Qual foi o primeiro povo a inventar o calendário?

Perguntado por: eguterres2 . Última atualização: 5 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

O primeiro calendário solar surgiu com os egípcios por volta de 3000 a.C., com uma medição de 365 dias.

O calendário egípcio é um dos primeiros calendários conhecidos pela humanidade. Trata-se de um calendário solar desenvolvido pelos antigos egípcios para dividir o ano em 12 meses. Com base no ciclo do sol os antigos egípcios descobriram o ano solar e o dividiram por estações, meses, dias e horas.

O calendário gregoriano foi decretado em 1582 pela bula papal Inter gravissimas do Papa Gregório XIII, para corrigir um erro no calendário juliano, que foi baseado em um ano com duração de 365,25 dias, mas isso era um pouco longo demais; na realidade, são cerca de 365,2422 dias e, assim, ao longo dos séculos, o ...

O calendário hebraico é um calendário do tipo lunissolar cujos meses são baseados nos ciclos da Lua, enquanto o ano é adaptado regularmente de acordo com o ciclo solar. Por isso ele é composto alternadamente por anos de 12 ou 13 meses.

A.C. se refere a "Antes de Cristo", A.D. representa Anno Domini, que é "ano do Senhor" em latim (equivalente à d.C., "Depois de Cristo"). Este sistema foi concebido por um monge no ano 525. Um sistema mais recente usa A.E.C., sigla para "Antes da Era Comum" e E.C.

Já o calendário hebreu, baseado nos ciclos da Lua, estava em 3760. O marco zero seria a criação do Universo segundo a tradição judaica.

calendário gregoriano

O calendário gregoriano é um calendário criado na Europa em 1582, por iniciativa do papa Gregório XIII. O calendário surgiu com o objetivo de corrigir os erros do calendário anterior: o calendário juliano. O calendário gregoriano é o calendário mais usado no mundo atualmente.

A contagem se baseava na fundação da cidade italiana e foi instituída por Júlio César em 46 a.C. Desde essa época, ficou convencionado que o ano tinha 12 meses, com uma contagem similar à ...

Zoroastro

O calendário introduzido por Zoroastro, baseava-se primeiramente no babilônio, depois no egípcio, com 12 meses de 30 dias (360) e 5 dias complementares.

Calendário hindu Vikram. O calendário luni-solar da Era de Vikram (Gujarat), foi instituido em 58 a.E.C., por Chandragupta II, cognominado Vikramaditya (Sol da Coragem).

O calendário chinês é um dos mais antigos registros cronológicos que há na história. Data de 2637 a.C., quando o imperador Huang Ti introduziu o primeiro ciclo deste zodíaco no 61º ano de seu reinado.

Infelizmente, o ano tropical da Terra não é um múltiplo exato dos dias (é de aproximadamente 365,2422 dias), então lentamente cai fora de sincronia com as estações. Por essa razão, o calendário gregoriano foi adotado mais tarde na maior parte do ocidente.

Pelo Calendário Gregoriano estamos no ano 2020 depois de Cristo. Contudo, estima-se que cerca de 40 calendários diferentes sejam usados hoje no mundo, sem contar outros tantos que se perderam ao longo da História.

Exemplificando, há cerca de 20.000 anos, os caçadores faziam medição de tempo contando os dias entre as fases da Lua, por meio de marcações em gravetos e ossos.

Continuar lendo É inventar ou inventar?