Qual foi o principal ponto positivo do darwinismo?

Perguntado por: alessa . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 5 votos

O principal ponto positivo do darwinismo consiste na explicação da evolução através da seleção natural. Charles Darwin (1809-1882) foi um naturista inglês que desenvolveu a teoria evolutiva da seleção natural. Onde se afirma que a sobrevivência das espécies se relaciona com a seleção natural.

Percebe-se, portanto, que a ligação entre a teoria de Darwin e a gênese do Positivismo Criminológico é incontestavelmente visível, tendo em vista que o Darwinismo apoiava-se na hipótese de seleção natural, enquanto o pensamento positivista idealiza que o homem é produto de seu meio social.

O grande problema do darwinismo é sua pretensão de explicar a existência de todas as formas de vida através de um mecanismo cego como a seleção natural e sua conseqüente negação de toda teleologia rumo um transcendente.

Introdução. O principal nome do pensamento evolutivo foi Charles Darwin, que estabeleceu a lei da Seleção Natural. No entanto, devido ao pouco estudo no campo da genética, Darwin não conseguiu explicar como as características dos indivíduos eram passadas adiante.

Darwinismo é o conjunto dos estudos e teorias relativas à evolução das espécies, desenvolvidos pelo naturalista inglês Charles Darwin (1808-1882). A teoria da evolução defende que todas as espécies descendem de ancestrais comuns que ao longo do tempo geológico foram sofrendo alterações.

Na verdade, a contribuição de Darwin para o desenvolvimento do conhecimento humano vai muito além da teoria evolutiva: ele foi pioneiro na geologia, criando teorias importantes para o surgimento de ilhas oceânicas e explicações corretas para os mecanismos que geram os movimentos ascendentes da cordilheira dos Andes.

Alguns pesquisadores já falavam sobre uma possível evolução das espécies, mas Darwin foi o primeiro a oferecer provas científicas e explicar o mecanismo que a torna possível: a seleção natural. Por causa disso, ele se tornou um dos pensadores e cientistas mais importantes da história.

O Darwinismo Social prega uma ideia de hierarquia entre as sociedades. Desse modo, seria possível falar que determinada sociedade é superior a outra. Essa hierarquização estaria associada a uma dinâmica competitiva existente entre os indivíduos.

O darwinismo é uma teoria proposta por Charles Darwin baseada nos princípios da seleção natural e da ancestralidade comum. Darwinismo é o nome dado à teoria proposta por Charles Darwin para explicar como ocorre a evolução das espécies.

Podemos dizer que uma das consequências da doutrina do Darwinismo Social, elaborada no século XIX, foi: a) o aperfeiçoamento das sociedades democráticas e a evolução tecnológica ocidental. b) as lutas pelos direitos civis e pela “igualdade racial”. c) as políticas de segregação racial do século XX.

Atraente para alguns, porque estimula comportamentos agressivos e apresenta como tolerável o intolerável, o darwinismo social representa, na verdade, um retrocesso na própria evolução civilizacional da espécie humana.

A restrição de religiosos a Darwin acontece porque a teoria do britânico, ao defender a evolução dos seres vivos por meio da seleção natural, prescinde de um criador para explicar a origem das diferentes espécies.

Resposta. Um ponto de fragilidade era o processo de surgimento de variabilidade (mutações).

Essas teorias influenciam negativamente a sociedade atual, acentuando as práticas de racismo. De fato, a cultura no Brasil foi durante séculos moldada para tal. Elas também deram embasamento científico para que grupos vulneráveis ficassem a margem da sociedade.

Uma nova pesquisa comandada por biólogos da Universidade de Bath, no Reino Unido, aponta que Charles Darwin errou em seu entendimento sobre a seleção sexual, que são as características que explicariam o porquê, por exemplo, de pavões machos terem caudas tão extravagantes.