Qual foi o propósito de Ana na Bíblia?

Perguntado por: osilveira . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Ana era uma das esposas de Elcana, a que ele mais amava. A outra era Penina a que gerava filhos (I Samuel 1.1,2). No costume da época era permitido ao marido ter uma segunda esposa caso a primeira fosse estéril. O objetivo era garantir a descendência dele.

Uma última lição que aprendemos com a oração de Ana é que ela é uma oração postulante. Quando Eli soube que Ana não estava embriagada, antes, estava orando, ele expressou um desejo: “Vá em paz, e que o Deus de Israel lhe conceda o que você pediu” (1Samuel 1:17).

Ana ora pedindo um filho e faz voto de entregá-lo ao Senhor — Eli, o sacerdote, a abençoa — Nasce Samuel — Ana o entrega ao Senhor.

Então orou Ana, e disse: O meu coração exulta ao SENHOR, o meu poder está exaltado no SENHOR; a minha boca se dilatou sobre os meus inimigos, porquanto me alegro na tua salvação. Não há santo como o Senhor; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus.

No dia em que Elcana oferecia o seu sacrifício, ele dava porções deste a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos e filhas. A Ana, porém, dava uma porção dobrada, porque ele a amava, mesmo que o SENHOR a tivesse deixado estéril.

Penina foi uma das esposas de Elcana, e sentia ciúmes de Ana (ela era mais amada e recebia melhores mimos do marido). Caso fosse definida em um linguajar grosseiro poderíamos dizer que Penina foi o nome de uma mulher “mal-amada”.

Consta que ela foi a esposa preferida de Elcana, era mais amada e recebia melhores mimos dele. Os dois, Ana e Elcana foram pais de Samuel - o último dos juízes e o primeiro dos profetas da história de Israel e a história deles está contada na bíblia, datando de aproximadamente 1095 AC..

O significado de seu nome é “cheia da graça” ou “graciosa”. Ana era uma das esposas de Elcana e era estéril. A outra esposa, Penina, dava filhos ao marido, o que deixava Ana entristecida. Apesar disso, ela se mantinha em oração, sempre com fé em Deus.

O grande sofrimento de Ana era por não entender o propósito de Deus . Quando Ana decidiu renunciar tudo que mais queria , quando ela fez um pacto com Deus tão forte que prometeu dar o seu filho no templo se conseguisse engravidar.

A oração nos dá respostas.
Orar e ouvir as respostas que você recebe de Deus pode ajudá-lo a entender melhor seu propósito na vida. Deus vai ajudá-lo a entender por que você está aqui e o que pode fazer para voltar a viver com Ele depois desta vida.

Descrição. A aflição de Ana era tão grande, que ela se derramou em lágrimas diante de Deus e Lhe fez uma oração desesperada, para que Ele mudasse sua situação. Graças à oração, Deus mudou não somente a amargurada vida de Ana, como até mesmo mudou a vida de um povo derrotado.

Aparta de ti o teu vinho. 15 Mas Ana respondeu: Não, Senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; não bebi vinho nem bebida forte, porém derramei a minha alma perante o Senhor. 16 Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial; porque da multidão dos meus cuidados e do meu desgosto tenho falado até agora.

Mas a história de Ana e Penina, no entanto, não se trata de uma teologia do triunfalismo; onde o humilhado é exaltado. Essa história simplesmente trata sobre como Deus escolhe os mais improváveis para cumprir o seu propósito soberano.

A principal causa da aflição de Ana era por não ter filhos, muitas vezes ficando se perguntando quanto tempo Ana orou e esperou para ter um filho, a verdade é que não sabemos se foi 1, 2, 3,10 ou 19 anos, algumas fontes judaicas até acreditam que ela orou e esperou por 19 anos.