Qual foi o primeiro movimento artístico genuinamente brasileiro?

Perguntado por: lmaldonado . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

a segunda metade do Século XIX, fomentado pelos ideais imperialistas e inspirados no movimento neoclássico. europeu. 2 – O Academicismo foi o primeiro movimento artístico genuinamente brasileiro, já que surgiu nas camadas. mais populares que defendiam um maior empenho acadêmico na produção artística nacional.

A arte brasileira tem origem pré-colonial, com grande influência do povo nativo do país, ou seja, os índios. Num passado ainda mais remoto, pesquisas arqueológicas realizadas no Brasil mostram que a arte brasileira também teve produções artísticas pré-históricas.

Dessa forma, as pinturas do academicismo tinham a racionalidade como palavra de ordem. Logo, os temas clássicos, históricos e religiosos eram exaltados por remeterem a essa característica.

O Impressionismo, apesar de ter acontecido ainda no século XIX, é considerado como o primeiro movimento artístico da história.

Conteúdo deste artigo

  • Barroco.
  • Fauvismo.
  • Cubismo.
  • Abstracionismo.

4 movimentos artísticos que você precisa conhecer

  • 1 – EXPRESSIONISMO: SENTIMENTOS CONFLITANTES. ...
  • 2-CUBISMO: A REALIDADE FRAGMENTADA. ...
  • 3-SURREALISMO: IMAGENS DO INCONSCIENTE. ...
  • 4-MODERNISMO: INOVADOR E OUSADO. ...
  • A ARTE KANVAS INSPIRA ARTE!

A constituição de movimentos artísticos ocorre a partir do final do século XIX, com o impressionismo e será a marca da arte moderna da primeira metade do século XX, quando cada movimento era considerado uma vanguarda artística.

As primeiras manifestações artísticas do Brasil ocorreram muito antes dos portugueses desembarcarem em terras brasileiras. As formas artísticas mais antigas foram encontradas no Piauí, são pinturas rupestres e têm cerca de 15.000 anos.

Oswald de Andrade, Guilherme de Almeida, Menotti del Picchia, Graça Aranha, Mário de Andrade, Ronald de Carvalho, Heitor Villa-Lobos, Victor Brecheret, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Zina Aita e Vicente do Rego Monteiro foram os artistas que participaram da Semana de Arte Moderna.

A primeira pintura foi feita pelos homens primitivos, acredita-se que tenha sido feita pelo Homo Neanderthalis na era pré-histórica. Escavações arqueológicas realizadas na Europa, África e Ásia revelam que os homens primitivos foram os primeiros pintores e escultores e demonstravam através dessas artes o seu cotidiano.

As primeiras manifestações artísticas dos portugueses no Brasil foram, principalmente na arquitetura, de caráter religioso-católico, como os templos, conventos, seminários e escolas de catequese e de artes e ofícios.

O pintor Gustave Courbet (1819-1877) é considerado o mais importante artista dessa vertente e criador da estética realista na pintura social.

De 13 a 18 de fevereiro de 1922 acontecia, em São Paulo, a Semana de Arte Moderna ou "Semana de 22", como ficou conhecida na História.

As primeiras vertentes da arte consideradas movimentos foram o impressionismo e pós-impressionismo, ocorridas ainda no século XIX. Foram elas que deram as bases para que, no século seguinte, despontassem os movimentos da arte moderna.