Qual foi o primeiro instrumento da Bíblia?

Perguntado por: dmodesto . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

A primeira menção a instrumentos musicais, na Bíblia, é muito pequena (Gn 4:21), cita apenas flauta e harpa.

Flauta de osso de pássaro, possivelmente com 35 mil anos, foi descoberta em caverna de Hohle Fels. A flauta por sua vez, é conhecida como o primeiro instrumento da humanidade, existente em todas as culturas primitivas.

Jubal

Portanto, o primeiro músico mencionado na Bíblia é Jubal, conforme texto extraído do relato bíblico: “Ada deu à luz Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gado. O nome de seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta” (Gênesis 4:20-21).

Já no princípio, em Gênesis 4:21, descobrimos que o pai dos instrumentos musicais era Jubal, filho de Lameque [1], sete gerações depois de Adão. Ele inventou a lira (kinnor), e a flauta (ugav).

Na Bíblia é comum encontrarmos pessoas que foram instrumentos de Deus na preservação e na salvação do seu povo. Míriam foi uma dessas personagens na história da formação da nação israelita. Ela foi uma grande líder durante a travessia do povo de Deus no deserto, após a libertação do povo de Israel.

“Então Miriã, a profetiza, a irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças.

Davi toca harpa e acalma o rei Saul - RecordTV - R7 Rei Davi.

Portanto, instrumento de Deus é se colocar nas mãos dEle e permitir que nossa vida seja uma benção para as pessoas ao nosso redor.

Mas nós temos indícios do primeiro instrumento musical comum em todas as culturas primitivas: a flauta. Quem primeiro teve a ideia ainda é objeto de debates, assim como a data e a origem, mas em pinturas de cavernas, que datam de 60.000 a.C., foram descobertos vários desenhos de flautas e apitos.

Uma flauta de osso de pássaro descoberta em uma caverna da Alemanha foi entalhada há cerca de 35 mil anos e é o mais antigo instrumento musical artesanal já descoberto, dizem arqueólogos, oferecendo a mais nova evidência de que as primeiras populações humanas da Europa tinham uma cultura complexa e criativa.

A música como forma de louvor
Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo” (Salmos 33:1-3). “Cantai alegremente a Deus, nossa fortaleza; erguei alegres vozes ao Deus de Jacó. Entoai um salmo, e fazei soar o adufe, a suave harpa e o saltério” (Salmos 81:1-2).

Na Bíblia. Segundo a Bíblia, Jubal foi o pai dos homens que tocavam harpa e flauta no mundo antes do Dilúvio.

I Cor 15,16-22: “Davi disse aos chefes dos levitas que estabelecessem seus irmãos como cantores com instrumentos de música, cítaras, harpas e címbalos, para que sons vibrantes e alegres se fizessem ouvir.

Acredita-se que tenha sido inventada por Celestin Hochbrücker, tendo sido aperfeiçoada mais tarde pelo francês Érard em 1810.

Tocar flauta como ato de adoração a Deus é um dos desejos mais nobres. Na Bíblia Sagrada encontramos referência a Jubal, "pai de todos os que tocam harpa e flauta" (Gênesis 4:21).

Objeto ou meio para alcançar um fim (#Gn 49.5; Rm 6.13).