Qual foi o profeta que orou e o sol parou?

Perguntado por: llopes . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

12 Então Josué falou ao Senhor, no dia em que o Senhor deu os amorreus na mão dos filhos de Israel, e disse aos olhos dos israelitas: aSol, detém-te em Gibeom, e tu, lua, no vale de Aijalom. 13 E o asol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos.

“No dia em que o Senhor entregou os amorreus aos israelitas, Josué exclamou ao Senhor, na presença de Israel: Sol, pare sobre Gibeom! E você, ó lua, sobre o vale de Aijalom!” (Js 10.12). De acordo com as Escrituras, essa foi a determinação de Josué durante um contexto de guerra.

3 de maio de 2022. INTRODUÇÃO: Esse texto mostra um período em que Josué estava vindo de uma sequência de vitórias contra seus inimigos.

Josué orou e o sol parou porque Deus atendeu a oração de Josué.

4 Orei ao Senhor, o meu Deus, e confessei: Ó Senhor, Deus grande e temível, que manténs a tua aliança de amor com todos aqueles que te amam e obedecem aos teus mandamentos, 5 nós temos cometido pecado e somos culpados. Temos sido ímpios e rebeldes, e nos afastamos dos teus mandamentos e das tuas leis.

Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, fique, hoje, sabido que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo e que, segundo a tua palavra, fiz todas estas coisas” (1 Reis 18.36).

O trecho do Livro de Josué (10:12-14) é o seguinte: "Então Josué falou ao Senhor, no dia em que o Senhor entregou os amorreus na mão dos filhos de Israel, e disse na presença de Israel: Sol, detém-se sobre Gibeão, e tu, Lua, sobre o Vale de Aijalom.

(I Crônicas 4.9-10) Jabes foi o homem mais respeitado de sua família. Sua mãe lhe deu o nome de Jabes, dizendo: "Com muitas dores o dei à luz". Jabes orou ao Deus de Israel: "Ah, abençoa-me e aumenta as minhas terras.

De costas para o mundo
“Quando Ezequias recebeu a notícia, fez algo surpreendente: virou o rosto para a parede, chorou, orou, abriu o coração para o Altíssimo. Tudo isso tem um sentido.

O personagem bíblico Daniel orava 3 vezes ao dia (Daniel 6:10). Na realidade o ponto em questão não é quantas vezes oramos, mas sim, se vivemos diante da presença de Deus em comunicação aberta com Ele. José, Moisés, Daniel são alguns exemplos de pessoas que tinham a percepção da presença de Deus.

15 E Ezequias orou ao Senhor: Senhor, Deus de Israel, que reinas em teu trono, entre os querubins, só tu és Deus sobre todos os reinos da terra. Tu criaste os céus e a terra. 16 Dá ouvidos, Senhor, e vê; ouve as palavras que Senaqueribe enviou para insultar o Deus vivo.

Diga que esta lição é sobre Josué, o profeta que liderou os filhos de Israel na conquista da terra prometida. Quando chamou Josué para ser um profeta, o Senhor deu-lhe o conselho: “Esforça-te e tem bom ânimo (…)”.

Por meio da imposição das mãos de Moisés, Josué foi revestido de toda autoridade e sabedoria. Após a morte do profeta, foi ele o responsável por introduzir o povo de Deus na terra prometida (cf. Deuteronômio 31,23). A partir daí Josué liderou vários combates militares e se sobressaiu como um ótimo estrategista.

Ele recebeu a promessa de que pisaria na Terra Prometida (Canaã), quando tinha 40 anos. Calebe e Josué foram os únicos espias que acreditaram que aquela terra pudesse ser conquistada - uma terra habitada por homens gigantes e bem armados. Os hebreus não tinham armamentos para enfrentá-los.

O profeta Elias orou e durante três anos e meio não choveu. Após esse período, orou novamente, e voltou a chover. Se formos ao relato de 1 Reis capítulos 17 a 19, não encontraremos relata a oração de Elias.

Elias foi um profeta do Velho Testamento que ministrou ao reino setentrional de Israel por volta de 900 a.C. Um relato de sua vida encontra-se em I Reis 17–II Reis 2. Ele possuía as chaves do poder selador do sacerdócio pelas quais as ordenanças de salvação se tornam válidas na Terra e no céu.

Deus dá a notícia a Josué da morte de Moisés. Josué se abala mas olha para o céu com muita coragem e determinação. Deus dá a ordem para Josué e seu povo passarem pelo rio Jordão e conquistar Israel. Deus diz que nunca desamparará Josué e que fará o povo herdar a terra que prometeu dar aos pais de Josué.

13 Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia. 14 Agora vim, para fazer-te entender o que há de acontecer ao teu povo nos derradeiros dias; porque a visão é ainda para muitos dias.

21 dias

Daniel estivera jejuando e orando durante semanas sem receber nenhuma resposta. Depois de 21 dias, teve uma visão de um ser angelical, que lhe disse que desde o primeiro dia suas orações foram ouvidas.