Qual foi o primeiro povo a habitar o Brasil?

Perguntado por: alessa8 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

Os índios são como nos referimos aos povos originários que habitavam no território nacional antes da chegada dos portugueses, em 1500.

Cerca de 3,5 milhões de índios habitavam o Brasil na época do descobrimento. Dividiam-se em quatro grupos linguístico-culturais: tupi, jê, aruaque e caraíba. Naquela ocasião, os tupis acabavam de ocupar o litoral, expulsando para o interior as tribos que não fossem tupis.

Os primeiros habitantes foram chamados de índios, nativos ou aborígines. Contudo, não eram originários dessa terra, pois chegaram de outros lugares em migrações oriundas principalmente da Ásia.

Quem viveu antes dos índios no Brasil? Eram os chamados paleoíndios ou paleoamericanos, que tinham uma conformação craniana mais parecida com a dos aborígines australianos e a dos africanos que com a dos índios de traços mongoloides que se conhecem.

A ancestralidade europeia predomina na população brasileira como um todo, em todas as regiões do Brasil, de acordo com a grande maioria de todos os estudos autossômicos realizados cobrindo toda a população, representando de 62% a 77% da ancestralidade da população brasileira.

A colonização do Brasil foi realizada por Portugal. Os portugueses chegaram ao Brasil por meio da expedição de Pedro Álvares Cabral, em abril de 1500. A colonização do Brasil teve três importantes ciclos econômicos: pau-brasil, açúcar e ouro.

O povo brasileiro foi originado a partir da miscigenação entre diferentes etnias. A população brasileira é bastante miscigenada. Isso ocorreu em razão da mistura de diversos grupos humanos que aconteceu no país. São inúmeras as raças que favoreceram a formação do povo brasileiro.

De um modo geral, podemos dizer que a composição étnica brasileira é basicamente oriunda de três grandes e principais grupos étnicos: os indígenas, os africanos e os europeus.

Cerca de 3,5 milhões de índios habitavam o Brasil na época do Descobrimento. Dividiam-se em quatro grupos lingüístico-culturais: Tupi, Jê, Aruaque e Caraíba. Naquela ocasião, os Tupis acabavam de ocupar o litoral, expulsando para o interior as tribos que não fossem Tupis.

Inicialmente, o nome dado pelos indígenas que aqui habitavam era Pindorama; depois do descobrimento foi chamado de Ilha de Vera Cruz (1500), Terra Nova (1501), Terra dos Papagaios (1501), Terra de Vera Cruz (1503), Terra de Santa Cruz (1503), Terra Santa Cruz do Brasil (1505), Terra do Brasil (1505), e, finalmente, ...

Hoje já se conhece mais sobre as origens do povoamento da América: supõe-se que os povos ameríndios foram provenientes da Ásia, entre 14 mil e 12 mil anos atrás. Teriam chegado por via terrestre através de um "subcontinente" chamado Beríngia.

O clima era úmido e mais frio. Uma densa floresta de grandes árvores, cipós e samambaias cobria o que hoje é o semiárido nordestino. Rios, lagos e cachoeiras dominavam os campos. Durante o Pleistoceno, uma megafauna, hoje extinta, habitava as florestas e os campos do território brasileiro.

Os estudos indicam que, há aproximadamente 15 mil anos, as pessoas que viviam no continente asiático teriam cruzado o Estreito de Bering com sucesso e entrado na América. Foi a primeira vez que o ser humano pisou no nosso continente.

A costa, o litoral, por onde os portugueses chegaram, era ocupada por uma população homogênea. De norte a sul, era habitada pelo povo tupi-guarani, composta de aproximadamente dois milhões de indivíduos. Praticavam a pesca, a caça e a agricultura de coivara; também desfrutavam de recursos fluviais e marítimos.