Qual foi o primeiro grande movimento social brasileiro?

Perguntado por: apadilha . Última atualização: 3 de maio de 2023
4 / 5 3 votos

O primeiro grande movimento social brasileiro: a campanha abolicionista (1868-1888).

Dentre as publicações que atuavam nessa defesa, podem ser destacados A Abolição, Oitenta e Nove, A Liberdade, O Amigo do Escravo, A Gazeta da Tarde etc. Na década de 1880, a atuação do movimento abolicionista dava-se por duas vias: a legal e a ilegal.

O movimento abolicionista no Brasil teve início em 1880, com a participação de figuras de diversas classes sociais, como médicos, jornalistas, advogados, artistas, estudantes, etc. Assim como nas lutas contra a escravidão em todo mundo, as mulheres também tiveram um papel super importante.

Brasil – Os movimentos sociais brasileiros ganharam mais importância a partir da década de 1960, quando surgiram os primeiros movimentos de luta contra a política vigente, ou seja, a população insatisfeita com as transformações ocorridas tanto no campo econômico e social.

Então, como surgiram no Brasil? No Brasil, os movimentos sociais ganharam força na década de 70, por serem fortes opositores ao regime militar.

No dia 3 de maio de 1888, a princesa Isabel de Orleans e Bragança, exercendo a regência pela ausência de seu pai, o imperador dom Pedro II — que estava fora do Brasil —, abre o ano parlamentar com um discurso que pede o fim da escravatura.

  • Lei Feijó (1831) ...
  • Lei Eusébio de Queirós (1850) ...
  • Lei Nabuco de Araújo (1854) ...
  • Lei de Terras (1850) ...
  • Lei do Ventre Livre (1871) ...
  • Lei dos Sexagenários (1885) ...
  • Mande bem na prova de História com o Estratégia Vestibulares.

Os três grandes abolicionistas negros brasileiros que se engajaram na luta pelo fim da escravidão foram: Luiz Gama, André Rebouças e José do Patrocínio.

As leis abolicionistas são como conhecemos a legislação que promovia a emancipação dos escravos de maneira gradual, elas foram aprovadas entre a Lei Eusébio de Queirós (1850) e a Lei Áurea (1888). As leis aprovadas nesse período foram a Lei dos Ventre Livre (1871) e a Lei dos Sexagenários (1885).

Além disso, havia a questão dos novos padrões civilizacionais que estavam surgindo e que condenavam a prática do trabalho escravo. Isso colocava o Brasil numa posição vexatória, internacionalmente, uma vez que no continente americano o país foi o último a abolir a escravidão.

Os três grandes abolicionistas negros brasileiros que se destacaram na segunda metade do século XIX foram André Rebouças, José do Patrocínio e Luiz Gama.

A abolição da escravatura foi abolida por meio da Lei Áurea, libertando mais de 700 mil escravos. Essa conquista foi fruto da luta dos escravos, do movimento abolicionista e da sociedade civil brasileira.

Abaixo listamos alguns dos movimentos sociais mais conhecidos ao redor do mundo:

  1. Movimento Feminista. ...
  2. Movimento Negro. ...
  3. Movimento Estudantil. ...
  4. Movimento Operário (ou trabalhista) ...
  5. Movimento Ambientalista. ...
  6. Movimento LGBTQIA+

Os movimentos sociais no Brasil tiveram maior destaque a partir da década de 60, na qual grande parcela dos movimentos eram contra o regime da Ditadura Militar. Foi nesse período que o termo "movimentos sociais" começou a ser utilizado, tanto academicamente, quanto politicamente.

Surgimento dos movimentos sociais
Os movimentos sociais surgiram na época contemporânea com o objetivo de lutar pelos direitos dos trabalhadores assalariados, principalmente os operários de fábricas em sociedades industriais capitalistas.

O professor Alain Touraine é um sociólogo francês conhecido por sua obra dedicada à sociologia do trabalho e dos movimentos sociais. Tornou-se conhecido por ter sido o pai da expressão "sociedade pós-industrial".