Qual foi o salmo que Moisés escreveu?

Perguntado por: equarteira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 17 votos

Salmo 90

Foi nesse contexto que Moisés compôs o Salmo 90. Quando o povo andava no deserto, sem lugar próprio, Moisés olhou para cima e disse: “Senhor, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração. Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus” (Salmo 90:1-2).

O Midrash declara que o Salmo 91 foi composto por Moisés no dia em que completou a construção do Tabernáculo no deserto. Os versos descrevem a própria experiência de Moisés ao entrar no Tabernáculo e ser envolvido pela nuvem divina.

Dez homens covardes convenceram o povo que a terra seria inconquistável, e Deus sentenciou a geração incrédula a peregrinar no deserto. Não teriam lugar permanente para morar, e a sobrevivência dos seus filhos dependeria ainda da sua fé no Senhor. Foi nesse contexto que Moisés compôs o Salmo 90.

O Salmo 119 não tem um autor definido, apesar de muitos pensarem que quem o escreveu foi o Rei Davi, quando este ainda era jovem, é impossível mencionar com certeza a sua autoria. Porém, isso se torna secundário quando comparado às intenções deste grande poema israelita.

Os 7 Salmos mais poderosos são os seguintes: Salmo 91 - Para receber proteção divina para você e sua família. Salmo 23 - Para prosperidade financeira. Salmo 7 - Para anular inveja e afastar inimigos.

Salmos 91 Ouvir
Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.

Eram levitas responsáveis pelo ministério da música no templo de Jerusalém (2Cr 20.19). O levita que escreveu o Salmo 42 era alguém envolvido no ministério do Templo de Jerusalém. Apesar de compromisso com a obra de Deus, e passar de sua comunhão com Deus e com outros irmãos, passou pelo túnel escuro da depressão.

Salmos 51. Davi pede perdão depois de ter-se achegado a Bate-Seba — Ele roga: Cria em mim um coração puro e renova em mim um espírito reto. Salmo de Davi para o músico-mor, quando o profeta Natã foi a ele, depois de Davi achegar-se a Bate-Seba.

90.10) Muitos se admiraram como Moisés pôde escrever isso, visto que ele mesmo foi além desta idade. Segundo Deuteronômio 34.7: “Moisés tinha cento e vinte anos de idade por ocasião da sua morte.

Os Salmos 46, 47 e 48 tem muitas ideias afins e provavelmente compartilham do mesmo contexto. Pode-se concluir da declaração do livro Patriarcas e Profetas (p. 203) que Davi foi o autor deste salmo.

Davi

O Salmo 121 é uma bela canção de confiança e segurança em Deus. De todo o patrimônio poético hebraico, este é um dos poemas bíblicos mais apreciados. Davi compôs o Salmo 121 no deserto de Parã [sul de Israel], imediatamente depois de saber da morte de Samuel (PP, 664).

Davi

Davi escreveu este salmo quando era “um fugitivo nas rochas e cavernas” (Ed, 164). Ele revela seu espírito de confiança absoluta em Deus em meio aos perigos. Foi chamado “O salmo restaurador”.

O laço do passarinheiro é uma armadilha usada por caçadores de aves para capturar pássaros. Na Bíblia, a fórmula “laço do passarinheiro” traduz uma expressão hebraica que significa literalmente “armadilha para pássaros”.

Davi

Davi compõe o Salmo 23 enquanto cuida das ovelhas de seu pai.

O Salmo 70 é um pedido de ajuda urgente para acalmar o coração de quem precisa, preenchendo de fé e esperança. Para a graça ser alcançada, é necessário ler com muita concentração. Além de acreditar e estar atento aos sinais e intuições. Apressa-te, ó Deus, em me livrar; Senhor, apressa-te em ajudar-me.

Salmo 95 não inclui título, mas o autor do livro de Hebreus o atribui a Davi (Hebreus 4:7). Não sabemos em que momento Davi compôs este Salmo, pois a mensagem nele apresentada é típica de Salmos de todos os períodos do seu reinado.

Alguns críticos tentam datar esse salmo no período após o exílico babilônico, até mesmo atribuindo sua autoria a Zacarias. Mas é amplamente aceito que Davi é o autor do Salmo 139.

O livro de Salmos atribui pelo menos 73 (ou cerca da metade) dos salmos a Davi e os demais salmos a outros autores, entre eles Asafe (Salmos 50; 73–83) e a Hemã (Salmo 88).