Qual foi o primeiro milagre de Nossa Senhora Aparecida?

Perguntado por: ireal . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4 / 5 10 votos

1717

O primeiro milagre atribuído a Nossa Senhora Aparecida é do ano de 1717, data em que a Santa foi encontrada por pescadores no Rio Paraíba. Segundo testemunhos da época, dois pescadores que enfrentavam dificuldades para encontrar peixes no rio, mas após a descoberta da imagem conseguiram encher a rede de pesca.

Porque a imagem de Nossa Senhora Aparecida é negra? Pesquisadores acreditam que a cor verdadeira da imagem não era negra, mas que ficar anos submersa na água fez com que ela ficasse escura.

Nossa Senhora Aparecida é conhecida por ser protetora e padroeira do Brasil, sendo muito procurada por fiéis que necessitam de ajuda em momentos de aflição. A história dela se inicia em 1717, quando os pescadores João Alves, Domingos Garcia e Felipe Pedroso encontraram a imagem no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo.

Um terceiro milagre dedicado à Nossa Senhora Aparecida é um testemunho de devotos do ano de 1874.

O atentado contra a imagem da padroeira do Brasil aconteceu em 16 de maio de 1978, ainda na Basílica Velha, quando o jovem Rogério Marcos de Oliveira, de 19 anos e morador de São José dos Campos (SP), foi a Aparecida (SP) e conseguiu quebrar o vidro do nicho, à noite, e retirar a imagem da Virgem.

É probabilíssima, e hoje bastante comum, a crença de a Santíssima Virgem ter morrido antes que se realizasse a dispersão dos Apóstolos e a perseguição de Herodes Agripa, no ano 42 ou 44. Teria então uns 60 anos de idade.

A imagem original de Nossa Senhora Aparecida, que fica protegida no nicho dentro do Santuário Nacional de Aparecida (SP), recebeu um manto novo, que foi trocado após uma doação de uma família devota.

Venerada na Igreja Católica, Nossa Senhora Aparecida é representada por uma pequena imagem de terracota de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, atualmente alojada na Catedral Basílica de Nossa Senhora Aparecida, localizada na cidade de Aparecida, em São Paulo.

Principalmente nos Estados do Sudeste e do Centro-Oeste, o sincretismo religioso tratou de associar Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, homenageada no feriado de 12 de outubro, a Oxum, o orixá feminino das águas doces, cultuado em religiões afro-brasileiras no dia 8 de dezembro.

No dia 16 de maio de 1978, numa terça-feira à noite, um rapaz de 19 anos participava da Missa na Basílica Histórica. De repente, por causa do mau tempo, o fornecimento de energia elétrica foi interrompido, ocorrendo um apagão de dois minutos, deixando o templo em total escuridão.

O local representa a passagem bíblica da "Escada de Jacó" (Gn 28:12) - "E teve um sonho no qual viu uma escada apoiada na terra; o seu topo alcançava os céus, e os anjos de Deus subiam e desciam por Ela", diz o versículo.

Quebra da Imagem de Aparecida: um sinal de Deus para fortalecer a fé

Em cada país, em cada comunidade, em cada lar católico, a Virgem Maria é invocada das mais diversas formas, com diferentes nomes, conforme a fé e a devoção populares. Em muitos países houve aparições de Nossa Senhora e, a partir destas, surgiram muitos outros títulos marianos.

Significado de Aparecida
Aparecida é o feminino de aparecido. O mesmo que: despontada.

O nome da santa ficou conhecido assim, no Brasil, porque a imagem apareceu para os pescadores. —Um dos pescadores, Felipe Pedroso, levou a santa para casa e colou o corpo e a cabeça com cera de abelha. Então, as pessoas começaram a frequentar a casa dele para adorar Nossa Senhora — acrescenta Zani.

Foi o caso de João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia, todos devotos da Virgem Maria. Sem apanhar nada e quase desistindo da pesca, eles lançaram a rede e, ao puxarem, descobriram o corpo de uma imagem sacra, sem cabeça. Lançaram a rede novamente e, desta vez, pescaram a cabeça da santa.

4. Atentado contra a imagem. A imagem encontrada por pescadores no Rio Paraíba já foi quebrada em mais de 200 pedaços, isso porque um garoto de 19 anos que participava da missa na Basílica Histórica, se aproveitou de um apagão para quebrar, aos socos, o vidro onde estava a figura e roubá-la.

A imagem da santa foi encontrada no rio Paraíba do Sul, em São Paulo e a imagem seria de Nossa Senhora da Conceição, feita de terracota, com 36 centímetros de altura e 2,5 quilos. Os responsáveis pela então descoberta foram Felipe Pedroso, João Alves e Domingos Garcia, em 1717.

O manto é confeccionado há 12 anos pelas freiras do Carmelo de Santa Teresinha do Menino Jesus, de Aparecida (SP). Desde o início do ano elas se dedicam para pensar no manto, definindo a escolha de cores, pedrarias e a confecção tem início pelo menos um mês antes da novena.