Qual foi o primeiro Vice-reino?

Perguntado por: icardoso . Última atualização: 3 de junho de 2023
4.9 / 5 13 votos

1535

Na América foi fundado o primeiro vice-reino em 1535: a partir das terras conquistadas por Hernán Cortés no México indo em direção ao norte (EUA), a região passou a ser o Vice-Reino da Nova Espanha, controlado por um vice-rei escolhido pelo Conselho das Índias, fiel ao rei da Espanha.

Os vice-reis deveriam ser, primordialmente, fidalgos com nobreza de nascimento, descendentes das famílias que remontavam à formação de Portugal, nos tempos do primeiro rei, D. Afonso Henriques (1072-1109).

O título vice-rei foi um título honorífico atribuído a alguns Governadores da Índia Portuguesa desde 1505. O primeiro vice-rei da Índia foi D. Francisco de Almeida (1505-1509), nomeado por D.

Os vice-reinados eram as áreas onde os espanhóis conseguiam explorar metais preciosos ou os locais que possuíam áreas de forte comércio. Os locais chamados de vice-reinado eram Nova Espanha, Nova Granada, Peru e Prata.

1535

Na América foi fundado o primeiro vice-reino em 1535: a partir das terras conquistadas por Hernán Cortés no México indo em direção ao norte (EUA), a região passou a ser o Vice-Reino da Nova Espanha, controlado por um vice-rei escolhido pelo Conselho das Índias, fiel ao rei da Espanha.

Marcos de Noronha e Brito

D. Marcos de Noronha e Brito, oitavo conde dos Arcos, (Lisboa, 7 de julho de 1771 – Lisboa, 6 de maio de 1828) foi um nobre e administrador colonial português, último vice-rei do Brasil.

O Vice-Reino do Peru (em espanhol Virreinato del Perú) foi uma divisão administrativa da Espanha na América do Sul, que no momento da sua maior extensão territorial englobava grande parte da própria América do Sul e da América Central.

entre vice-reis e governadores. Qualquer um deles concentrava funções legislativas, administrativas, incluindo a fazenda, e judiciais.” Os autores destacam que a distinção entre esses dois ofícios ficava mais a cargo da “representação do poder”, na qual os vice-reis demonstravam mais prestígio.

Os adelantados, pelo contrário, eram conquistadores, militares em essência, surgidos como avançada do poder real na luta contra os mouros. As vantagens perseguidas, se econômicas, eram mais derivadas do saque inicial e do posterior governo sobre aqueles que, sim, iriam produzir.

Vice-reinos eram as grandes unidades territoriais da América hispânica. A administração cabia aos vice-reis (indicados pelos reis), que atuavam como autoridades máximas, embora subordinados à Coroa. Os cabildos eram os conselhos das unidades menores, as vilas e os municípios, administradas pelas elites locais.

O vice-rei atuava como o alter-ego do rei e concentrava poderes políticos, religiosos, jurídicos, econômicos e militares, devido a ser investido com os poderes de Presidente da Real Audiência, Governador e Capitão Geral, além de ser superintendente da Fazenda Real e vice-patrono eclesiástico.

O município de Nova Granada localiza-se na região Noroeste do Estado. Em situação privilegiada em termos de acessibilidade, encontra-se a 487Km da capital, São Paulo e a 30Km de São José do Rio Preto. O acesso a Nova Granada se dá pela Rodovia Transbrasiliana - BR 153.

Vice-Reino da Nova Granada: incluía grande parte do que hoje é a Colômbia, Venezuela, Equador e Panamá. Vice-Reino da Guatemala: englobava partes da América Central, mas era menor em extensão do que a Capitania Geral de Guatemala.

Os criollos eram a elite americana descendente de espanhóis, excluída dos altos cargos dirigentes, embora constituíssem a classe dos grandes proprietários de terras, dos arrendatários de minas, dos comerciantes e dos pecuaristas.

Inicialmente, as possessões espanholas foram divididas em quatro grandes Vice-reinados: Nova Espanha (MEX), Nova Granada (COL/EC), Peru (PERU/BOL) e Rio da Prata (PAR/URU/ARG).

As haciendas na América Hispânica funcionavam como grandes propriedades de terras que cultivavam monoculturas e utilizavam o trabalho escravo.

Antonio de Mendoza y Pacheco

Antonio de Mendoza y Pacheco – Primeiro Vice-rei da Nova Espanha, autor desconhecido, s.d..

A função principal dos vice-reis era exercer o poder executivo nas colônias americanas em nome do monarca. Eles tinham autoridade para tomar decisões políticas, administrativas e militares, e eram responsáveis por garantir o cumprimento das leis e a manutenção da ordem nas colônias.

Em termos políticos, o vice-reinado era composto por vários reinos, capitanias gerais e senhorios, organizados hierarquicamente sob a autoridade do vice-rei, que era a mais alta autoridade no vice-reinado e obedecia às ordens que dava o rei da península Ibérica.

O Marechal Deodoro da Fonseca foi o primeiro presidente do Brasil, governando 1 ano e 3 meses no "Governo Provisório" e 9 meses como presidente eleito pela Assembleia Nacional Constituinte em 25 de fevereiro de 1891, ainda na chamada "República da Espada".