Qual foi o primeiro profeta a profetizar posteriormente ao exílio?

Perguntado por: hvieira . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

Depois do ministério de Malaquias, mais de 400 anos se passaram sem que profetas ministrassem na terra de Israel. A profecia de Amós também foi cumprida posteriormente.

Jeremias (627-580). Sofonias (640-600).

Além das fontes arqueológicas, as fontes dos livros históricos e proféticos da Bíblia, como os livros de Daniel, Ezequiel, Jeremias, Neemias e Esdras, são de importância salutar para a compreensão dos acontecimentos que marcaram esse momento.

Ezequiel

Ezequiel registra sua visão da restauração de Israel depois do exílio e nos últimos dias. O Senhor promete tirar os israelitas do cativeiro, levá-los de volta à terra prometida, renovar Seu convênio com eles e reunir os reinos de Israel e Judá.

Os “primeiros profetas” são aqueles que surgiram no momento em que a profecia estava provavelmente apenas a começar a surgir em Israel. Estão registadas narrativas sobre estas pessoas, como Samuel e Elias, nos sete primeiros livros históricos da Bíblia, de (Josué a 2 Reis ).

Jeremias nasceu em uma família de sacerdotes e pregou ao reino do sul (Judá) por aproximadamente 40 anos, e “pregou contra a idolatria e a imoralidade” (Guia para Estudo das Escrituras, “Jeremias”).

Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; 13. Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; 14.

40 anos

Isaías foi profeta em Jerusalém por cerca de 40 anos (de 740 a 701 a.C., aproximadamente), durante o reinado dos reis Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias e Manassés do reino de Judá, ao sul. Ele era casado e tinha pelo menos dois filhos (ver Isaías 7:3; 8:1–3).

A vida de Daniel foi virada de cabeça para baixo aos dezessete anos. Criado como um membro da nobreza judaica, o adolescente hebreu foi capturado e levado à força de sua cidade conquistada, Jerusalém, para o país da Babilônia onde o rei Nabucodonosor governava.

No livro de I Reis 22, fala da famosa história do profeta Micaías que profetiza a derrota do Rei Acabe, ele vai contra 400 profetas que preveem a vitória de Israel diante dos Sírios. O rei Acabe fica tão nervoso que manda prender Micaías pela sua profecia.

Cercado durante alguns meses, Nabucodonosor II resolveu apoderar-se de Jerusalém pela terceira vez, dando origem à terceira e última deportação de judeus para a Babilónia (586).

De como os reis persas, depois de conquistarem a Babilônia dos caldeus, encerraram o Exílio imposto por Nabucodonosor aos judeus, decretaram a reconstrução do Templo de Yaweh e a patrocinaram, interromperam, retomaram e concluíram, e finalmente instituíram a Grande Assembleia de Israel.

1 Posterior a um exílio. 2 Relativo ao período que marca o fim do cativeiro do povo de Israel na Babilônia, no século VI a.C. e se estende até o início da era cristã, em 70 d.C., quando ocorre o segundo exílio. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES Antôn : pré-exílio . INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES Pl : pós-exílios .

Ido era um sacerdote que retornou a Jerusalém com Zorobabel, o primeiro governante judeu de Jerusalém depois da volta dos judeus do exílio babilônico (ver Neemias 12:1–7).

Oséias

Interpretar a vida de Oséias não é fácil, ele é um símbolo dos acontecimentos de seu povo e época. Sua mensagem profética e sua história caminham lado a lado. Só para que possam ter compreensão ele casou-se com uma prostituta, Deus o deu esta ordem.

Jeremias nasceu de uma família de sacerdotes e pregou ao reino de Judá por aproximadamente 40 anos, “pregando contra a idolatria e a imoralidade” (Bible Dictionary na Bíblia SUD em inglês, “Jeremiah”).

Nesta lição as crianças ficarão sabendo de alguns acontecimentos importantes que o profeta Isaías predisse cerca de 700 anos antes do nascimento de Jesus Cristo.

São João Batista

Testamento. Ele veio fazer a ligação do Antigo ao.

Os profetas maiores são Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel. Considera-se o Livro das Lamentações como um prolongamento do livro de Jeremias, assim como o livro profético de Baruc.

João Batista

O primeiro profeta referido no Novo Testamento é João Batista .

Durante o reinado do rei Josias, Deus chamou Jeremias, explicou a ele que havia sido preordenado a ser profeta para as nações do mundo e pregar arrependimento ao reino de Judá, ao sul.