Qual foi o primeiro polvo?

Perguntado por: tsalgueiro . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Ancestral dos polvos que data de aproximadamente 100 milhões de anos antes dos "lagartos gigantes" foi encontrado nos EUA. Pesquisadores acabam de encontrar o fóssil do mais antigo ancestral dos polvos. O animal teria vivido há cerca de 330 milhões de anos, e seus restos foram encontrados em Montana, nos Estados Unidos ...

O ancestral mais antigo dos polvos modernos viveu há 328 milhões de anos e tinha 10 braços, segundo um novo estudo. Os pesquisadores nomearam a espécie, anteriormente desconhecida, de Syllipsimopodi bideni em homenagem ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Os cientistas estimam que os polvos começaram a emigrar do Antártico para outros oceanos há cerca de 30 milhões de anos conforme o Pólo Sul esfriava e uma grande camada de gelo era formada.

Essa 'estranha' estrutura cardíaca desse bicho é importante para manter o sangue circulando pelos seus oito braços. Desses três corações, dois recebem o sangue não oxigenado de todas as partes do corpo, mandando o líquido às brânquias, nas quais é oxigenado. Já o coração principal bombeia sangue através do corpo.

Golfinhos: a inteligência na água
Isso mesmo. Entre todos os animais conhecidos, o golfinho é considerado o mais inteligente. Como esse mamífero possui um cérebro grande e evoluído, ele é capaz de se comunicar com outros da sua espécie. Inclusive, é uma comunicação muito semelhante à humana.

Para confundir seus predadores, os polvos lançam tinta escura na água.

Quando se expandem, os pigmentos têm espaço para emitir sua coloração, então juntos produzem a mudança de cor na pele do polvo. Na verdade, esse efeito é muito parecido com o que acontece com os pixels de uma foto, onde cada pigmento contribui com sua cor para produzir a tonalidade final.

Tamanho. O membro deste gênero que melhor encarna o nome "polvo gigante" é o Enteroctopus dofleini, que detém o recorde de ser o maior polvo do mundo com base em medições diretas de um indivíduo de 71 kg , pesado vivo. Este polvo tinha um comprimento total de perto dos 3,3 m .

Polvo Roxo
Esse animal além de ser raro é bastante curioso. Ele se parece com um brinquedo, um bicho de pelúcia devido aos seus olhos grandes e sua cor roxa. O Polvo Roxo já foi encontrado em 2010 na costa do Canadá no Oceano Atlântico há mais de 900 metros de profundidade.

O "polvo cobertor" é um dos animais mais raros de se encontrar nos oceanos.

Pelo menos quatro espécies de polvo no Brasil possuem características compatíveis para o cultivo. Duas se destacam como alvos de pesca, e, portanto, possuem grande interesse para consumo: Octopus cf. vulgaris e Octopus insularis.

Enquanto um lado da bifurcação deu origem aos vertebrados, entre eles os mamíferos, com sistema nervoso desenvolvido e grande número de neurônios, outro acabou nos artrópodes e moluscos – dentre eles apenas os cefalópodes com capacidades cognitivas mais avançadas, o polvo como o mais inteligente deles.

Os tentáculos concentram 70% dos neurônios, e são capazes de se comunicar diretamente uns com os outros, sem passar pelo cérebro central. Essa arquitetura exótica confere aos polvos uma capacidade cognitiva surpreendente, como biólogos americanos constataram em 2003.

Do ponto de vista evolutivo, os polvos são únicos entre os invertebrados. Eles têm um cérebro central e um sistema nervoso periférico capaz de agir de forma independente. Se um polvo perde um tentáculo, o membro permanece sensível ao toque e ainda pode se mover.

Eles têm vários corações
Essa cor é resultado do cobre, a molécula que transporta oxigênio no sangue dos polvos, em vez do ferro, como no sangue humano.