Qual foi o rei que prendeu Jeremias?

Perguntado por: iinfante . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

Zedequias

Saiba mais sobre nós. Jeremias é aprisionado por Zedequias — O profeta compra terras para simbolizar o retorno de Israel à sua terra — O Senhor reunirá Israel e fará um convênio eterno com eles.

Zedequias e a família e seguidores passaram a fugir de noite. Alcançados nas planícies desérticas de Jericó, Zedequias foi levado a Nabucodonosor em Ribla. Depois de presenciar a morte dos filhos, Zedequias foi cegado, preso com grilhões de cobre e levado a Babilônia, onde morreu na casa de custódia.

Ele disse que Israel e Judá eram irmãs que tinham-se casado simbolicamente com o Senhor. Israel era infiel ao marido (o Senhor), por isso Ele divorciou-se dela (rejeitou-a).

Zedequias vê as mortes dos filhos e perde a visão pelas mãos de Nabucodonosor.

Baruque escreve as profecias de Jeremias e as lê na casa do Senhor — Joaquim, o rei, queima o livro, e lhe sobrevém o juízo do Senhor — Jeremias dita novamente as profecias e acrescenta muitas outras.

O rei Nabucodonosor mandou Nebuzaradã não fazer mal a Jeremias, mas que cuidasse bem dele e que concedesse qualquer pedido seu. Nebuzaradã, então, deu a Jeremias liberdade para ir a qualquer lugar que quisesse.

Ebede-Meleque disse o seguinte: — Ó rei, meu senhor, o que aqueles homens fizeram está errado. Jogaram Jeremias no poço, e ele na certa vai morrer de fome, pois não há mais comida na cidade. Aí o rei deu ordem para Ebede-Meleque levar trinta homens dali e me tirar do poço antes que eu morresse.

Ezequias

A vida de Ezequias é prolongada em quinze anos — O sol volta dez graus como sinal — Ezequias louva e agradece ao Senhor. 1 Naqueles dias aEzequias adoeceu de uma enfermidade mortal; e veio a ele Isaías, o profeta, filho de Amós, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás.

Depois da morte de Davi, seu filho Salomão subiu ao trono, com apenas 20 anos de idade, ungido rei pelo sumo-sacerdote. Apesar de sua juventude, era um sábio conhecido e respeitado em todo o reino. Diz a Bíblia que “seu coração era cheio de sabedoria”.

O Senhor ordenou a Oseias que se casasse, e Oseias escolheu uma mulher chamada Gomer. O Senhor usou esse casamento como símbolo para ensinar aos israelitas a respeito de Seu relacionamento de convênio com eles. Os israelitas foram infiéis ao Senhor porque decidiram adorar deuses falsos.

Quando Deus chamou Jeremias, na hora ele quis “dar linha e sair fora dessa fria”. Mas, não teve jeito. Jeremias disse: “Ah, Senhor, eu não sei falar, eu sou jovem.” Na hora, o Senhor disse pra ele: “Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo”.

O contexto histórico de Lamentações, de Jeremias, é a destruição de Jerusalém em 586 a.C., por Nabucodonosor, rei da Babilônia, e o descumprimento da aliança com Deus por parte do seu povo.

Introdução. Durante o reinado do rei Josias, Deus chamou Jeremias, explicou a ele que havia sido preordenado a ser profeta para as nações do mundo e pregar arrependimento ao reino de Judá, ao sul. O povo havia rejeitado o Senhor e estava adorando a outros deuses.

Ele deveria fazer contato com o homem que viria a Damasco e o qual Deus pretendia usar para levar o evangelho aos gentios. O Senhor falou com Ananias em uma visão e o capacitou de forma que pudesse impor as mãos sobre um homem cego que precisava recuperar a sua visão.

Zedequias Zedequias (ou Sedecias ou Matanias) foi o 20° e último rei de Judá. Em 586 a.C., os babilônios, sob o rei Nabucodonosor II capturaram Jerusalém, destruíram o templo de Salomão, puseram um fim à dinastia davídica e levaram o povo cativo.

Saulo abriu os olhos, mas não conseguiu enxergar coisa alguma. Os homens que o acompanhavam ficaram pasmos com a visão do clarão e a voz de Deus, levantaram Saulo e o conduziram até a cidade de Damasco, onde passou três dias sem enxergar.

Ele advertiu que os falsos profetas poderiam ensinar o contrário, mas o cativeiro sem dúvida aconteceria. Jeremias disse ao rei Zedequias que se ele e o povo se submetessem humildemente ao “jugo” da Babilônia, não seriam destruídos.

Ele foi aprisionado em Jerusalém (ver Jeremias 37:15; 1 Néfi 7:14), e “após a queda de Jerusalém (cerca de 586 a.C.), os Judeus que fugiram para o Egito levaram consigo Jeremias (Jeremias 43:5–6) onde, diz a tradição, foi morto apedrejado” (Guia para Estudo das Escrituras, “Jeremias”; scriptures.LDS.org).

A história mostra que através dos séculos várias pessoas têm tentado destruir a Palavra de Deus. No inicio do sexto século a.C., uma pessoa que literalmente “destruiu” a Palavra de Deus e por isso pagou severamente pela sua arrogância, foi o Jeoaquim, rei de Judá.

Jeremias é aprisionado por Zedequias — O profeta compra terras para simbolizar o retorno de Israel à sua terra — O Senhor reunirá Israel e fará um convênio eterno com eles.