Qual foi o primeiro país a ter um hino nacional?

Perguntado por: epereira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

História. Hinos nacionais ganharam destaque na Europa durante o século XIX, mas alguns se originaram muito antes. O suposto hino nacional mais antigo pertence aos Países Baixos e é chamado de "Het Wilhelmus".

Francisco Manoel da Silva

A melodia vem do Império. A marcha do Hino Nacional que o Brasil ouve hoje é a mesma que dom Pedro II ouvia nas cerimônias oficiais. Ela foi concebida por volta de 1830, pelo maestro Francisco Manoel da Silva.

A maioria dos hinos nacionais possuem o estilo musical de marchas ou música orquestrada. Atualmente, há quatro países que não possuem uma letra oficial ao seu hino nacional: a Espanha (La Marcha Real), a Bósnia e Herzegovina (Intermezzo), San Marino (Inno Nazionale della Repubblica) e Kosovo (Evropa).

One nation bound in freedom, peace and unity. E construir uma nação onde a paz e a justiça reinarão. O hino uruguaio é o mais longo do mundo, com 105 estrofes e quase 6 minutos.

História do Hino Nacional
A música foi composta para celebrar a abdicação de Dom Pedro I ao trono do Brasil, em 7 de abril de 1831. Por este motivo ficou conhecido durante muito tempo como "Hino ao Sete de Abril". No dia 13 de abril de 1831, a música foi interpretada pela primeira vez.

4 Hinos do Brasil (Nacional, Independência, Bandeira e República) - YouTube.

O Hino Nacional Brasileiro geralmente é executado após composição da mesa ou quando as autoridades estiverem posicionadas à frente, nas cerimônias de abertura de eventos como: Congressos, Seminários, Encontros, etc. O Hino Municipal deve ser executado antes do terminio da solenidade.

Teria sido às suas margens, em 1822, que o imperador Dom Pedro I declarou a Independência do país, então colônia de Portugal. O fato foi imortalizado no verso “Ouviram do Ipiranga as margens plácidas”, do Hino Nacional, escrito por Joaquim Osório Duque Estrada (veja o vídeo acima).

Qual é o hino mais bonito do mundo? Segundo o público do jornal La Marca, o hino mais bonito de todos é o Hino do Sevilla. Mais especificamente o Hino do Centenário do Sevilla, lançado em 2005 nas comemorações de 100 anos da equipe.

Dom Pedro I estava próximo ao Rio Ipiranga quando proclamou a independência do Brasil. Esse é o brado (grito) a que se refere a letra, e o imperador aparece como um representante do povo brasileiro ou do povo heroico. O autor, Joaquim Osório, compara a liberdade conquistada pelo Brasil a um Sol com raios brilhantes.

É um poema no estilo parnasiano, que valorizava um vocabulário empolado. Quais as palavras mais repetidas? “Brasil” e “Pátria”, 7 ocorrências.

Isso acontece porque o hino nasceu como uma marcha militar. Sua função era acompanhar os desfiles. Não havia motivo para ter uma letra.

Um concurso acabou escolhendo a letra de Medeiros e Albuquerque feita em 1890, mas ela foi tão massacrada pelos brasileiros da época que acabou sendo descartada – a saber, trata-se do Hino da Proclamação da República, aquele que fala “Liberdade! Liberdade! Abre as asas sobre nós!”. Eia!

Durante o Mundial feminino de 2023, muitas foram as atletas que choraram e cantaram a plenos pulmões as canções que representam seus países. Dentre as 32 seleções que participam do torneio, no entanto, há uma grande exceção. A seleção feminina americana se recusa a cantar o hino nacional dos Estados Unidos.

Hino da Independência

O mais antigo é o Hino da Independência, composto pelo próprio D. Pedro I. O Hino da Bandeira, escrito pelo poeta Olavo Bilac, foi apresentado pela primeira vez em 1906.

Hino oficializado pelo Decreto nº 15.671, de 6 de setembro de 1922, na versão composta por Francisco Manuel da Silva em 1822 (música) e por Osório Duque Estrada em 1909 (letra) – se bem que alguns versos apócrifos tenham sido acrescentados à composição original de Estrada e incorporados definitivamente ao hino.

Muitos países contam com hinos que, de um modo geral, podem tanto trazer um caráter religioso como também a exaltação de temas relacionados às batalhas ou, até mesmo, uma necessidade de expressar o orgulho de pertencer àquela terra, por exemplo.

Lábaro: bandeira, estandarte, pavilhão, pendão, flâmula. Límpido: puro, que não está poluído.

A letra foi escrita por Joaquim Osório Duque Estrada e a música elaborada por Francisco Manuel da Silva. O Hino Nacional Brasileiro foi criado em 1831 e teve diversas denominações antes do título, hoje, oficial. Ele foi chamado de Hino 7 de abril (em razão da abdicação de D.

HINOS BRASILEIROS

  • Hino Nacional Brasileiro (versão instrumental) [2'01]
  • Hino Nacional Brasileiro (versão com coro) [3'42]
  • Hino da Independência. [4'02]
  • Hino à Bandeira Nacional. [4'44]
  • Hino da Proclamação da República.

Francisco Manuel da Silva

Francisco Manuel da Silva foi um compositor, maestro e professor brasileiro.