Qual foi o primeiro país a criar o PIX?

Perguntado por: emagalhaes . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 16 votos

A inspiração veio da startup Zelle, que nos EUA, lançou uma plataforma de transferências rápidas em 2016. Assim, o desenvolvimento do Pix começou em 2018, com a portaria n° 97.909, em maio.

A resposta é NÃO. O Pix é um sistema exclusivo para clientes de instituições financeiras que atuam em território brasileiro, ou seja, não possibilita envio ou pagamento de valores para contas bancárias de outros países.

Veja países que lideram o ranking do uso de pagamentos instantâneos:

  • Índia (89,5 bilhões)
  • Brasil (29,2 bilhões)
  • China (17,6 bilhões)
  • Tailândia (16,5 bilhões)
  • Coreia do Sul (8 bilhões)

Agora, um meio de pagamento como o Pix brasileiro, desenvolvido pela Federal Reserve (Fed) está prestes a ser lançado nos Estados Unidos. O “pix” americano é chamado de FedNow e será a primeira opção no país para pagamentos instantâneos realizados 24 horas por dia.

Apesar de ser uma palavra com apenas três letras, Pix não é uma sigla nem significa um conceito específico. De acordo com o Banco Central, o novo meio de pagamentos foi batizado com o nome Pix porque o termo lembra tecnologia, transações e pixels (os pontos luminosos de uma tela).

Mais sobre o assunto
Já o BB registrou ganhos de R$ 90 bilhões. Aqui, no entanto, vale mencionar que a instituição estatal quase bateu o recorde durante o mandato de Jair Bolsonaro, quando lucrou R$ 89 bilhões. Já para os bancos Bradesco e Santander, os anos de governo Bolsonaro foram os mais lucrativos.

Com o sucesso do Pix, o Brasil foi o segundo país do mundo que mais utilizou meios de pagamentos instantâneos em 2022, ficando atrás apenas da Índia, conforme a pesquisa "Prime Time for Real-Time Report", divulgada nesta quarta-feira, 19, em nota, pelo Banco Central.

BC do Brasil copiou PIX de Portugal, que se chama MB Way.

“Tinha o tempo de você fazer a TED ou o DOC, o deslocamento até o banco, além das taxas que eram cobradas e o tempo do dinheiro entrar na sua conta. Como empreendedora, eu acho que antes do Pix era bem complicado porque preciso que a pessoa me deposite 50% para dar início ao pedido.

Para se ter uma ideia, hoje existem mais de 50 países utilizando sistemas de pagamentos e transferências semelhantes ao Pix no Brasil. Dentre eles estão: Reino Unido, Japão, Estados Unidos, Coreia do Sul, Austrália, Índia, México e China.

O Japão foi o primeiro país do mundo a oferecer pagamentos instantâneos com a criação do sistema Zengin, em 1973, pela Associação de Banqueiros do Japão (JBA). Desde então, o “Pix” japonês já passou por uma série de atualizações. Foi apenas em 2018 que o Zengin passou a funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Infelizmente, não. Não existe a opção de fazer um PIX para enviar dinheiro de Portugal para o Brasil, pelo menos não ainda. O bom é que a criação do PIX internacional por meio do Banco Central é uma informação que já circula por aí.

Sistema de pagamentos instantâneos dos Estados Unidos está previsto para começar a funcionar em julho. Similar ao Pix e outras formas de pagamento instantâneo pelo mundo, o Fednow permitirá transferências entre instituições em segundos. Fed anunciou o lançamento da plataforma para julho de 2023.

EUA lançam o FedNow, o 'Pix americano' para pagamentos instantâneos. O Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) anunciou na quarta-feira (15) que vai lançar em julho o seu sistema de pagamentos instantâneos, o FedNow.