Qual foi o primeiro instrumento utilizado para a observação do céu?

Perguntado por: ohernandes . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

Gnômon

Gnômon O gnômon deve ter sido o mais antigo instrumento astronômico construído pelo homem. Em sua forma mais simples consistia apenas de uma vareta fincada, geralmente na vertical, no chão. A observação da sombra dessa vara, provocada pelos raios solares, permitia materializar a posição do Sol no céu ao longo do tempo.

O primeiro dos modelos de telescópio especificamente criados para finalidades astronômicas foi desenvolvido por Galileu Galilei entre os anos de 1609 e 1610. Desde então, uma verdadeira “revolução” científica e cosmológica começou a se desenrolar.

Inicialmente, a observação Suméria dos astros era feita com intuito religioso. No entanto, já em 1000 AC, as observações passaram a ser feitas com métodos científicos: com observações sistemáticas dos movimentos dos planetas, do Sol e da Lua.

Telescópio Espacial Hubble

O Telescópio Espacial Hubble foi lançado em 1990, marcando a história como o primeiro grande telescópio a ser colocado no espaço.

O telescópio. O instrumento utilizado para ver objetos que se encontram a uma distância muito grande da Terra é chamado de telescópio. Ele tem a capacidade de ampliar e formar uma imagem virtual próxima à lente ocular, fazendo com que a imagem nos pareça maior do que a observada a olho nu.

Aquelas pessoas faziam diversas “leituras” do céu e criavam explicações sobre a origem da Terra, do Sol ou do Sistema Solar. Também se orientavam pela observação do céu para guiar os processos de agricultura, caça, orientação espacial, orientação temporal etc.

O telescópio refletor é ideal pra você ver estrelas de pouca luz, nebulosas e galáxias também.

O SkyView é um aplicativo que permite ver planetas, estrelas e constelações que estão ao seu redor apenas apontando a câmera do aparelho. Disponível para iPhone (iOS) e Android, o app permite ainda acompanhar fenômenos astronômicos e possui diversas ferramentas para personalizar a visualização.

A história do telescópio começa em 1608, quando o holandês Hans Lippershey construiu uma luneta com lentes de óculos. Ao saber da nova invenção, o italiano Galileu Galilei construiu um equipamento com tubos e lentes que foi aperfeiçoado entre 1609 e 1610.

  • Galileu Galilei
  • Hans Lippershey
  • Zacharias Janssen
  • Lyman Spitzer

Telescópio. O telescópio foi criado quando Galileu aprimorava a luneta, um instrumento usado frequentemente na área militar ou simplesmente para observar o céu. Com esse equipamento, o físico mostrou que a superfície da lua não é lisa e que Júpiter tem 4 luas.

A Astronomia Grega
Desconhecedores da rotação da Terra, os gregos imaginaram que a esfera celeste girava em torno de um eixo passando pela Terra. Observaram que todas as estrelas giram em torno de um ponto fixo no céu e consideraram esse ponto como uma das extremidades do eixo de rotação da esfera celeste.

No trabalho de campo, observamos principalmente a utilização do Sol, da Lua e das constelações no cotidiano dos índios brasileiros. Eles determinam o meio-dia solar, os pontos cardeais e as estações do ano utilizando o relógio solar que na língua tupi, por exemplo, se chamava Cuaracyraangaba.

Os antigos chineses constituíam uma das civilizações mais cientificamente avançadas do mundo. Faziam suas medições em relação ao equador Celeste e não à eclíptica; Para os Chineses o Pólo Norte Celeste representava o Imperador. Observavam as estrelas bem visíveis ao Sul à meia Noite por estarem bem opostas ao Sol.