Qual foi o recorde de beber água?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

É o caso da britânica Sasha Kennedy, de 26 anos, que bebe, por dia, até 25 litros do líquido composto por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio.

Como calcular a quantidade de água por dia?

IdadeQuantidade recomendada por kg
Até os 17 anos40 ml
18 aos 55 anos35 ml
55 aos 6530 ml
66+25 ml

O Ministério da Saúde recomenda 2,5 l de água ao dia, o que equivale a um copo de 200ml por hora. E, no caso de gastos calóricos maiores, como na prática esportiva, essa quantidade a ser ingerida, deve ser aumentada.

Beber tudo de uma só vez
Pode parecer estranho, mas ingerir a quantidade de líquido necessária no dia de uma só vez é um erro e pode trazer sérias consequências à saúde. Ao bebermos muita água num curto espaço de tempo, podemos levar nosso corpo à hiponatremia.

Portanto, como podemos ver, as necessidades de água podem variar não só de indivíduo para indivíduo, como também de um dia para o outro. A famosa recomendação de 2 a 3 litros por dia (ou 30 a 40 ml por quilo de peso) pode ser suficiente para alguns casos, mas com certeza será insuficiente em muitas situações.

O estudo, feito com 600 mil pessoas, estimou que os indivíduos que consomem entre 10 e 15 drinques alcoólicos por semana podem ter a vida encurtada em um a dois anos. Quem passa desse ponto e consome mais de 18 drinques por semana pode ter quatro a cinco anos a menos de vida.

Nesse sentido, no ranking mundial de consumo de água – de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), os líderes são os Estados Unidos, que consomem, em média anual, 575 l/hab (litros por habitante).

Não. É claro que pessoas com certas condições, como cálculos renais ou a doença renal policística autossômica dominante, mais rara, podem se beneficiar fazendo um esforço para beber um pouco mais de água do que a sede lhes diria, disse Topf.

Segundo estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS), a quantidade de água que o ser humano precisa para viver com conforto e saúde é de 110 litros por dia. Apenas 2,5% da água do planeta é doce e própria para o uso.

"A água deve ser ingerida, principalmente no verão, de 2 em 2 horas, no mínimo 2 litros por dia. Isso equivale a 300ml aproximadamente a cada intervalo de tempo", detalha a nutricionista Tatiana Seabra.

São 35 ml diários para cada quilo que temos. Ou seja, uma pessoa de 60 kg deve fazer a conta 60 kg x 35 ml e descobrir que a recomendação é de 2,1 litros por dia. Já para uma pessoa de 100 kg são aconselháveis 3,5 litros diários.

A ingestão de água, além de ajudar em uma noite tranquila de sono, é uma das melhores formas de recuperar nutrientes e minerais no corpo. Durante o sono, a água presente no corpo lubrifica os músculos e articulações, beneficiando os hormônios e aumentando seu nível de energia.

O ideal é que você espace a ingestão de água em, no mínimo, 30 minutos antes e 30 minutos após cada refeição. E, para diminuir a necessidade de beber líquido ao comer, é importante adotar o hábito de se hidratar durante todo o dia, já que a hora das refeições é o pior momento para matar a sede.

Nada de exageros
Também é possível fazer um cálculo simples: "um adulto saudável pode tomar cerca de 35 ml de água por quilo de peso. Por exemplo, um indivíduo de 70 kg deveria ingerir 2450 ml de água pura por dia", ensinou a nutróloga.

Facilita a digestão
Importante pontuar que o consumo de água deve ocorrer até 30 minutos antes da sua refeição, ok? Desse modo, ele não afeta o ritmo de digestão e assegura uma melhor absorção dos nutrientes.

A verdade é que exageros de um modo geral não são saudáveis, inclusive o de água que pode levar a uma condição conhecida como hiponatremia, ou intoxicação por água, que derruba os níveis de sódio no sangue trazendo complicações para a saúde.

O grande problema, no entanto, seria determinar o que é “beber água em excesso”. De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, o rim é capaz de filtrar entre 800 ml e 1.000 ml de água a cada hora e ingerir quantidades muito acima disso pode causar problemas à saúde.

É preciso que a pessoa tome, pelo menos, uns seis a sete litros de água por dia”, afirma Mion. Em casos muito específicos, a ingestão de água necessária deve ser orientada pelo médico, já que alguns pacientes apresentam limitação no consumo.