Qual foi o primeiro navio de aço?

Perguntado por: apereira4 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
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O Redoutable, da Marinha francesa, tinha uma bateria central. Ele foi o primeiro navio de guerra do mundo a usar o aço como principal material de construção.

(Preble, 1883,p. 15). A primeira viagem realizada em uma embarcação movida a energia a vapor ocorreu na primavera de 1807, nos Estado Unidos, quando o construtor de navios Robert Fulton lançou na porção leste do rio Hudson um navio a vapor de cento e trinta pés de comprimento, a qual deu o nome de Clermont.

Em 1807, Robert Fulton, dos Estados Unidos, conseguira uma façanha. Seu barco de rodas Clermont foi equipado com um motor a vapor inventado por James Watt. A nova engenhoca mostrou-se rentável e passou a ser empregada na navegação fluvial e costeira.

Quem inventou o navio? Como te dissemos acima, Robert Fulton é o principal responsável pela origem do Navio, já que fez inúmeras criações e a sua principal e, talvez, mais importante, seja a do Nautilus para Napoleão.

1.3.
Em 1852 foi construído o primeiro navio de carga movido a vapor, para transporte de carga a granel. O navio, chamado JOHN BOWES, tinha 500 tpb (toneladas de porte bruto). Anteriormente todas as embarcações eram movidas à vela. O primeiro petroleiro foi o navio SS GLUCKAUF, construído em 1886, com 3030 tpb.

O navio não afunda por causa do equilíbrio entre a força peso e a força empuxo atuantes sobre ele e pelo fato de a densidade média do navio ser menor do que a densidade da água.

Fragata Dom Afonso

A tripulação oscilava entre 190 (em tempo de paz) e 240 homens (em tempo de guerra). Considerado pela Marinha do Brasil, à época, o primeiro navio a vapor propriamente dito, a Fragata Dom Afonso podia navegar simultaneamente a vapor e a vela, usando suas caixas laterais e mastreação de escuna.

A evolução dos navios não aconteceu apenas por conta dos avanços tecnológicos. O aumento no volume de transporte de mercadorias foi o impulso para fazer as embarcações se tornarem mais potentes. A necessidade principal foi ampliar os tamanhos dos navios cargueiros para aumentar a capacidade de carga.

Confira, a seguir, quais são eles e para que servem.

  • Navios graneleiros. ...
  • Navios petroleiros. ...
  • Navios gaseiros. ...
  • Navios frigoríficos. ...
  • Navios porta-containers. ...
  • Navios porta-veículos ou Ro-Ro. ...
  • Navios para cargas vivas.

Encouraçado Tamandaré
Construído no Arsenal de Marinha da Corte e incorporado à Armada Imperial em 1865. Foi o primeiro navio encouraçado construído no Brasil.

Seawise Giant

1 – Petroleiro: Knock Nevis
O Knock Nevis foi considerado o maior navio e mais pesado objeto móvel do mundo construído pelo homem. Ele era classificado como ULCC (Ultra Large Crude Carrier). Possuiu 5 nomes, sendo eles: Seawise Giant, Happy Giant, Jahre Viking, Knock Nevis e Mont.

Vapor Ipiranga

O Vapor Ipiranga ou Canhoneira Ipiranga foi um navio de guerra da Armada Imperial Brasileira, tendo atuado na Guerra do Paraguai. Foi o terceiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, referente ao riacho histórico de São Paulo, e foi o primeiro navio de guerra a hélice projetado e construído no Brasil.

Monitor Parnaíba: navio mais antigo da Marinha do Brasil em serviço completa 85 anos. Às quinze horas do dia 6 de novembro de 1937, um navio, com projeto tão somente brasileiro, estava pronto no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, marcando a retomada da construção naval no Brasil, no século XX.

Harmony of the Seas

Com capacidade para 8.800 pessoas a bordo, o navio Harmony of the Seas é, atualmente, o maior meio de transporte aquático para turismo no mundo.

Construído em 1797, o USS Constitution era considerado imbatível em combate, e foi aposentado em 1907, quando passou a ser exibido por diversos lugares do mundo e aberto aos visitantes, mas continuou pertencendo à marinha dos Estados Unidos.

O professor José Henrique Sanglard, coordenador do curso de Engenharia Naval e Oceânica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), explica que os navios conseguem flutuar graças ao Princípio de Arquimedes, que diz que a sustentação que um corpo tem quando está mergulhado é proporcional ao volume submerso.

O navio é construído sobre trilhos de aço, que acompanham seu tamanho e ficam em uma área inclinada próxima ao mar. A embarcação é presa por cabos de aço ou freios até ficar pronta. É quando soltam-se as amarras e ela escorrega para o mar.

Em 1840, o RMS Britannia, da Cunard Line, fez o primeiro serviço regular de passageiros e carga em um navio a vapor, navegando de Liverpool a Boston.

Como os navios antigos eram feitos de madeira, o local de construção ficava cheio de estilhas, lascas de madeira, estilhaços ou, em castelhano, astillas. Os espanhóis, então, denominaram os estabelecimentos de astileros, que, em português derivou para estaleiros.