Qual foi o propósito de Ester na Bíblia?

Perguntado por: ateixeira9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

Ester é uma das mulheres mais importantes de toda a história bíblica. Ela se tornou rainha da Pérsia e foi usada por Deus para salvar todo o povo hebreu. Ela era judia, foi criada por seu primo Mordecai na Pérsia, já que era órfã.

O livro de Ester traz um exemplo excelente do poder e da influência para o bem que uma pessoa pode exercer. Na condição de judia exilada na Pérsia, Ester chegou à alta posição de rainha da Pérsia e depois se viu diante da possibilidade de ser executada juntamente com o restante de seu povo.

16 Vai, ajunta todos os judeus que se acharem em Susã, e ajejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas moças também assim jejuaremos; e assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; e se perecer, pereci.

A oração de Ester
Ela orou ao Senhor, o Deus de Israel, dizendo: 28[11] «Ó meu Senhor, nosso Rei, tu és o único Deus. Salva-me, pois estou sozinha; tu és a minha única ajuda e estou prestes a arriscar a minha vida.

Ester acreditava que Deus a ajudaria, e Ele ajudou — o rei poupou os judeus. Quando você precisar defender suas crenças, Deus vai ajudá-lo também.

Ela era amável. Todos que a conheciam ficavam com boa impressão dela (Ester 2:15). Sua atitude era amigável e ela se dava bem com outras pessoas. Havia muitas mulheres bonitas competindo pelo lugar de rainha mas foi a atitude de Ester que a destacou de todas as outras.

Durante a segunda festa, Ester decidiu agir com a ajuda de Deus. Deus deu a ela as palavras de que ela precisava para implorar por sua vida e a de seu povo. Ester acusou Hamã de arquitetar a conspiração e o rei saiu furioso. Hamã percebeu que sua própria vida estava em perigo.

Ester era uma moça judia criada por Mordecai, e que se torna rainha ao se casar com o rei Assuero. Hamã (primeiro minitro do reino) faz um plano para matar todos os judeus e chega a contruir no quintal de sua própria casa uma forca para matar Mordecai.

Mesmo que seja a metade do reino, será concedido a você. 7 E Ester respondeu: Este é o meu pedido e o meu desejo: 8 Se o rei tem consideração por mim e se lhe agrada atender e conceder o meu pedido, que o rei e Hamã venham amanhã ao banquete que lhes prepararei.

O propósito principal do livro de Ester é explicar a origem da Festa de Purim e estabelecê-la como um memorial oficial do grande livramento que Deus concedeu ao povo judeu durante o período em que tiveram sob o domínio persa.

Mardoqueu, porém, novamente mandou avisar Ester do perigo que corriam. Ester, temendo pela morte de seu pai e sua gente, jejuou, rezou e pediu a Deus a graça de conseguir o favor do rei para salvar seu povo. E assim aconteceu: Ester denunciou Amã e o rei foi favorável ao povo judeu, livrando-o de um fim trágico.

Ester é uma das mulheres mais importantes de toda a história bíblica. Ela se tornou rainha da Pérsia e foi usada por Deus para salvar todo o povo hebreu. Ela era judia, foi criada por seu primo Mordecai na Pérsia, já que era órfã. Nessa época, a nação de Israel estava sob exílio no reino persa.

Ela decidiu invocar um poder maior do que o poder do rei: ela decidiu pedir ajuda a Deus. Pediu às suas moças e aos judeus da terra que jejuassem com ela. Depois de três dias de jejum, ela foi até o rei e… …“alcançou ela graça aos seus olhos” (Ester 5:2).

Em outras palavras, Ester deveria passar seis meses pela morte e seis meses pela ressurreição. Hoje, todos os filhos de Deus são “Ester”.