Qual foi o primeiro milagre em Jericó?

Perguntado por: afreitas . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

Em dois episódios distintos na Judeia, Jesus curou um cego na cidade de Jericó, e outro em Jerusalém. O cego em Jericó, se chamava Bartimeu, conforme citado porMarcos (10:46-52), Lucas (18:35-43) e Mateus (20:29-34).

A Pedro é atribuído o primeiro milagre depois da ressurreição de Jesus, na porta do Templo e ainda, é atribuída a ele, a primeira conversão de um pagão, o Centurião Cornélio”, conta. Nas perseguições sofreu a prisão por testemunhar Jesus e a sua salvação.

O Salvador explicou que nem seus pais nem o homem haviam pecado. O homem era cego para que Jesus pudesse curá-lo e mostrar às pessoas o poder de Deus.

A cidade de Qana al Jalil, que fica a 85 quilômetros de Beirute, ao sul de Tiro, é para os libaneses o local das "Bodas de Canaã", onde Jesus Cristo realizou seu primeiro milagre, transformando a água em vinho durante um casamento.

Cerca de 10 km de Nazaré, na Terra Santa está Caná, também chamada de Kafr Kanna, que em árabe significa Vila de Caná. Esta localidade é citada na bíblia como o lugar do primeiro milagre de Jesus, que a pedido da sua mãe, transformou a água em vinho nas bodas de um casamento.

Os amantes da história têm uma parada obrigatória em Jericó, cidade habitada há mais de cem séculos e que aparece em setenta passagens da Bíblia. Jericó é uma cidade palestina localizada na Cisjordânia, a apenas 25 quilômetros de Jerusalém.

Jericó é descrita no Velho Testamento como a "Cidade das Palmeiras", pois tinha muitos campos e era um lugar atrativo para a habitação humana. Na tradição judaico-cristã, ela é conhecida como o lugar do retorno dos israelitas da escravidão no Egito, liderados por Josué, o sucessor de Moisés.

Em um levantamento populacional feito em 1945 por Sami Hadawi, 3 010 habitantes moravam em Jericó, dos quais 94% (2 840) eram árabes e 6% (170) eram judeus. No primeiro censo realizado pelo Escritório Central de Estatísticas Palestinas (PCBS), em 1997, a população de Jericó era de 14 674.

Sem dúvidas, a vida de Jesus foi o mais importante milagre que a humanidade já testemunhou, dede o seu nascimento até a hora da sua morte e ressurreição. E seu maior milagre foi conseguir pelo seu próprio sacrifício, perdoar e apagar todos os nossos pecados, dando sua própria vida para nos salvar.

Leia Atos 3:12–18 para saber como Pedro explicou a cura do homem coxo para a multidão.

Marcos

Sendo o primeiro milagre narrado por Marcos, esperar-se-ia algo bem mais sensacional. Nisto, há, porém, um ensinamento: os milagres de Jesus não são demonstração de poder, mas sim, um serviço ao ser humano, movido pelo amor misericordioso que não busca a autoafirmação.

Ao sair da cidade de Jericó, um cego, chamado Bartimeu, sentado à beira do caminho, suplica a Jesus: “Filho de Davi, Jesus tem compaixão de mim! ”. Ao ouvi-lo, Ele se detém e pergunta-lhe: “O que queres que eu te faça? ”.

Uma lição sobre confiança. Em primeiro lugar, a cura do cego de Jericó nos ensina que uma situação difícil é um convite para a confiança irrestrita no Senhor; não um motivo para duvidar do seu poder e misericórdia. Na sociedade judaica, Bartimeu estava no nível mais baixo em sua posição na vida.

Para se ter uma ideia, um desses contos populares envolvendo Bartimeu diz que ele era filho de um general insurgente que foi executado pelos romanos.