Qual foi o primeiro químico?

Perguntado por: equeiroz5 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 2 votos

Antoine Laurent Lavoisier

Lavoisier é considerado o pai da química moderna porque fez descobertas fundamentais baseadas em observações detalhadas e planejamento preciso de experimentos. Antoine Laurent Lavoisier nasceu em Paris em 26 de agosto de 1743. Era filho de um rico advogado e, por isso, foi bem educado.

Ele começa pelos filósofos gregos, passa por alquimistas da Antiguidade, por teorias surgidas no Renascimento, até chegar à visão mecanicista de grandes cientistas que conseguem formular os princípios da ciência, chegando até a química moderna.

No dia do químico, conheça alguns dos maiores da História

  • PARACELSO (1493- 1541)
  • JAN BAPTIST VAN HELMONT (1579- 1644)
  • ROBERT BOYLE (1627-1691)
  • GEORG ERNST STAHL (1659-1734)
  • ANTOINE LAVOISIER (1743-1794)
  • JOHN DALTON (1766-1844)
  • DIMITRI MENDELEEV (1834-1907)

Talvez o químico mais famoso de todos: Dmitri Mendeleev
O trabalho de Dmitri Mendeleev (1834-1907) é algo que todos nós vimos em nossas vidas e ainda é o símbolo mais icônico da química: a tabela periódica.

As contribuições de Vicente Coelho de Seabra Silva Telles (1764-1804), o primeiro químico moderno brasileiro, são tema de um capítulo, que se refere inicialmente à sua primeira obra, Dissertação sobre a fermentação (1787).

Lavoisier

Lavoisier é considerado o pai da química moderna porque foi ele quem descobriu que a água é uma substância composta, formada por dois átomos de hidrogénio e um de oxigénio: H2O.

Lavoisier é considerado um dos pais da Química Moderna. É reconhecido por ter enunciado o Princípio da conservação da matéria. Descobriu a estrutura da água (H2O), de modo que identificou as características e batizou o Oxigênio.

Tales de Mileto

Tales de Mileto (c. 624 — c. 546 a.C.) é considerado o primeiro cientista — lembrando que o termo “cientista” só foi inventado no século XVII.

A química surge no século XVII a partir dos estudos de alquimia populares entre muitos dos cientistas da época. Considera-se que os princípios básicos da química foi vista pela primeira vez na obra do cientista irlandês Robert Boyle: The Sceptical Chymist.

A Química surge com a evolução da racionalidade cientifica ocidental e tem sua origem na alquimia. A alquimia como “pré-ciência” que estuda a transformação sabidamente ao longo de quinze séculos, se sujeita aos seus próprios princípios e “se transforma” para a ciência química.

Ao longo de sua vida, Kolbe sintetizou inúmeros compostos orgânicos partindo de inorgânicos e passou a ser considerado o pai da Química Orgânica moderna.

Dois anos depois em 1650 a Universidade de Leyden nos Países Baixos montou o primeiro laboratório de química. Em 1661 – O Inglês Robert Boyle descreve em The Sceptical Chemist todos os elementos químicos conhecidos até então.

Robert Boyle nasceu no castelo de Lismore, Irlanda, em 1627. Visto que era de família rica, pôde se dedicar tranquilamente aos estudos. Ele foi chamado por alguns de pai da Química, sendo responsabilizado por transformar a alquimia em Química, pois ele introduziu o “método científico”.

Químicos brasileiros, padrão internacional

  • Fernando Galembeck, professor da Unicamp, especialista em nanotecnologia.
  • Vanderlan Bolzani, professora da Unesp, especialista em química de produtos naturais.
  • Jairton Dupont, professor da UFRGS, especialista em química verde.

Isaac Newton

Isaac Newton é reconhecido como um dos grandes cientistas da história da humanidade, deixando contribuições expressivas em campos do conhecimento como a matemática, astronomia e física. Foi professor na Trinity College, em Cambridge.

Dmitri Mendeleiev (1834-1907), em 1869, estando na Rússia, teve a mesma ideia que Meyer, que realizava seus estudos na Alemanha. Ele, de forma mais meticulosa, organizou um quadro periódico, onde os 63 elementos químicos conhecidos estavam dispostos em colunas com base em suas massas atômicas.

Pode-se afirmar que a aventura da química começa, no Brasil, com a criação do Laboratório Químico-Prático do Rio de Janeiro (1812-1819) cujo propósito era o desenvolvimento de pesquisas químicas com finalidade comercial.

A primeira proposta aceita que contemplou todos os elementos químicos de forma organizada foi proposta pelo químico russo Dimitri Mendeleev que, em 1869, iniciou o desenvolvimento da tabela periódica, organizando os elementos pela massa atômica.