Qual foi o primeiro vírus no mundo?

Perguntado por: rconceicao . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.2 / 5 19 votos

Febre amarela: a incrível história do primeiro vírus humano identificado.

Descoberta dos vírus
Os vírus foram descobertos pelos estudos independentes realizados por Dmitri Iwanowski e Martinus Beijerinck, em 1892 e 1898, respectivamente.

Os vírus podem ser encontrados em praticamente todos os locais e infectar qualquer tipo de célula. As doenças causadas por eles são chamadas de viroses e são tratadas com poucas drogas, sendo recomendado normalmente repouso e boa alimentação.

Já o novo coronavírus foi inicialmente observado em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, China. Os doentes tinham em comum o contato prévio com o mercado de Wuhan, conhecido por vender alimentos da cultura local, como animais considerados exóticos para ocidentais.

1892

Os vírus foram descobertos em 1892 por Dimitri Iwanowsky, biólogo russo que trabalhava com uma doença da planta de fumo. Ele percebeu que o agente causador dessa doença devia ser um organismo tão pequeno que não podia ser visto ao microscópio óptico - e atravessava filtros finíssimos.

Os primeiros vírus de computador surgiram como uma necessidade em fazer com que vários programas pudessem ser instalados de uma só vez em diferentes máquinas. Com o tempo, porém, foram ganhando outros usos e hoje podem causar danos significativos a usuários e empresas.

De acordo com os pesquisadores, a primeira bactéria, apelidada de LBCA (Last Bacterial Common Ancestor, ou último ancestral em comum das bactérias), teria vivido há cerca de 3,5 bilhões de anos.

Vírus são pequenos seres parasitas formados por uma cápsula proteica que podem infectar organismos vivos (seres humanos ou animais). O termo vem do Latim virus que significa veneno ou toxina.

Os vírus são capazes de invadir diferentes tipos de células, principalmente bactérias, plantas e animais. No ciclo de reprodução, geralmente os vírus rompem a parede celular, entram, replicam-se e partem para infectar novas células.

Os vírus possuem basicamente duas estruturas: o núcleo (onde encontramos o material genético – DNA ou RNA) e o capsídeo, que é um envoltório de proteínas que protege o material genético.

Os vírus também parecem ser importantes na regulação do nosso sistema imunológico. Em humanos, o vírus da hepatite G pode proteger contra o HIV; enquanto em ratos, o vírus da herpes é conhecido por reduzir doenças autoimunes.

De acordo com um estudo divulgado pela Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America (PNAS), pode existir um vírus “bom” em nosso organismo.

Os vírus são parasitas obrigatórios, o que quer dizer que só sobrevivem se estiverem em um organismo, pois se utilizam das organelas das células do hospedeiro para se reproduzir. O vírus infecta a célula, multiplica-se e a destrói, espalhando suas “cópias” para células sadias, onde o processo se repete.

Os vírus são organismos acelulares que são incapazes de se reproduzirem fora de uma célula. São, basicamente, formados por material genético e envoltos por uma capa proteica. Os vírus são organismos que não possuem células. Os vírus são organismos muito simples que se destacam pela ausência de células.