Qual foi o primeiro instrumento musical criado pelo ser humano e como era feito?

Perguntado por: igaspar . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Há aproximadamente 42 mil anos, os primeiros hominídeos sentavam-se ao redor de fogueiras, tocavam as flautas feitas de ossos e cantavam. Isso é indicado pela datação por radiocarbono de uma antiga flauta encontrada na caverna de Geissenklösterle, no vale de montanhas de Jura, ao sudeste da Alemanha.

Flauta de osso de pássaro, possivelmente com 35 mil anos, foi descoberta em caverna de Hohle Fels. A flauta por sua vez, é conhecida como o primeiro instrumento da humanidade, existente em todas as culturas primitivas.

De acordo com os pesquisadores, ela foi criada pelos neandertais e foi feita com o osso da coxa esquerda de um jovem urso. O instrumento possui quatro orifícios perfurados que são usados para soprar os sons.

Inicialmente, as ferramentas produzidas eram de madeira, ossos e dentes, depois, de pedras lascadas e marfim. Aos poucos os instrumentos de pedra ficaram mais elaborados, as pedras eram polidas e cada vez mais afiadas.

Entre 40.000 anos a aproximadamente 9.000 a.C - Criação de instrumentos mais controláveis, feitos de pedra, madeira e ossos: xilofones, litofones, tambores de tronco e flautas. Um dos primeiros testemunhos da arte musical foi encontrado na gruta de Trois Frères, em Ariège, França.

No período Paleolítico, que durou cerca de 2 milhões de anos e cujo significado é pedra antiga, os instrumentos utilizados nos trabalhos de alimentação e defesa tinham como matérias-primas lascas de pedras.

Um grupo de pesquisadores encontrou flautas feitas de osso de passarinhos e dentes de marfim de mamutes em uma caverna no sul da Alemanha e afirmou que os achados constituem os instrumentos musicais mais antigos do mundo.

A música é um dos principais elementos da nossa cultura. Há indícios de que desde a pré-história já se produzia música, provavelmente como conseqüência da observação dos sons da natureza. É de cerca do ano de 60.000 a.C. o vestígio de uma flauta de osso e de 3.000 a.C. a presença de liras e harpas na Mesopotâmia.

A música surgiu quando o homem descobriu que, batendo um objeto no outro, ele produzia sons e que isso não era simplesmente, um tanto de barulhos. A música teve várias funções no decorrer da história, como para louvar os deuses, exaltar autoridades, lutar, etc.

Bartolomeo Cristofori

Este piano, o mais antigo que existe, é um dos três instrumentos procedentes da oficina de Bartolomeo Cristofori, que inventou o piano em 1700 na corte florentina de Médici.

O primeiro instrumento de corda do qual se tem conhecimento é o Arco musical cuja origem é situada entre 35 e 15 mil anos a.C. Os instrumentos de corda tensionada mais antigos registados são nove liras e três harpas encontradas numa tumba em Ur na Mesopotâmia datando de 2 600 a.C.

A música “monofônica” (que possui uma única linha melódica), sacra ou profana, é a mais antiga que conhecemos, é denominada de “Cantochão”, porém a música utilizada nas cerimônias católicas era o “canto gregoriano”.

Os primeiros homens ouviam o som das ondas, o canto dos pássaros, os sons que outros animais faziam para se comunicar, os trovões, os uivos do vento e os próprios batimentos do coração. Perceberam também que podiam produzir sons, por exemplo, batendo as palmas das mãos, os pés no chão e com sua própria voz.

Os homens das cavernas já utilizavam pedras amoladas e amarradas a galhos de arvores, para perfurar a pele dos animais durante as caçadas.

PALEOLÍTICO : CAÇADORES E COLETORES
Para fazer seus instrumentos de trabalho, os homens do Paleolítico batiam pedras duras em pedras menos resistentes até conseguir os objetos desejados: pontas de projétil (lanças, por exemplo), machados, pedras cortantes e arpões.

A pedra foi a principal matéria prima utilizada e, diferente do período neolítico (idade da pedra polida), o paleolítico representa a idade da pedra lascada, nome que indica a incipiência e simplicidade das técnicas utilizadas. Os instrumentos do paleolítico eram constituídos por pedras, madeiras, ossos e chifres.

Inicialmente, as ferramentas produzidas eram de madeira, ossos e dentes, depois, de pedras lascadas e marfim. Os indivíduos se comunicavam com uma linguagem primitiva, baseada em baixa quantidade de sons e nenhuma elaboração de palavras e frases.

O homem pré-histórico descobriu os sons que o cercavam no ambiente e aprendeu a distinguir os timbres característicos da canção das ondas se quebrando na praia, da tempestade se aproximando e das vozes dos vários animais selvagens. E encantou-se com se próprio instrumento musical – a voz.

A música pré-histórica
A música tinha finalidade religiosa, sendo utilizada em cerimônias e rituais, com o intuito de estabelecer uma conexão com o sagrado. Para acompanhar tais atividades, eram produzidos instrumentos musicais percussivos rudimentares feitos de ossos e pedras.

Ao longo da história da humanidade, depois do uso da pedra, outros materiais, como o cobre, o bronze e o ferro foram sendo utilizados para a fabricação de ferramentas, armas e outros objetos. Mais tarde, foram sendo descobertos e produzidos outros tipos de materiais como aço, vidro, plástico, entre outros.

Pode-se considerar também a agricultura como uma das técnicas desenvolvidas pelos homens e mulheres pré-históricos. Semear, plantar, irrigar, colher e produzir o alimento foram processos que dependeram não só da ação da natureza como também da inteligência humana.