Qual foi o primeiro livro escrito em português?

Perguntado por: eteixeira . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.4 / 5 15 votos

4 de janeiro de 1497

O primeiro livro escrito em português foi impresso no Porto, dez anos depois, em 4 de janeiro de 1497. Produzido pelo primeiro impressor luso, Rodrigo Álvares, o livro tinha o título de “Constituições que fez o Senhor Dom Diogo de Sousa, Bispo do Porto”.

A obra de Frei Vicente do Salvador é a primeira história do Brasil escrita por brasileiro. O primeiro volume contém uma descrição do descobrimento, da população e da terra descoberta pelos portugueses. O segundo relata como o país foi povoado, dividido em capitanias hereditárias.

O ano de 1189 (ou 1198) é considerado o marco inicial da literatura portuguesa e do movimento do trovadorismo. Essa é a data provável da primeira composição literária conhecida “Cantiga da Ribeirinha” ou “Cantiga de Guarvaia”. Ela foi escrita pelo trovador Paio Soares da Taveirós e dedicada a dona Maria Pais Ribeiro.

1) Códice Leicester
O livro mais caro do mundo é o Códice Leicester de Leonardo da Vinci. Em novembro de 1994, a obra foi vendida para o bilionário Bill Gates pelo valor atual de R$ 30 milhões, tornando-se assim a obra mais valiosa do mundo inteiro.

Apocalipse

O último livro do Novo Testamento, chamado de Apocalipse, que significa “Revelação”. Foi escrito pelo apóstolo João, quando estava preso na Ilha de Patmos e teve revelações de Jesus Cristo, sobre a realização dos planos de Deus para a história e sobre o Final dos Tempos.

O português descende do latim, idioma usado na região de Roma há milhares de anos. O primeiro marco para o surgimento da língua portuguesa ocorre no século II a.C., em um período de guerra.

A língua portuguesa é uma língua neolatina, formada da mistura de muito latim vulgar e mais a influência árabe e das tribos que viviam na região. Sua origem está altamente conectada a outra língua (o galego), mas, o português é uma língua própria e independente.

Ela tem início no início do século XII com a publicação de texto a Canção Ribeirinha, também conhecida como Canção de Guarvaia, de Paio Soares de Taiverós. Essa obra é considerada o mais antiga da literatura portuguesa.

Os primeiros livros foram criados pelo povo sumério, quando este começou a escrever em tabletes de argila, por volta do ano 3.200 a.C. na Mesopotâmia, atual Iraque. O conteúdo, naquela época, era composto por leis, assuntos administrativos e religiosos, lendas e até poesia.

a Carta de Pero Vaz de Caminha

O primeiro documento produzido no Brasil, a Carta de Pero Vaz de Caminha, é considerado também como o primeiro texto literário do Brasil, embora tenha sido escrito por um português.

O primeiro livro impresso
Foi em tal cenário que, em 13 de maio de 1808, por meio de um decreto assinado por D. João VI, criou-se a Imprensa Régia. A primeira obra impressa em solo brasileiro foi um livro de liras e sonetos: “Marília de Dirceu”, do jurista e poeta Tomás Antônio Gonzaga.

Os Lusíadas de Luís de Camões.

De acordo com a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), são nove os países que têm a língua como idioma oficial. São eles: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, Timor-Leste e São Tomé e Príncipe.

O Volp é a documentação oficial de todas as palavras da língua portuguesa e de sua grafia, e não era atualizado desde 2009. Porém, o grande volume de palavras que passaram a fazer parte do cotidiano do idioma levou a instituição a elaborar uma edição aumentada, refletindo as transformações da sociedade.

A Bíblia Sagrada

A Bíblia Sagrada ocupa, há mais de 50 anos, o primeiro lugar neste ranking exclusivo. Com mais de 3,9 bilhões de cópias espalhadas por todo o mundo e traduzida para mais de 3 mil idiomas e dialetos, a Bíblia é uma coleção de textos religiosos de valor sagrado para os Cristãos.

TikTok

TikTok. Conheça o livro mais caro já vendido no Brasil, por cento e quarenta e três mil reais. Essa é a primeira edição de ucertões. de Euclides da Cunha. Em dois mil e vinte e um, um exemplar da obra foi arrematado no leilão no Rio, por cento e quarenta e três mil reais.

Lembrando que dois de seus autores, Mateus e João, foram apóstolos de Jesus. Os outros dois, Marcos e Lucas, por sua vez, construíram a narrativa colhendo os testemunhos dos apóstolos", explica.