Qual foi o primeiro movimento reformista?

Perguntado por: lcrespo . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.2 / 5 6 votos

Reforma Protestante é o nome dado ao movimento reformista que surgiu no cristianismo em 1517 por meio do monge agostiniano Martinho Lutero.

Movimentos reformistas

  • Movimento reformista Radicalista.
  • Movimento cartista.
  • Movimento pelo sufrágio feminino.
  • Movimento Reformista islâmico de Mustafa Kemal.

Os primeiros e principais reformistas que lutaram pela reforma protestante foram respecivamente Martinho Lutero, João Calvino e Henrique VIII.

Martinus Luter ou Martin Luther (1483 -1546), nasceu em Eisleben, na Alemanha, e foi considerado o principal líder da Reforma Protestante.

A Inglaterra no século XIV
No século XIV, a Inglaterra vem a apresentar uma conjuntura propícia para reformas, tanto no âmbito social quanto religioso. Por estar situada a margem do continente, encontrava-se apartada dos fenômenos sociais e religiosos que tinham incidido sobre a sociedade medieva desde o século XII.

As causas principais da Reforma Protestante foram:

  • Abusos da Igreja Católica. ...
  • Necessidades da burguesia. ...
  • Venda de Indulgências. ...
  • Interferências do papa na política. ...
  • Pensamento renascentista e a valorização das Ciências e da razão. ...
  • Insatisfação dos camponeses.

Calvinismo é uma religião cristã surgida durante a Reforma Protestante e que se baseia na predestinação, na valorização dos bons costumes e na defesa do trabalho e do lucro. João Calvino fundou, em 1534, uma religião que acreditava na predestinação, ou seja, que a salvação fora determinada por Deus.

Se passa na cidade alemã Lutherstadt Wittenberg, onde Martinho Lutero publica na Capela Sistina as suas 95 teses contra indulgências (pagamento para liberação de todos os pecados terenos da alma e um espaço no céu).

Reformismo é a crença de que através de mudanças graduais e dentro das instituições existentes pode-se mudar fundamentalmente o sistema econômico e as estruturas políticas da sociedade.

A teoria reformista é conhecida também como teoria marxista. Trata-se de um dos principais contrapontos à teoria de Thomas Malthus e surgiu no mesmo contexto histórico da teoria neomalthusiana, ou seja, na segunda metade do século XX, em um momento de crescimento populacional nos países subdesenvolvidos.

Os reformistas defendem que o subdesenvolvimento é uma causa das elevadas taxas de natalidade, e a melhoria da qualidade de vida da população e as políticas sociais seriam formas de se atingir o equilíbrio populacional.

Caem no Enem e no vestibular! Enquanto, na Alemanha a Reforma Protestante foi conduzida pelo monge agostiniano Martinho Lutero (1517), na Suíça, logo depois, quem liderou o processo de mudanças foi o teólogo João Calvino (1534).

Por isso, e por outras divergências, Lutero é considerado o principal responsável pela Reforma Protestante, bem como por mais um cisma na Igreja de Roma. João Calvino, por sua vez, nasceu na França do século XVI e também foi considerado um grande exegeta de sua época.

A Reforma Protestante foi a grande transformação religiosa da época moderna, pois rompeu a unidade do Cristianismo no Ocidente. No dia 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero fixou na porta da igreja do Castelo as 95 teses que criticavam certas práticas da Igreja Católica.

Martinho Lutero

O monge agostiniano Martinho Lutero não concordava com as práticas da Igreja e por isso teceu críticas por meio das 95 teses. Entendemos que a reforma protestante foi um movimento reformista iniciado por Martinho Lutero em 1517.

Martinho Lutero

Há 500 anos, Martinho Lutero criava o protestantismo – Jornal da USP.

Lutero, o monge católico que abriu portas para surgimento de igrejas evangélicas. Para muitos, ele é só um nome relevante naquelas aulas de história da escola, sobretudo quando são estudados os movimentos socioculturais da Europa no século 16.