Qual foi o primeiro livro da Bíblia que foi escrito?

Perguntado por: rtrindade . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.9 / 5 10 votos

O livro de Gênesis

O livro de Gênesis é o primeiro dos cinco livros escritos por Moisés. Ele cobre aproximadamente vinte e cinco mil anos de história—mais do que todo o restante da Bíblia, inclusive o Novo Testamento!

Os Manuscritos do Mar Morto são considerados hoje o mais antigo exemplar dos textos bíblicos? Sim. São documentos muito antigos, não tão antigos como supostamente seria o de Shapira, mas os mais antigos que temos.

Pela tradição religiosa, estes cinco livros teriam sido escritos por um único homem, Moisés.

Apocalipse

O Livro Profético
O último livro do Novo Testamento, chamado de Apocalipse, que significa “Revelação”. Foi escrito pelo apóstolo João, quando estava preso na Ilha de Patmos e teve revelações de Jesus Cristo, sobre a realização dos planos de Deus para a história e sobre o Final dos Tempos.

Quem escreveu esse livro? Não sabemos quem escreveu o livro de Jó.

A forma antiga então da história, em prosa, se converte em um prólogo e um epílogo e ganha uma série de diálogos e monólogos em verso. Tornou-se um livro épico, uma obra-prima da literatura ancestral.

Resumo: Os 16 livros históricos são: Josué, Juizes, Rute, I Samuel , II Samuel, I Reis, II Reis, l Crônicas, II Crônicas, Esdras, Neemias, Tobias, Judite, Ester, I Macabeus, II Macabeus.

A escolha da Bíblia foi uma decisão comercial
Acredita-se que a Bíblia de Gutenberg foi concluída no ano de 1455 e se tornou o primeiro grande livro feito na Europa com uma prensa de tipos metálicos móveis.

São eles: Êxodo 20:13; Jó 3:2; Isaías 37:15 e João 11:35. De todos esses versículos, na maioria das traduções Jó 3:2 é o menor versículo da Bíblia. Geralmente as traduções traduzem esse versículo da seguinte forma: “Disse Jó:” (ARA).

Assim, como se não bastassem as cerca de 400 mil alterações da Bíblia, eles ensinam aos seus fiéis as mais absurdas interpretações dela, o que gera grandes confusões doutrinárias entre eles, levando-os a mudarem de igreja, a todo instante, como se muda de roupa!

A principal diferença entre a Bíblia católica e a protestante é o número de livros considerados canônicos, de acordo com o padre e o reverendo. A católica tem uma quantidade maior: são 46 livros no Antigo Testamento, enquanto a protestante tem 39. Já o Novo Testamento tem 27 livros em ambas.

"Sobre épocas e autores é muito complicado falar porque isso se perde no tempo. Investigações acadêmicas concluem que esses textos têm de 2,7 mil a 3 mil anos e, eventualmente, mais do que isso, já que eram transmitidos de maneira oral", diz o rabino Uri Lam, da congregação israelita Templo Beth-El, de São Paulo.

1 No princípio criou Deus os céus e a terra. 2 A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas.

E pelo fato de Jesus ser o coração da Bíblia, devemos iniciar sua leitura exatamente onde se narra a vida d'Ele, ou seja, nos quatro livros chamados de “Evangelhos” (que significa “boa notícia”). Seus nomes são: Mateus, Marcos, Lucas e João.

A palavra gênesis deriva do grego génesis. eos, com o sentido de "origem, criação, geração, nascimento".

Setembro

Aproxima-se setembro, mês dedicado à Palavra de Deus! Com esta intenção a Igreja pretende colocar a Palavra de Deus em evidência, tanto no processo de formação, quanto de celebração e de compromisso missionário.

Os Evangelhos do Novo Testamento, quatro relatos sobre a vida de Jesus aceitos por todas as igrejas cristãs, tradicionalmente são atribuídos a dois dos Doze Apóstolos (Mateus e João, filho de Zebedeu), a um companheiro do apóstolo Pedro (Marcos) e a um colaborador de São Paulo (Lucas).

São conhecidos 96 papiros, escritos em uncial até o século IV. A maioria são fragmentos de códices. São os manuscritos mais antigos conhecidos do Novo Testamento. São os manuscritos feitos em pergaminho quando o papiro caiu em desuso, no século IV, e utilizados até o século XI, ou seja, durante sete séculos.