário médio de um Piloto de avião no Brasil é de R$ 8.163,59. Os estados onde a profissão de Piloto de avião têm os melhores salários são Distrito Federal, Ceará e São Paulo. As especialidades com os melhores salários são Instrutor de Voo, Piloto de Aeronaves e Piloto de Ensaios em Voo.

Os jatos da Embraer já envolveram-se em pouco mais de 20 incidentes aéreos, mas sem registrar nenhuma morte.

Viajar de avião é seguro
Em 2019, quase 70 milhões de voos decolaram em todo o mundo, com apenas 287 mortes. De acordo com a análise dos dados do censo do Conselho Nacional de Segurança dos Estados Unidos, as chances de morrer em um avião são de cerca de 1 em 205.552, em comparação com 1 em 102 em um carro.

PT-MRK, a aeronave envolvida no acidente em 1995. Falha no reversor de empuxo, devido a manutenção precária. Em 31 de outubro de 1996, enquanto decolava de São Paulo, o reversor de empuxo de um dos motores foi acionado, fazendo com que a aeronave perdesse velocidade e sustentação, caindo na Rua Luís Orsini de Castro.

O avião particular de pequeno porte que desapareceu no Paraná na segunda-feira (3) foi encontrado. Segundo o governador Ratinho Júnior, os três ocupantes morreram. “Depois de cinco dias de intensa busca e muita esperança, é com imenso pesar que comunico que três corpos foram encontrados nesta tarde na Serra do Mar.

A principal causa de acidentes no período nesse segmento foi falha no motor ou perda de controle em voo, ocasionando as quedas. As razões são as mesmas: menos exigências e fiscalização para segurança, mais pistas degradadas próximas a obstáculos como fiação elétrica.

Acidentes aéreos: oito aeronaves caíram no intervalo de um mês, no Brasil; relembre.

O maior risco de todos: táxi aéreo clandestino
“O maior problema que temos hoje são os táxis aéreos piratas, que transportam passageiros ilegalmente, mas a sua rotina de manutenção e de segurança não é a dos táxis aéreos, mas a da aviação privada”.

A Latam foi eleita a melhor companhia aérea da América do Sul pelo World Airline Awards da Skytrax, um dos principais prêmios da aviação global. A companhia aérea é seguida pela Azul Linhas Aéreas, que ficou na segunda colocação do ranking. A Gol ficou em nono lugar.

A companhia área Azul registrou a maior participação no mercado doméstico de passageiros em 2021, com 22,8 milhões transportados, seguida por Latam (19,9 milhões) e Gol (18,8 milhões). É o que aponta o Anuário do Transporte Aéreo 2021 publicado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O mesmo estudo apontou a Gol como a companhia aérea mais barata do Brasil, seguida da Latam Brasil, Avianca e Azul.

Em média, cada avião faz mais de seis voos por dia. Mas nove aviões ficam apenas de reserva para atender aos imprevistos diários, sendo quatro ATR 72, três Embraer 195, um Airbus A320 e um Airbus A330, que ficam espalhados pelo país.