Qual foi o primeiro filósofo no Brasil?

Perguntado por: icastro7 . Última atualização: 1 de março de 2023
4.6 / 5 2 votos

MATIAS AIRES

MATIAS AIRES (Ramos da Silva dEça, 1705-1770). Nasceu a 27 de março de 1705, em São Paulo (SP), foi o primeiro filósofo brasileiro.

Tales de Mileto

Tales de Mileto é considerado o primeiro filósofo, o pai da filosofia. É dele a organização do primeiro movimento filosófico, a Escola de Mileto ou Escola Jônica. Para o pensador, havia um princípio criador para todas as coisas do mundo: a água. A água seria, portanto, o arché fundador de tudo que há no mundo.

Principais influências na Filosofia Brasileira
A Filosofia no Brasil começa a ser trabalhada aos moldes ocidentais com os jesuítas durante o período colonial.

Tales de Mileto (cerca de 624-545 a.C.) Anaximandro de Mileto (cerca de 610-546 a.C.) Pitágoras de Samos (cerca de 570-495 a.C.)

No período colonial brasileiro, a filosofia é implantada pelos jesuítas, e apesar de não haver registros que se refiram a um ensino da filosofia ou documentos essencialmente filosóficos, foram os jesuítas que iniciaram o processo de construção de um pensamento filosófico e teológico aos moldes ocidentais em solo ...

A ideia de filosofia no Brasil remonta à reforma da universidade por- tuguesa no século XVI. Em 1555, o rei D. João III confiou aos jesuítas o Colégio das Artes, por ele fundado em 1548 junto à Universidade de Coimbra e destinado ao ensino de latinidade e filosofia.

Tales de Mileto

Tales de Mileto
Tales (c. 624-546 a.C.) nasceu na cidade de Mileto, na Grécia antiga. Tales é considerado o primeiro filósofo.

Platão, Sócrates e Aristóteles, cada qual a seu modo, foram os três filósofos máximos da Grécia Antiga e, também, de toda a Humanidade, em todos os tempos.

A filosofia nasceu na Grécia antiga, no início do século VI a.C. Tales de Mileto é reconhecido como o primeiro filósofo, apesar disso, foi outro filósofo, Pitágoras, que cunhou o termo "filosofia", uma junção das palavras "philos" (amor) e "sophia" (conhecimento), que significa "amor ao conhecimento".

A filosofia, como expoente do conhecimento racional pensado de maneira sistemática, surgiu na Grécia em meados do século VI a.C. e surge da necessidade que os gregos tinham de explicar o mundo, os acontecimentos naturais e a relação entre os humanos e a natureza a partir do uso ordenado e sistemático da racionalidade.

Por isso, alguns historiadores da Filosofia, como Marilena Chauí e Maria Lúcia Aranha, concordam que é entre o final do século VII a.C. e o século VI a.C. que surge a Filosofia.

A ideia de filosofia nacional recobre habitualmente dois preconceitos nem sempre discerníveis: um preconceito psicologista e um preconceito historicista. A filosofia é aí pensada como a expressão de uma alma ou de um espírito cuja natureza permanece inalterada ao longo da História.

O pensar filosófico tornou-se um assunto indispensável no Brasil atual, visto que, para que tenhamos um crescimento ainda maior e a maturidade da Nação, é necessária a discussão de ideias e uma maior reflexão a respeito dos papéis que cada indivíduo deve adotar no ambiente em que se encontra inserido.

Podemos pensar em algumas fases da filosofia no Brasil a partir de algumas características gerais como: a filosofia cristã dominante dos Jesuítas; a tendência positivista, eclética e espiritualista entre os séculos XIX e XX; uma filosofia bacharelesca com o estabelecimento das Faculdades de Direito de São Paulo e ...

Tales defendia que o princípio eterno era a água, Anaxímenes defendia que o princípio eterno era o ar ou o frio, Anaximandro defendia que o princípio eterno era o ilimitado, Heráclito defendia que o princípio eterno era o fogo, Pitágoras defendia que o princípio eterno eram os números, Empédocles defendia que o ...

Os principais temas abordados pela filosofia são: a existência e a mente humana, o saber, a verdade, os valores morais, a linguagem, etc. O filósofo é considerado um sábio, sendo aquele que reflete sobre essas questões e busca o conhecimento através da filosofia.

Relembramos aqui as biografias dos sete principais filósofos pré-socráticos.

  1. Pitágoras (582 - 497 a. C.) Compartilhar. ...
  2. Demócrito (460-370 a.C.) Compartilhar. Salvar. ...
  3. Heráclito (540-470 a.C.) Compartilhar. Salvar. ...
  4. Tales de Mileto (624-558 a.C.) Compartilhar. Salvar. ...
  5. Parmênides (510 445 a. C.) ...
  6. Xenófanes (570 - 475 a. C.)

Conheça alguns deles.

  • Platão (427–347 a.C.)
  • René Descartes (1596–1650)
  • Thomas Hobbes (1588–1679)
  • Arthur Schopenhauer (1788–1860)
  • Friedrich Nietzsche (1844–1900)

R$ 2.071,17

O salário médio de um Filósofo no Brasil é de R$ 2.071,17. Os estados onde a profissão de Filósofo têm os melhores salários são Sergipe, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

René Descartes (1596-1650)
Foi criador do pensamento cartesiano, sistema filosófico que deu origem à Filosofia Moderna.

Tente mover o mundo – o primeiro passo será mover a si mesmo. Nota: A citação é atribuída a Platão e Sócrates.