Qual foi o primeiro Estado Absolutista?

Perguntado por: vevangelista . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

O absolutismo surgiu na Europa no século XVI após a crise do feudalismo. O princípio aconteceu na França no momento em que o rei Luís XIV, conhecido como “Rei Sol”, assumiu o poder depois da morte do seu primeiro-ministro, em 1661.

Os principais reinos absolutistas foram Espanha, França e Inglaterra. Na Espanha, a unificação política começou em 1469 por meio do casamento do rei Fernando de Aragão e a rainha Isabel de Castela. A centralização foi concluída durante o reinado de seu neto, o rei Felipe II.

O Estado Absolutista surgiu no processo de formação do Estado Moderno ao mesmo tempo que a burguesia se fortalecia. Durante a Idade Média, os nobres detinham mais poder que o rei. O soberano era apenas mais um entre os nobres e deveria buscar o equilíbrio entre a nobreza e seu próprio espaço.

Nicolau Maquiavel foi um dos principais teóricos do absolutismo. Ao observar os conflitos que aconteciam entre os reinos, e os acordos que eram feitos para agradar a burguesia e a nobreza, o autor elaborou a obra O Príncipe, que era um estudo sobre como um rei poderia conquistar o poder e mantê-lo.

rei Luís XIV

O rei Luís XIV (1643-1715), conhecido como “Rei Sol”, personificou todas as características do absolutismo, e a ele foi atribuída a frase “O Estado sou Eu”.

A centralização monárquica portuguesa aconteceu ainda no século XIV com a Revolução de Avis, Portugal foi considerado o primeiro reino europeu unificado, ou seja, foi o primeiro Estado Nacional da história da Europa.

O Absolutismo deixou de existir como forma de governo por volta do século XIX, uma vez que já era contestado pelos ideais iluministas. A Revolução Francesa e as mudanças que surgiram a partir dela contribuíram para o fim dessa forma de governo em toda a Europa.

Os primeiros países a estabelecerem o regime monárquico foram Portugal e Espanha, seguidos da França e Inglaterra.

Principais reis absolutistas e período de governo:
- Elizabeth I (Dinastia Tudor) - rainha da Inglaterra e Irlanda entre 1558 e 1603. - Luís XIII - (Dinastia Bourbon) - governou a França entre 1610 e 1643. - Luis XIV (Dinastia dos Bourbons) - conhecido como Rei Sol - governou a França entre 1643 e 1715.

Luís XIV

Quando falamos de absolutismo, a historiografia considera o rei francês Luís XIV, que reinou na França entre os anos de 1643 a 1715, o exemplo mais evidente de monarca absolutista.

Alguns países da Europa passaram pelo regime absolutista, mas os principais reinos absolutistas foram França, Espanha e Inglaterra. Os principais monarcas do regime absolutista foram: Elizabeth I – rainha da Inglaterra e da Irlanda de 1558 a 1603.

Três camadas principais constituíram o antigo regime: o clero, a nobreza e a burguesia.

Maquiavel elaborou a tese de que o Príncipe (Líder político) deveria aprender a ser mau para conseguir manter o poder e, além disso, defendeu um governo em que os indivíduos eram vistos como súditos, que deveriam apenas cumprir ordens.

O absolutismo na Inglaterra foi marcado por uma importante diferença quando comparado às outras monarquias europeias. Desde 1215, o poder do rei estava limitado pela Carta Magna. Desta forma, além da nobreza e da Igreja, os reis ingleses tinham que levar em conta o Parlamento quando governavam.

5 Características do Absolutismo

  1. Centralização ilimitada do poder nas mãos dos monarcas. ...
  2. Os monarcas tinham autonomia para inferir em assuntos religiosos. ...
  3. Instituição de leis e decisões executivas sob controle monárquico. ...
  4. O poder dos monarcas era hereditário. ...
  5. O mercantilismo foi o principal sistema econômico do absolutismo.

Monarquia Absolutista
Na monarquia absoluta ou absolutista, o monarca possui poderes amplos sobre o país. Assim, além de ser chefe de Estado, o monarca também é chefe de governo.