Qual foi o primeiro tsunami do mundo?

Perguntado por: iperes . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

Estima-se que teria ocorrido entre 1650 e 1600 a.C. uma violenta erupção vulcânica na ilha grega de Santorini. Este fenómeno devastador levou à formação de um tsunâmi cuja altura máxima teria oscilado entre os 100 e os 150 metros.

De acordo com o banco de dados de tsunamis, o mais devastador da história, levando em conta o alto número de mortes, foi o ocorrido na costa norte da ilha de Sumatra, na Indonésia, em 26 de dezembro de 2004. Especificamente, este tsunami matou mais pessoas do que qualquer outro tsunami registrado na história.

Tsunâmis são uma ocorrência frequente no Oceano Pacífico: aproximadamente 195 eventos desse tipo já foram registrados.

Especialistas dizem que a possibilidade de um tsunami é remota, mas o Brasil já registrou um tsunami no passado. Um dos estudos mais recentes, realizado em 2020 pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), afirma que o Brasil já foi atingido por um tsunami em 1755.

100 m/s

Assim, a velocidade do tsunami variou entre 100 m/s nas regiões mais rasas e 200 m/s, nas regiões mais profundas.

Características deste fenômeno
Tipicamente, cerca de dez minutos antes de um tsunami, o mar recua da costa, expondo parte do leito marinho.

Hoje existem duas maneiras de saber se um tsunami foi gerado antes de atingir a costa – as bóias DART da NOAA e as observações da ionosfera GNSS. Há um número limitado de bóias e elas são muito caras, então sistemas como o GUARDIAN têm o potencial de complementar os sistemas de alerta atuais.

Os tsunamis, ao se propagarem no oceano possuem comprimento da ordem de 150 a 200 km de extensão e apenas 1 metro de altura. Em alto mar eles são quase imperceptíveis.

O Brasil não apresenta as condições necessárias para a ocorrência dessas tempestades tropicais. As águas oceânicas não demonstram temperaturas superiores a 26ºC.

Indonésia
Por mais que o Japão tenha a maior concentração de sismos, o país com a maior quantidade de terremotos é a Indonésia.

Lista dos maiores furacões que já ocorreram

  • Furacão Katrina: ocorreu em 2005, na costa leste dos Estados Unidos, com categoria 3.
  • Furacão Irma: ocorreu em 2017, na costa leste dos Estados Unidos, com categoria 5.
  • Furacão Michael: ocorreu em 2018, na costa leste dos Estados Unidos, com categoria 4.

O novo recorde foi para a onda de 86 pés, ou 26,21 metros de altura, que o alemão surfou no dia 29/10/2020 na Praia do Norte, em Nazaré, Portugal.

  • Terremoto de Ashgabaqt, União Soviética, em 1948: até 110 mil mortos.
  • Terremotos na Turquia na fronteira com a Síria, em 2023: ao menos 36 mil mortos.
  • Terremoto de Erzincan, Turquia, em 1939: 33 mil mortos.
  • Deslizamento de Khait, União Soviética, em 1949: 28 mil mortos.
  • Terremoto na Armênia, em 1988: mais de 25 mil mortos.

Antes de um tsunami que se aproxima, a água se retira. Isto pode ser observado particularmente claramente em praias rasas e ocorre cerca de 5 a 10 minutos antes da chegada da primeira onda de maré.

Pelo menos 1,4 mil pessoas perderam a vida quando as ondas atingiram a vila de pescadores.

Um total de 143 tsunamis desde 684 já mataram 130.974 pessoas no Japão. Os tsunamis, portanto, ocorrem com relativa freqüência aqui. O maior tsunami já registrado no Japão atingiu uma altura de 90 metros.

Os tsunamis são ondas gigantes que se formam nos oceanos em decorrência de abalos sísmicos, e outros fatores associados ao tectonismo, bem como por causas externas, como queda de meteoritos. Essas ondas se deslocam em alta velocidade e têm comprimento entre 100 km e 500 km.

O maremoto foi causado por uma subducção que desencadeou uma série de tsunâmis devastadores ao longo das costas da maioria dos continentes banhados pelo Oceano Índico, o que causou a morte de estimadas 227 898 pessoas em 14 países diferentes e inundou comunidades costeiras com ondas de até 30 metros de altura.

No entanto, em algumas definições, os maremotos são designados como qualquer movimentação anômala do mar proveniente de um terremoto, ou até de um terremoto no ambiente oceânico, enquanto os tsunamis seriam as ondas provocadas por um maremoto.