Qual foi o tempo da provação de Jó?

Perguntado por: acustodio . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

Os estudos bíblicos apontam que a prova de Jó durou menos de um ano, pois no trecho Jó 1:13-19 da Bíblia dá-se a entender que a notícia da morte dos filhos de jó, de seus animais e outras perdas ocorreram todas no mesmo dia.

Depois da provação extrema a que fora submetido, veio por fim a fazer esta profunda e maravilhosa declaração, que é a exata expressão da experiência que ele havia tido de um conhecimento muito maior de Deus e da Sua vontade, em tudo o que ele havia passado.

Diante de tudo isso, Deus decidiu recompensá-lo restituindo-lhe as posses em dobro, dando-lhe outros sete filhos e três filhas e fazendo com que vivesse, com saúde, mais 140 anos, vendo sua família chegar até a quarta geração. "Então morreu Jó, velho e farto de dias", finaliza o texto.

A expressão “paciência de Jó”, portanto, embora às vezes empregada com a intenção de fazer graça, tem um significado eloquente, por se tratar de uma história na qual a grande protagonista é, na verdade, a capacidade de acreditar e de perseverar na fé.

1 Depois disso o Senhor respondeu a de um redemoinho, e disse: 2 Quem é este que obscurece o conselho com palavras sem conhecimento? 3 Agora cinge os teus lombos, como homem; e perguntar-te-ei, e tu me farás saber. 4 Onde estavas tu, quando eu afundava a terra?

A inanição de Deus, seu indiferentismo, fere a racionalidade de Jó, para não dizer da sua fé. Sua “apatia” é causadora dos tormentos de Jó.

Recurrence. A síndrome de ou hiperimunoglobulinemia E é uma rara condição de imunodeficiência, sem etiologia definida, caracterizada por infecções de repetição dos tratos respiratórios superior e inferior e da pele associadas a níveis elevados de imunoglobulina E, eosinofilia e alterações faciais peculiares.

"Jó mostra que é possível manter a fé em Deus, a crença em Deus e na sua justiça mesmo em meio às dificuldades", acrescenta ele.

A oração de Jó para que seus amigos fossem abençoados era a chave para a sua própria restauração. Jó 42.10: “Mudou o SENHOR a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o SENHOR deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra.” Quando Jó orou por seus amigos, a punição deles foi removida.

A experiência de nos convida a refletir sobre perguntas difíceis a respeito das causas do sofrimento, a fragilidade da existência humana e os motivos para crer em Deus mesmo quando a vida parece injusta.

13 Por que razão contendeste com ele? Porque ele não presta contas acerca de nenhum dos seus feitos. 14 Antes Deus fala uma e duas vezes, porém ninguém atenta para isso.

Jô Soares: apresentador foi casado três vezes e namorou Claudia Raia.

Foi um personagem bíblico do Antigo Testando que, segundo o livro, teria vivido 969 anos. Ele era filho de Enoch, que teria morrido aos 365 anos. Matusalém foi pai pela primeira vez aos 187 anos.

Jó 1: Jó Perde Tudo, Exceto …

Jó 42 relata que Jó falou novamente e expressou o que havia aprendido com o Senhor e como se sentia sobre o que aprendera. Então o Senhor disse aos amigos de Jó que se arrependessem. Os últimos versículos relatam o que aconteceu no fim a Jó.

Jó 42.1-2: A Humildade diante de Deus
Aqui, podemos ver a importância da humildade diante de Deus e da aceitação de Sua soberania. Jó compreende que Deus é capaz de fazer todas as coisas, e que suas ações e planos não estão sujeitos à compreensão humana.

A paciência é considerada uma virtude porque é um comportamento positivo que permite lidar com situações difíceis, frustrações e desafios de maneira equilibrada e controlada, sem reagir de forma impulsiva ou agressiva.

Quando Jó tentou defender-se e assegurar sua retidão, esses “amigos” o acusaram de estar vangloriando-se. Jó explicou que sabia que muitos homens iníquos não sofriam o tipo de punição que ele estava recebendo. Os “amigos” responderam incentivando-o a arrepender-se para que Deus removesse suas tribulações.

A restituição de Jó
Depois de muito sofrimento, Deus vem até Jó e lhe traz uma mensagem profunda e direta. Por ter se mantido fiel, Jó teve sua vida restaurada. A família de Jó foi restituída com mais filhos e filhas. Os bens de Jó foram restaurados e multiplicados.

Depois que Jó orou por seus amigos, o SENHOR o tornou novamente próspero e lhe deu em dobro tudo o que tinha antes. Todos os seus irmãos e irmãs e todos os que o haviam conhecido anteriormente vieram comer com ele em sua casa.