Qual foi o produto explorado inicialmente pelos portugueses?

Perguntado por: elancastre . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

O pau-brasil foi o primeiro item explorado pelos portugueses com base no seu valor mercantil. Para isso, instalaram feitorias e contrataram o trabalho dos indígenas.

Em 1502, tem início a exploração do pau-brasil, pelos colonizadores portugueses, a primeira riqueza explorada pelos europeus em terras brasileiras. A mercadoria, usada para fabricar tin- turas, teve grande aceitação no mercado econômico da Europa.

O pau-brasil foi o primeiro produto explorado pelos portugueses quando chegaram às novas terras. Até 1530, o pau-brasil foi o único produto retirado da nova colônia.

O Brasil foi responsável pelo fornecimento de matérias-primas em diferentes períodos: pau-brasil, cana-de-açúcar, mineração, café.

Os anos iniciais da colonização portuguesa, conhecidos como Período Pré-colonial, foram pautados pela exploração do pau-brasil e do trabalho indígena a partir do escambo.

Especiarias como canela, cravo, gengibre, pimenta e noz-moscada, que eram usadas na alimentação, na conservação de alimentos e na produção de remédios e perfumes. Esses produtos eram muito cobiçados pelos europeus, pois seu comércio rendia muito dinheiro.

A primeira atividade econômica desenvolvida no país foi, ainda no Brasil colônia, a extração e comercialização de paú-brasil, árvore utilizada para fabricação de móveis, extração de tinta, etc. Com o tempo, as atividade econômicas ampliaram e se complexificaram no país.

Com as explorações, a economia portuguesa buscava obter, principalmente, especiarias e ouro. Na questão geográfica, podemos mencionar que todo o litoral português era voltado para o oceano Atlântico e a posição geográfica do país colocava-o próximo de correntes marítimas importantes, tornando a navegação mais fácil.

Do reino e das ilhas, os colonos e os navegadores portugueses trouxeram, além da cana-de-açúcar e da videira, outras fruteiras (limoeiros, laranjeiras, cidreiras, figueiras, romãzeiras) e as hortaliças (alfaces, couves, repolhos, nabos, cenouras, pepinos, espinafres, cebolas, alhos, mostardas, tomates, gengibres, ...

No ano de 1530, apesar do lucro com o pau-brasil, os portugueses começaram a formar as primeiras lavouras de cana-de-açúcar no Brasil. No ano de 1530, os portugueses começaram a finalmente se fixar em terras brasileiras.

O pau-brasil (Caesalpinia echinata Lam) é uma árvore de porte bastante variado, que pode alcançar até 30 metros de altura. Seu tronco é provido de acúleos, assim como os ramos e os frutos. A casca tem coloração pardo-acinzentada ou pardo-rosada.

cana

A cana foi o primeiro produto de cultivo em larga escala na história agrícola do Brasil, implantada no país pelos portugueses no período colonial principalmente com o sistema de plantations na região Nordeste.

Essa árvore foi explorada pelos portugueses principalmente pela resina presente na sua madeira, que permitia a produção de corantes usados para tingir tecidos. O termo brasil é oriundo de uma palavra latina que significa “cor de brasa”.

Quando chegaram em terras brasileiras, os portugueses não iniciaram a extração do pau-brasil. De fato, isso só foi acontecer no ano seguinte, quando Américo Vespúcio, acompanhando a expedição de Gaspar de Lemos, constatou a existência da espécie.

A primeira e principal atividade econômica desenvolvida no Brasil durante o Período Pré-Colonial foi a extração do pau-brasil, madeira avermelhada que servia para a fabricação de tintas e móveis.

Açúcar: o açúcar foi o produto mais importante produzido no Brasil durante parte do século XVI e durante todo o XVII.

O segundo de explorado do Brasil foi a cana-de-açucar.

A chegada dos portugueses se deu em 1500, mas medidas efetivas de colonização do território foram desenvolvidas apenas a partir da década de 1530. As principais — mas não únicas — atividades econômicas aqui desenvolvidas foram a exploração do pau-brasil, a produção do açúcar e a extração de ouro.