Qual foi o primeiro museu de arte brasileiro?

Perguntado por: asalgueiro2 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Há 200 anos surgia o primeiro museu no Brasil: o Museu Nacional/UFRJ, no Rio de Janeiro (RJ).

Dentro desse contexto, no Brasil, foram considerados os principais museus do século XIX: o Museu Nacional, Museu Paraense Emílio Goeldi, o Museu Paulista e o Museu Paranaense.

1. Museu Ennigaldi-Nanna (Mesopotâmia, 530 A.C.) O primeiro museu reconhecido pelos historiadores foi o Museu Ennigaldi-Nanna de 530 A.C. Está localizado no Iraque e foi descoberto em 1925 pelo arqueólogo Leonard Wooley. É considerado o museu mais antigo do mundo.

Depois de terem surgido na Europa e nos Estados Unidos, não demorou até que os primeiros museus de história natural chegassem ao Brasil. Ainda no século IXX, foram abertos o Museu Nacional (1808), o Museu Paraense Emílio Goeldi (1866) e o Museu Paulista (1894).

João VI, ordenou a criação do Museu Real, cujo intuito era incentivar estudos científicos no país e o desenvolvimento da arte. Foi uma ação que fez parte de uma série de ações tomadas pelo rei de Portugal para incentivar a arte e as ciências no Brasil.

Coluna Os Manés: menor museu do mundo fica em Florianópolis, mas tá fechado há 15 anos.

Wilson de Lima Bastos

O Museu de Cultura Popular tem sua origem na obra do Prof. Wilson de Lima Bastos, criador do Centro de Estudos Sociológicos em 6 de junho de 1962.

Porém, para os historiadores, o primeiro museu do mundo é o Museu Ennigaldi-Nanna, de 530 antes de Cristo. Localizado no Iraque, o museu foi criado pela princesa Ennigaldi, descendente direta do último rei do império Neobabilônico.

No Brasil, os espaços museológicos surgiram no século XVII, durante o período de dominação holandesa, com o museu do palácio Vrijburg, na cidade de Recife em Pernambuco. Em 1784, é criada a Casa de Xavier dos Pássaros, um museu de história natural da cidade do Rio de Janeiro.

O museu teve na Grécia Antiga a sua origem, onde núcleos museológicos foram construídos para abrigar os tesouros dos templos, devido o acúmulo de ex-votos. Os tesouros eram, então, analisados pelos sacerdotes, que realizavam a triagem, a classificação, o controle e a segurança desses objetos.

Naquela altura, o Brasil como um todo tinha pouquíssimos museus ou instituições científicas formalmente estabelecidas. Para se ter uma ideia, o Museu Nacional do Rio de Janeiro, nosso primeiro museu de fato, foi fundado em 1818. O segundo, Museu Paraense Emílio Goeldi, surgiu em 1866.

Inicialmente chamada Museu Real, a criação dessa instituição foi uma das iniciativas de Dom João VI para promover o crescimento socioeconômico do Brasil, por meio da difusão de educação, cultura e ciência. Em 1818, o Museu Nacional foi instalado no Campo de Santana, na Praça da República, no centro do Rio de Janeiro.

Louvre

No final de março de 2023, o Giornale dell'Arte, junto com o The Art Newspaper, publicou a lista Os 10 museus de arte mais visitados do mundo em 2022. O Louvre continua sendo, há vários anos, o museu mais visitado do mundo: em 2022, recebeu 7.726.321 visitantes (em 2019, foram quase 9.600 milhões).

O edifício foi construído entre 1885 e 1890. Em 1894, o recém-criado Museu do Estado (Museu Paulista) foi transferido para o monumento. Foi assim que as histórias do Museu público mais antigo de São Paulo e do Monumento à Independência se misturaram e, desde então, ele ficou conhecido como Museu do Ipiranga.

Instituto Inhotim

Instituto Inhotim (Brumadinho, Brasil)
O Brasil possui o maior museu a céu aberto do mundo: o Instituto Inhotim, na cidade de Brumadinho (MG), que tem quase 800 hectares.

O fato chamou atenção para o estado de preservação dos museus brasileiros, já que esse não foi um caso isolado: em 2018 o Museu Nacional pegou fogo e; em 2015, o Museu da Língua Portuguesa também sofreu perdas após um incêndio.

O Brasil tem aproximadamente 3.967 museus, dos quais, 30 são administrados diretamente pelo Ibram, instituto responsável pelas melhorias nos museus brasileiros.