Qual foi o reino germânico mais poderoso?

Perguntado por: otaveira8 . Última atualização: 3 de junho de 2023
4.8 / 5 10 votos

Os povos francos eram constituídos por um grupo de tribos germânicas que habitavam o baixo e o médio Rio Reno por volta do século III d.C. Os francos foram a organização política mais poderosa da Europa Ocidental após a queda de Roma.

(PUC-RS) Dentre os Reinos Bárbaros, surgidos após as invasões germânicas e o fim do Império Romano, o Reino Franco foi o mais importante porque: os reis francos se converteram ao cristianismo e defenderam o Ocidente contra o avanço dos muçulmanos.

Em 406, a fronteira estabelecida no Reno foi conquistada e ao longo do século V os Visigodos, os Vândalos, os Ostrogodos, os Burgúndios e os Francos constituíram os Reinos Germânicos, que estabeleceram as suas posições através da conquista de territórios que fizeram parte do decadente Império Romano.

Sem dúvidas, o império mais vasto que o mundo antigo conheceu foi o Mongol, de Gengis Khan e sucessores. Outros impérios, como o Inca, também se estenderam por vastos lugares ao comparar com o famoso Império Romano. O khanato mongol foi “o maior império histórico em termos de território contíguo.

Império Mongol

Em termos de extensão territorial contínua, o Império Mongol foi o maior.

Em 911, Conrado 1º, duque dos francos, foi eleito rei, sucedendo à dinastia dos carolíngios. Ele é considerado o primeiro rei alemão, apesar de o título oficial ter sido "rei franco", mais tarde "rei romano".

Através do voto dos principais duques da região (Francônia, Saxônia, Suábia e Baviera), era escolhido o rei que obteria controle sobre o Reino Germânico. O primeiro rei escolhido foi Henrique I da Saxônia, eleito em 936.

A Germânia era uma vasta região identificada pelos romanos como o território que se estendia do rio Reno às florestas e estepes do que hoje é a Rússia.

A campanha na Península Ibérica ainda rendeu uma grande derrota para as tropas francas, que foram atacadas e derrotadas por forças dos bascos. O território conquistado por Carlos Magno fez de seu reino o maior da Europa em posses territoriais.

Hoje em dia, os nomes alemão e holandês para a França são Frankreich e Frankrijk, respectivamente, ambos significando "Reino dos Francos".

O principal reinado carolíngio foi o de Carlos Magno, caracterizado como uma real tentativa de restaurar um império grandioso tal qual o Império Romano do Ocidente. Carlos Magno reformou a administração do reino e realizou muitas conquistas territoriais.

O termo foi apropriado pelos romanos, que enxergavam como bárbaros todos aqueles que não praticavam a cultura greco-romana. Na história romana, os povos germânicos ficaram muito conhecidos como bárbaros. Esses povos foram fundamentais na crise que colocou fim no Império Romano do Ocidente, no século V.

O processo de entrada dos povos germânicos no Império Romano ocorreu de forma gradual, inicialmente. A nordeste da Península Itálica, as fronteiras do Império Romano tinham como limite os rios Danúbio e Reno. Os povos e tribos que habitavam para além desses rios eram considerados pelos romanos como germanos.

Império Mongol

O Império Mongol foi o maior império em área contígua no mundo, o 2º maior império que existiu após o Império Britânico.

A civilização mesopotâmica é considerada pelos historiadores como um conjunto das mais antigas civilizações. As primeiras formas humanas identificadas na região surgiram por volta do ano 7.000 a.C, no entanto, as primeiras cidades e centros urbanos foram constituídos apenas a partir de 4.000 a.C.

Quais são os maiores impérios da história?

  • Império Romano. É o mais antigo entre os três. ...
  • Império Russo. Teve início no século 16 e terminou com a Revolução Russa em 1917. ...
  • Império Britânico. Foi o maior império descontinuo da história.

o Japão

O último país do mundo que utilizou o termo Império em sua definição como Estado foi o Japão. Mas o chefe de estado japonês continua sendo chamado de imperador, único caso do mundo.

O Império Romano, entre 27 a.C. e 476 d.C., conquistou praticamente todo o mundo antigo conhecido. Seu domínio expandia-se da Península Ibérica (onde estão Portugal e Espanha) até o Oriente Médio.

O exército romano era a força militar mais temível e eficaz do mundo antigo. Um soldado romano se diferenciava de um soldado de outro lugar, pois era muito bem treinado, tinha as melhores armas e as melhores armaduras.

Segundo Tácito, Tibério temia que o povo de Roma soubesse da conspiração contra Germânico, mas sua inveja e temor da popularidade e do crescente poder de seu sobrinho o levaram a matá-lo.

O Império Alemão e Reino da Prússia foram abolidos em 1918. O primeiro na linha de sucessão desde janeiro de 2013 é Carlos Frederico da Prússia, filho mais velho de Jorge Frederico da Prússia, o atual chefe da Casa de Hohenzollern e monarca titular.