Qual foi o primeiro filo que surgiu?

Perguntado por: dribeiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Durante um século, por serem organismos simples, considerou-se que o ancestral mais antigo do Reino Animal era um porífero, filo do qual fazem parte as esponjas do mar.

artrópodes

O maior dos filos do reino animal, os artrópodes englobam milhares de espécies de insetos, aracnídeos e crustáceos. Em comum, esses indivíduos apresentam um corpo segmentado em diferentes partes, além de apêndices articulados, como as patas.

Os seres vivos se dividem em cinco reinos: animal, vegetal, fungi, protista e monera. Os seres vivos se dividem em cinco reinos: animal, vegetal, fungi, protista e monera.

Significado de Filo
substantivo masculino Principal subdivisão dos reinos, que contém as classes; ramo.Na zoologia e na botânica designa a maior divisão composta por uma ou várias classes que se relacionam entre si, distinguindo-se umas das outras por suas diferenças características.

Conheça 5 filósofos que marcaram a História

  • Platão (427–347 a.C.) (Fonte: Gfycat) ...
  • René Descartes (1596–1650) (Fonte: Gfycat) ...
  • Thomas Hobbes (1588–1679) (Fonte: Gfycat) ...
  • Arthur Schopenhauer (1788–1860) (Fonte: Gfycat) ...
  • Friedrich Nietzsche (1844–1900) (Fonte: Gfycat)

Filos

  • Cnidária (Celenterados) Presentes também em ambientes aquáticos e podem possuir capacidade locomotiva ou não. ...
  • Platyhelminthes (Platelmintos) ...
  • Nematoda (Nematelmintos) ...
  • Mollusca (Molusco) ...
  • Annelida (Anelídeos) ...
  • Arthropoda (Artrópodes) ...
  • Echinodermata (Equinodermos) ...
  • Chordata (Cordados)

O Reino Animalia, também conhecido como Metazoa, engloba organismos multicelulares, eucariontes e heterotróficos, como os seres humanos.

Tudo sobre Tarantula
O corpo de uma tarântula é composto de duas partes, o abdômen e o cefalotórax. São oito patas e oito olhos no total. Todas as Tarântulas podem produzir seda.

insetos

Os animais mais numerosos do mundo são os insetos. Insecta corresponde à classe dos artrópodes e compreende o maior grupo de criaturas no reino animal.

elefante-africano

O elefante-africano é considerado o animal terrestre mais forte do mundo em força absoluta. A tromba é seu principal instrumento e pode levantar cerca de 350 kg com facilidade.

Acredita-se que este grupo tenha surgido a partir de colônias de protistas flagelados, semelhantes aos coanócitos, encontrados nas esponjas. Estes indivíduos, cuja maioria tem estrutura corporal simétrica, podem se reproduzir de forma sexuada ou assexuada, sendo a primeira a mais comum.

A reprodução é exclusivamente sexuada. Na maioria, os sexos são separados, embora existam espécies hermafroditas. A fecundação pode ser interna ou externa. O desenvolvimento pode ser direto ou indireto.

Filo, do grego Phylum, é usado na classificação científica dos seres vivos do reino animal, sendo divididos em diversos. Porém, são os principais os poríferos, cordados (vertebrados), artrópodes, moluscos, equinodermos, anelídeos, nematelmintos ou nematódeos, platelmintos e cnidários.

Temos ainda os vírus, porém eles não são classificados em nenhum dos reinos estudados. Muitos estudiosos não consideram esses seres como vivos, uma vez que não possuem célula e nenhum metabolismo fora das células parasitadas por eles.

O primeiro reino a surgir na terra foi o Reino Monera, tendo como principais representas as arqueas e as bactérias.

O Filó é originário da etnia italiana, porém, hoje, é de todos os ricardense.

Os filos, por sua vez, agrupam classes semelhantes, as quais agrupam ordens semelhantes, que agrupam famílias, que agrupam gêneros semelhantes. Nos gêneros, são agrupadas espécies semelhantes, que é a categoria taxonômica mais básica da classificação.

Filosofia: Palavra grega composta de philo e sophia. Philo quer dizer “amizade, amor fraterno”, sophia quer dizer “sabedoria”.

Filos do Reino Animal. O reino animal é dividido em diversos filos. Os principais são: poríferos, cnidários, platelmintos, nematódeos ou nematelmintos, anelídeos, equinodermos, moluscos, artrópodes e cordados.

Também chamados de espongiários - ou apenas esponjas -, os poríferos são considerados os organismos mais primitivos dentro do Reino Animal. São seres aquáticos e predominantemente marinhos, havendo poucos indivíduos em água doce.