Qual foi o principal objetivo da teoria da comunicação de Roman Jakobson?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 16 votos

Seu principal objetivo era definir o lugar da função poética em relação às demais funções da linguagem. - função expressiva; função conativa; função de representação -, e também os fatores constitutivos do ato de comunicação verbal.

Antes de vermos as funções da linguagem, cabe observarmos os elementos da comunicação, propostos por Roman Jakobson. São eles: emissor, receptor, canal, mensagem, código e referente.

Em síntese, as funções da linguagem são elementos da comunicação. Elas analisam os aspectos envolvidos nessa atividade, buscando identificar qual elemento está em evidência e como ele se manifesta na linguagem do texto. Para cada elemento da comunicação, uma função da linguagem.

  • 2.1 Teoria Hipodérmica. ...
  • 2.2 A Teoria dos Degraus. ...
  • 2.3 A Teoria dos Usos e Gratificações. ...
  • 2.4 Teoria Funcionalista. ...
  • 3.1 Teoria Crítica. ...
  • 3.2 Teoria da Ação Comunicativa. ...
  • 4.1 Teoria da Informação. ...
  • 4.2 Teoria dos Meios com Mensagem.

No processo comunicativo estão presente os elementos da comunicação que são seis: emissor, código, mensagem, canal, receptor e referente.

Foi para sistematizar e explicar a comunicação que o linguista russo Roman Jakobson elaborou seu famoso modelo, no qual operam seis fatores essenciais (chamados de elementos da comunicação) para que a comunicação aconteça: Não pare agora...

O linguista russo Roman Jakobson foi um pensador do século XX que criou as funções da linguagem. Além da função fática existem também: função metalinguística, função referencial, função poética, função apelativa e função emotiva.

Elas são classificadas em seis tipos: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística. Cada uma desempenha um papel relacionado com os elementos presentes na comunicação: emissor, receptor, mensagem, código, canal e contexto.

Emissor ou locutor — quem elabora a mensagem, quem diz. Receptor ou interlocutor — a quem a mensagem é dirigida, por quem ela é captada. Mensagem — texto verbal ou não verbal propriamente dito, é a estrutura textual. Referente ou contexto — o assunto que perpassa o ato comunicativo.

Emotiva, referencial, conativa, fática, metalinguística e poética: São seis as funções da linguagem, sempre inseridas em nossos atos comunicativos.

A função final da comunicação é o de facilitar o processo de tomada de decisões. Por meio da comunicação é fornecida a informação para que indivíduos e grupos possam se juntar, trocar dados e conhecimentos para identificar e avaliar opções alternativas.

Uma função é uma regra que relaciona cada elemento de um conjunto a um único elemento de outro. O primeiro conjunto é chamado de domínio, e o segundo, contradomínio da função. A função determina uma relação entre os elementos de dois conjuntos.

Funções da linguagem são recursos de utilização da linguagem que conseguem deixar mais claras as intenções do emissor ao passar aquela mensagem. Há seis funções: referencial, fática, emotiva, poética, conativa e metalinguística.

Na teoria da comunicação, analisa os aparelhos ideológicos do Estado (AIE) de informação, ou seja, a televisão, o rádio, a imprensa, dentre outros. Pierre Bourdieu (1930-2002) foi um sociólogo francês, importante nos estudos dos fenômenos midiáticos, sobretudo em sua obra “Sobre a Televisão” (1997).

Sabendo o que uma boa comunicação interna pode fazer com sua equipe, vamos falar sobre os 4 princípios da comunicação interna.

  • 1º – DAR VOZ AOS COLABORADORES.
  • 2º – ELIMINAR RUÍDOS.
  • 3º – GERAR AÇÕES DE INTEGRAÇÃO.
  • 4º – FORTALECER A CULTURA ORGANIZACIONAL DA EMPRESA.

A comunicação humana é feita de quatro pilares básicos: forma, plataforma, interação e mensagem, sendo esta última a razão de todo o processo apoiada pelos outras três.

Os elementos presentes na comunicação estão intimamente relacionados com as funções da linguagem. Elas determinam o objetivo e/ou finalidade dos atos comunicativos, sendo classificadas em: Função Referencial: fundamentada no “contexto da comunicação”, a função referencial objetiva informar, referenciar sobre algo.

Quando e como usar cada tipo de comunicação?

  • comunicação verbal;
  • comunicação não-verbal;
  • comunicação escrita;
  • comunicação visual.

Quando consideramos as funções da linguagem descritas por Jakobson nos referimos a: a. A linguagem utilizada para realizar cada uma das situações comunicativas, possuidora de características próprias, adequadas aos propósitos de cada situação.

A teoria da comunicação enfatiza seus aspectos simbólicos e de processo social vistos de duas perspectivas – como troca de informações (a perspectiva da transmissão) e como trabalho feito para conectar e, assim, possibilitar essa troca (a perspectiva ritual).

Teoria Hipodérmica
Uma das primeiras teorias da Comunicação foi desenvolvida nos EUA no início dos anos 1930 e se chamava “Teoria dos Efeitos Ilimitados”, ou Teoria da agulha hipodérmica, ou ainda Teoria da Bala.