Qual foi o primeiro planeta no Universo?

Perguntado por: ebrito . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.9 / 5 19 votos
Pré-história
NomeOutra designação
LuaTerra I
Mercúrio1º planeta
Vênus2º planeta

William Herschel anunciou sua descoberta em 13 de março de 1781, expandindo as fronteiras do Sistema Solar pela primeira vez na história moderna. Urano foi também o primeiro planeta a ser descoberto por meio de um telescópio.

Júpiter

Conheça Júpiter, o planeta mais antigo do Sistema Solar.

WASP-12b

Essa honra (se é que podemos chamar assim), fica com o planeta WASP-12b, localizado 870 anos-luz de distância.

Urano é talvez o planeta mais esquisito do nosso sistema solar. Em algum momento da sua história, o gigante de gelo recebeu um impacto forte, o que o deixou rotacionando de lado. Mais de uma dúzia de anéis e cerca de 27 luas orbitam o astro.

4,603 × 10^9 anos

Segundo planeta do sistema solar, Vênus tem um raio de 6.051,8 km e gravidade de 8,87 m/s². Embora esteja mais distante do Sol que Mercúrio, é um planeta tão quente quanto, com temperaturas que podem chegar a 461 °C.

Netuno

Netuno é o último planeta do Sistema Solar, além de ter sido o último a ser descoberto.

Vénus é mais brilhante que qualquer astro visto no céu (descontando o Sol e a Lua), e sua magnitude aparente máxima é de -4,6.

Os astronautas só identificam a Terra como Planeta Azul quando olham para ela em seus momentos iluminados pelo Sol. Do outro lado, onde é noite, a Terra é escura, pois não há luz solar para interagir com os oceanos e gerar sua cor azulada característica.

O Kepler 37-b tem um tamanho semelhante ao da Lua – é menor, portanto, que todos os planetas do Sistema Solar.

Segundo uma parcela da classe científica os planetas e os astros teriam sido formados a partir de fragmentos de poeira oriundas do sol há aproximadamente 4,6 bilhões de anos.

A Terra, há 4,6 bilhões de anos, era uma massa de matéria magmática que, ao longo de milhões de anos, resfriou-se. Esse resfriamento deu origem a uma camada rochosa, a camada litosférica. Esse período é chamado de Era Pré-cambriana.

Qual é a coisa mais quente do universo? Uma resposta pode ser 141.678.500.000.000.000.000.000.000.000.000 graus Celsius (há 32 casas neste número). É a chamada temperatura de Planck.

A Nasa, agência espacial norte-americana, anunciou na 3ª feira (10.jan.2023) a descoberta de um novo planeta habitável, o TOI 700 e. A novidade foi apresentada na 241ª reunião da American Astronomical Society, em Seattle. O planeta tem 95% do tamanho da Terra e provavelmente é rochoso.

Júpiter

Júpiter é um planeta estável e não seria uma colisão tão pequena que faria diferença. Para Júpiter se transformar em uma estrela seria necessário uma massa adicional de 80 vezes a sua massa. Nem se juntássemos todos os corpos do Sistema Solar (exceto o Sol), chegaríamos nesse número!

Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar possuindo uma massa 318 vezes maior que a da Terra.